Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1647
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção preventiva primária ao abuso sexual infantil
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Egna Roberta
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zibetti, Ricardo Murilo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pelisoli, Cátula da Luz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gomide, Paula Inez Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma intervenção preventiva primária de abuso sexual infantil (ASI), destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social de sete a nove anos de idade, que envolveu a rede de proteção, assim como os pais e responsáveis. Este trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro refere-se a uma revisão sistemática que explora práticas preventivas primárias com crianças e com adultos que atuam junto delas. O segundo capítulo descreve uma intervenção intitulada PROTEGER, de forma detalhada, dando ênfase ao processo metodológico; e o terceiro capítulo tem como propósito avaliar a eficácia do programa sobre ASI. Os resultados evidenciam que a intervenção denominada PROTEGER é uma ferramenta eficaz para a instrumentalização de crianças em situação de vulnerabilidade social, pois, após serem submetidas à intervenção, passaram a identificar situações potencialmente abusivas, a diferenciar situações abusivas e não abusivas e apresentaram resultados significativos quanto ao aumento nos comportamentos autoprotetivos. Da mesma forma, as análises evidenciaram que a participação no processo de intervenção não apresentam indícios de prejuízos, como sentimentos de medo e ansiedade nas crianças.
Abstract: The present study aims to present a primary preventive intervention of Child Sexual Abuse (CSA) for children in situations of social vulnerability from seven to nine years old, which involved the safety network, as well as parents and guardians. This study was divided into three chapters. The first refers to a systematic review that explores primary preventive practices with children and with adults who work with them. The second chapter describes an intervention entitled PROTEGER in a detailed manner, emphasizing the methodological process; and the third chapter focuses on assessing the effectiveness of the CSA program. The results show that the intervention called PROTEGER is an effective tool for the instrumentalization of children in situations of social vulnerability, after being submitted to the intervention, the children began to identify potentially abusive situations, to differentiate abusive and non-abusive situations and presented significant results regarding increased self-protective behaviors. Likewise, the analysis showed that participation in the intervention process does not show signs of harm such as feelings of fear and anxiety in children.
Keywords: Abuso sexual
Prevenção primária e comportamentos autoprotetivos
Sexual abuse
Primary prevention and self-protective behaviors
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Ferreira, Egna Roberta. Desenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção preventiva primária ao abuso sexual infantil. 2019. 139 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1647
Issue Date: 3-Apr-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.