Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Rosângela Aparecida dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522182727149403por
dc.contributor.advisor1Fontana, Maria Iolanda-
dc.contributor.referee1Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.contributor.referee2Nunes, Odilon Carlos-
dc.date.accessioned2019-05-10T14:02:13Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationLopes, Rosângela Aparecida dos Santos. Avaliação institucional como atributo da gestão democrática: escolas estaduais de Mafra-SC. 2019. 216 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1645-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a avaliação institucional como atributo da gestão democrática comprometida com a formação humana, tomando como universo três escolas públicas estaduais localizadas na periferia do município de Mafra – SC, com bom desempenho dos estudantes nos IDEB de 2007 a 2015. Buscou-se responder as questões: Quais ações a gestão escolar tem realizado para elevar a qualidade da educação e a formação humana dos estudantes? Os dados das avaliações externas são articulados às avaliações internas da escola e estes são analisados e problematizados, redefinindo os caminhos a serem percorridos? Como a escola tem organizado, planejado e executado a autoavaliação institucional? Tem-se como objetivos específicos: Investigar a avaliação institucional, no contexto das políticas educacionais; Analisar a gestão democrática no contexto histórico da educação brasileira; Investigar a avaliação institucional como atributo da gestão democrática no ensino fundamental na Rede Estadual de Ensino de Mafra - SC. Optou-se pelo método dialético, na concepção do materialismo histórico, por se compreender que o objeto de estudo “avaliação institucional” está imerso numa realidade concreta material permeada por determinantes políticos educacionais que necessitam ser desvelados. Para a compreensão do objeto de pesquisa, no primeiro capítulo, fundamenta-se em Oliveira (2000, 2001, 2004), Shiroma (2004, 2011), Freitas (2004, 2006, 2007, 2009, 2017), Dias Sobrinho (1995, 2002, 2005, 2010), Frigotto (1993, 1998, 2001, 2003) para discutir o desenvolvimento da avaliação institucional no contexto das políticas públicas educacionais no Brasil a partir da década de 1990. Fundamenta-se em Ferreira (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2017), Dourado (1998, 2006, 2008, 2009, 2017), Paro (1996,1997,1999, 2000, 2003, 2007, 2009), Saviani (1991,1997, 2009, 2016), Cury (1989, 2005, 2012) para a contextualização histórica dos fundamentos da gestão democrática na educação brasileira. A análise das bases legais da gestão democrática para o ensino fundamental e os programas de formação para a gestão democrática e avaliação institucional em âmbito nacional e no estado de Santa Catarina mostra-se como fatores de suma importância para a melhoria da atuação do gestor escolar, refletindo, consequentemente, nas ações do coletivo escolar. A autoavaliação institucional é a (re)tomada da organização do trabalho pedagógico como um processo, carregado de intencionalidade política, à medida em que o coletivo (re)dimensiona sua ação avaliativa comprometida com a formação humana. Diante deste contexto, a gestão democrática da educação tornou-se fundamental nas escolas para a superação das estruturas burocráticas, e está ligada à emancipação dos sujeitos históricos, sendo que a obtenção do saber se apresenta como fator decisivo para a construção da cidadania. Os resultados da pesquisa empírica realizada com gestores escolares, assistentes técnicos pedagógicos e professores revelaram que há uma valorização em relação às avaliações externas, princi-palmente em relação ao resultado do IDEB; as escolas estão construindo uma cultura do trabalho coletivo, no entanto, há necessidade de aprimorá-lo e torná-lo permanente; em relação à SAGE-SC, ao mesmo tempo que vem contribuindo para a efetivação da gestão democrática, é também um instrumento que controla os resultados da avaliação da gestão escolar; as escolas estão evoluindo quanto ao entendimento de que é na dimensão da avaliação institucional que se manifesta a gestão democrática, permitindo ao coletivo escolar a reflexão sobre a prática educativa, para a tomada consciente de decisões, tendo em vista o compromisso com a formação humana dos alunos.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the institutional evaluation as an attribute of the democratic management compromised with the human formation, it has as the universe three state public schools located in Mafra Town - SC, with good performance of students in IDEB from 2007 to 2015. The objective was to answer the questions: What actions the school management has undertaken to raise the quality of education and human formation of students? Are the data of the external evaluations articulated to the internal evaluations of the school and these are analyzed and problematized, redefining the paths to be flown? How has the school organized, planned, and implemented school self-assessment? It has as specific objectives: To investigate the institutional assessment, in the context of the educational policies; Analyze the democratic management within the historical context of Brazilian education; to investigate the institutional evaluation as an attribute of the democratic management in elementary education in Public State Schools in Mafra - SC. It was chosen the dialectic method, in the conception of historical materialism, because they understand that the object of study "institutional evaluation" is immersed in a concrete material reality permeated by political determinants of education that need to be unveiled. For the understanding of the object of research, in the first chapter, based in Oliveira (2000, 2001, 2004), Shiroma (2004, 2011), Freitas (2004, 2006, 2007, 2009, 2017), Dias Sobrinho (1995, 2002, 2005, 2010), Frigotto (1993, 1998, 2001, 2003) to discuss the development of institutional assessment in the context of educational public policies in Brazil since the decade of 1990. It is based on Ferreira (2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2017), Dourado (1998, 2006, 2008, 2009, 2017), Paro (1996,1997,1999, 2000, 2003, 2007, 2009), Saviani (1991,1997, 2009, 2016), Cury (1989, 2005, 2012) for the historical contextualization of the foundations of democratic management in Brazilian education. The analysis of the legal bases of democratic management for fundamental education and training programs for the democratic management and institutional assessment at national level and in the state of Santa Catarina shows itself as factors of paramount importance to the improvement of the school manager, reflecting, consequently, in the actions of the collective school. School self-assessment is the is the (re)taking of the pedagogical organization work as a process, loaded with political intentionality, to the extent that the collective (re)scales its evaluative action committed to human formation. In this context, the democratic management of education became crucial in schools for the overcoming of bureaucratic structures, and is linked to the emancipation of historical subjects, being that the obtaining of knowledge presents itself as a decisive factor for the construction of citizenship. The results of the empirical research carried out with school administrators, teachers and teaching assistants, technicians have revealed that there is a recovery in relation to external assessments, especially in relation to the IDEB result; schools are building a culture of collective work, however, there is a need to improve it and make it permanent; in relation to the SAGE-SC, at the same time that is contributing to the realization of democratic management, it is also an instrument that controls the results of the evaluation of school management; schools are evolving as the understanding of what is in the dimension of institutional assessment that manifests the democratic management, allowing the school collective reflection on the educational practice, for making conscious decisions, considering the commitment to the human formation of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-10T14:02:13Z No. of bitstreams: 1 AVALIACAO INSTITUCIONAL COMO.pdf: 4886112 bytes, checksum: dc2205a9ad2d9518a312cdeb28a9945f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-10T14:02:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AVALIACAO INSTITUCIONAL COMO.pdf: 4886112 bytes, checksum: dc2205a9ad2d9518a312cdeb28a9945f (MD5) Previous issue date: 2019-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação humanapor
dc.subjectFormação de gestorespor
dc.subjectLearning evaluationeng
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectHuman formationeng
dc.subjectTraining of managerseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação institucional como atributo da gestão democrática: escolas estaduais de Mafra-SCpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAO INSTITUCIONAL COMO.pdf4.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.