Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1643
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Condições e contradições do ensino da filosofia no Brasil: da instrução jesuíta ao ensino técnico no IFPR
???metadata.dc.creator???: Juk, Joelson 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Colombo, Irineu Mario
???metadata.dc.contributor.referee2???: Westphal, Ezequiel
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vechia, Aricle
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa Neto, Pedro Leao da
???metadata.dc.description.resumo???: A tese trata da problemática da filosofia no Brasil e o objetivo geral consiste na investigação das condições e contradições do ensino da filosofia no Brasil: da instrução jesuíta ao ensino técnico no IFPR, sendo apresentada no Programa de Pós- Graduação em Educação, Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. A metodologia desenvolve-se por meio de pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, a partir de analise documental e fatual e, como aporte afirmativo de estudo, intenta-se assumir a perspectiva do campo de analise da hermenêutica para a interpretação, o discernimento e as conclusões, fundamentando o trabalho em uma abordagem histórica-dialética sobre o movimento histórico concreto dialético. Estabeleceu-se cinco objetivos específicos: (1) analisar o surgimento da filosofia em uma perspectiva contemporânea, buscando em que bases foi assentada e o sentido dado ao termo na concepção dos pensadores gregos; (2) refletir sobre a configuração de formação do Brasil enquanto pais em concepção, com uma investigação acerca da inteligência (intelligentsia) lusitana no século 16; (3) identificar as condições e das contradições da filosofia no período colonial e imperial frente a formação do Brasil; (4) repensar a filosofia imperial e republicana, buscando a sua localização, natureza e o sentido; (5) revisar criticamente a filosofia no período republicano, em meio aos debates sobre a crise da modernidade e da educação e (6) repensar as teorias educacionais, as praticas de ensino e as condições e contradições teóricas-práticas da filosofia no ensino técnico do IFPR. Em sentido lato sensu oferece a academia uma investigação de metaensino e em sentido stricto sensu visa a apologia de uma metafilosofia brasileira. Espera-se alcançar o discernimento dos sujeitos públicos que administram, executam, organizam ou pensam os projetos pedagógicos de cursos técnicos. Dai a proposta de demonstrar a possibilidade de uma educação profissional técnica do ponto de vista do homem como um zoon politikon, cujo locus privilegiado seja o pensamento esclarecido, que cumpre a função histórica de revelação do entorpecimento da mentalidade técnica.
Abstract: This thesis focused on the problematic of philosophy in Brazil and the general objective is to investigate the philosophy teaching conditions and contradictions in Brazil: from the Jesuit education to the technical education in the IFPR, this work is presented to the Educational Post Graduate Program, Doctorate in Education, of the Tuiuti University of Paraná. The methodology is developed through a qualitative research with an interpretative nature, based on documentary and factual analysis and, as an affirmative contribution of study, it is attempted to assume the hermeneutics perspective analysis for the interpretation, the discernment and the conclusions, grounding the work in a historical-dialectical approach on the dialectical concrete historical movement. Five specific objectives were established: (1) to analyze the emergence of philosophy in a contemporary perspective, searching on what ground it was based and the meaning given to the term by the Greek thinkers conception; (2) to reflect about the configuration of Brazil formation as an establishing country, with an investigation about the Lusitanian intelligentsia in the 16th century; (3) to identify the philosophy conditions and contradictions in the colonial and imperial period related to the Brazil formation; (4) to rethink the imperial and republican philosophy, seeking its location, nature and meaning; (5) to review critically the philosophy in the republican period, among the debates on the modernity and education crisis, and (6) to rethink educational theories, teaching practices, and the theoretical and practical conditions and contradictions of the philosophy in the technical teaching IFPR. In a lato sensu perspective, it offers to the academy an investigation about metateaching, and in a stricto sensu perception, it aims an apology of a Brazilian metaphilosophy. This work intends to reach the public subject’s discernment that manage, execute, organize or think the pedagogical projects of technical courses. Therefore, this proposal demonstrates the possibility of a professional technical education from the man point of view as a zoon politikon, whose privileged locus is the enlightened thought, which fulfills the historical function of revelation of the numbness of the technical mentality.
Keywords: Ensino
Filosofia
Instrução jesuíta
Ensino técnico
IFPR
Teaching
Philosophy
Jesuit instruction
Technical education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Juk, Joelson. Condições e contradições do ensino da filosofia no Brasil: da instrução jesuíta ao ensino técnico no IFPR. 2019. 370 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1643
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONDICOES E CONTRADICOES.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.