Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Egna Roberta-
dc.contributor.advisor1Zibetti, Ricardo Murilo-
dc.contributor.referee1Pelisoli, Cátula da Luz-
dc.contributor.referee2Gomide, Paula Inez Cunha-
dc.date.accessioned2019-05-13T13:04:47Z-
dc.date.issued2019-04-03-
dc.identifier.citationFerreira, Egna Roberta. Desenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção preventiva primária ao abuso sexual infantil. 2019. 139 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1647-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar uma intervenção preventiva primária de abuso sexual infantil (ASI), destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social de sete a nove anos de idade, que envolveu a rede de proteção, assim como os pais e responsáveis. Este trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro refere-se a uma revisão sistemática que explora práticas preventivas primárias com crianças e com adultos que atuam junto delas. O segundo capítulo descreve uma intervenção intitulada PROTEGER, de forma detalhada, dando ênfase ao processo metodológico; e o terceiro capítulo tem como propósito avaliar a eficácia do programa sobre ASI. Os resultados evidenciam que a intervenção denominada PROTEGER é uma ferramenta eficaz para a instrumentalização de crianças em situação de vulnerabilidade social, pois, após serem submetidas à intervenção, passaram a identificar situações potencialmente abusivas, a diferenciar situações abusivas e não abusivas e apresentaram resultados significativos quanto ao aumento nos comportamentos autoprotetivos. Da mesma forma, as análises evidenciaram que a participação no processo de intervenção não apresentam indícios de prejuízos, como sentimentos de medo e ansiedade nas crianças.por
dc.description.abstractThe present study aims to present a primary preventive intervention of Child Sexual Abuse (CSA) for children in situations of social vulnerability from seven to nine years old, which involved the safety network, as well as parents and guardians. This study was divided into three chapters. The first refers to a systematic review that explores primary preventive practices with children and with adults who work with them. The second chapter describes an intervention entitled PROTEGER in a detailed manner, emphasizing the methodological process; and the third chapter focuses on assessing the effectiveness of the CSA program. The results show that the intervention called PROTEGER is an effective tool for the instrumentalization of children in situations of social vulnerability, after being submitted to the intervention, the children began to identify potentially abusive situations, to differentiate abusive and non-abusive situations and presented significant results regarding increased self-protective behaviors. Likewise, the analysis showed that participation in the intervention process does not show signs of harm such as feelings of fear and anxiety in children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-13T13:04:47Z No. of bitstreams: 1 DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO.pdf: 2265282 bytes, checksum: a92d6cb122ae562ae672ad24b815f39b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T13:04:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO.pdf: 2265282 bytes, checksum: a92d6cb122ae562ae672ad24b815f39b (MD5) Previous issue date: 2019-04-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAbuso sexualpor
dc.subjectPrevenção primária e comportamentos autoprotetivospor
dc.subjectSexual abuseeng
dc.subjectPrimary prevention and self-protective behaviorseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleDesenvolvimento e avaliação da eficácia de uma intervenção preventiva primária ao abuso sexual infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.