Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRomaniuk, Claudia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912179136441437por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Cartaxo, Simone Regina Manosso-
dc.contributor.referee2Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.date.accessioned2019-04-16T12:17:29Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationRomaniuk, Claudia. Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas: aproximação e distanciamento. 2019. 213 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1639-
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais estão cada vez mais presentes nas relações sociais, mediante profundas alterações nos meios de comunicação socioculturais, com importantes reflexos na educação trazendo novas demandas e novos desafios nas práticas pedagógicas. Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: elementos articuladores, junto ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas. Integra o conjunto de investigações sobre a escola pública, esteja ela no campo ou na cidade. O objeto de estudo é a prática pedagógica no Ensino Fundamental (anos iniciais) e a inserção das tecnologias digitais. A questão norteadora é: De que forma as tecnologias digitais são utilizadas na prática pedagógica em uma Escola Municipal de Curitiba? O objetivo geral é: analisar a prática pedagógica e o uso das Tecnologias Digitais em uma Escola Municipal de Ensino de Curitiba. Os objetivos específicos são: identificar como as Tecnologias Digitais estão abordadas na legislação e política pública educacional no âmbito da esfera federal e municipal; caracterizar a prática pedagógica em sala de aula com o uso de tecnologias digitais. A relevância acadêmica desta pesquisa é apontada por trazer contribuições relacionadas ao debate sobre a inserção da tecnologia digital em situações de aprendizagem. A pesquisa tem natureza qualitativa com caráter exploratório, a partir da utilização de análise documental, entrevista estruturada e questionário. Os sujeitos da pesquisa são professores regentes e estudantes da turma 4º ano B de uma escola municipal de Curitiba. O local de pesquisa é uma unidade educacional, situada no Bairro Novo A, Sítio Cercado. A abordagem teórica é apresentada a partir dos principais autores: Brito (2006) realizou apontamentos sobre a tecnologia, Camas (2013) indicou o direcionamento assertivo sobre ao tratamento da informação proveniente da tecnologia digital e sua transformação em conhecimento, Castells (1999) demonstrou a configuração da Sociedade em Rede, Franco (2012) realizou reflexões e problematizações sobre a prática pedagógica, Gama (1987) contribuiu com a conceituação sobre tecnologia, Lévy (1999) abordou o contexto da Cibercultura, Libâneo (2018) trouxe perspectivas críticas em relação à análise das políticas públicas educacionais, Vargas (1994) contribuiu com a conceituação da tecnologia, Sacristán (2000) realizou apontamentos sobre a organização do currículo, Sanfelice (2005) discutiu sobre a escola pública e suas especificidades, Souza (2016) apontou os determinantes internos e externos que interferem na prática pedagógica e Pinto (2005) contribuiu com reflexões mais atuais sobre a conceituação de tecnologia. Após a conclusão da pesquisa, percebeu-se que a prática pedagógica atrelada à possibilidade de inserção de tecnologias digitais demonstrou-se predominante na elaboração de planejamento, aquisição de informações e pesquisa para atividades de sala de aula. Observou-se, contudo, que quase nenhuma tecnologia digital é real ou efetivamente utilizada nas atividades com os estudantes, que, consequentemente, desenvolvem pouca interação, conhecimento ou habilidades a ela relacionadas.por
dc.description.abstractDigital Technologies are increasingly present in social relations, creating deep changes in the sociocultural media, important reflections in education and also new demands and challenges in pedagogical practices. This research is part of the Pedagogical Practices Research Line: articulating elements with the Research Center on Field Education, Social Movements and Pedagogical Practices. It integrates the set of investigations on the public schools, whether in the countryside or in the cities. The object of study is the pedagogical practice in elementary school (initial years) and the insertion of digital technologies. The guiding question is: How are digital technologies used in pedagogical practice at a Municipal School in Curitiba? The general objective is: to analyze the pedagogical practice and the use of Digital Technologies in a Municipal School of Education of Curitiba. The specific objectives are: to identify how the Digital Technologies are approached in the public educational policy and legislation within the federal and municipal spheres; characterize the pedagogical practice in the classroom with the use of digital technologies. The academic relevance of this research is pointed out by bringing contributions related to the debate about the insertion of digital technology into learning situations. The research has qualitative nature with exploratory character, based on the use of documentary analysis, structured interview and questionnaire. The research subjects are regent teachers and students of the 4th grade class B of a municipal school in Curitiba. The research site is an educational unit, located in Bairro Novo A, Sítio Cercado District. The theoretical approach is presented by the main authors: Brito (2006) made notes on the technology, Camas (2013) showed the assertive direction on the treatment of information from digital technology and its transformation into knowledge. Castells (1999) presented the configuration of the network society. Franco (2012) made reflexions and exposed problems about the pedagogical practices. Gama (1987) gave his contribution to the conceptualization on technology. Lévy (1999) addressed the context of Cyberculture, Libâneo (2018) brought critical perspectives to the analysis of public educational policies. Vargas (1994) helped in the correct conceptualization of technology. Sacristán (2000) made notes on the organization of the curriculum. Sanfelice (2005) discussed some features of public schools and their specificities. Souza (2016) pointed out the internal and external determinants of pedagogical practice and Pinto (2005) made reflections about the latest conceptualizations of technology. After the conclusion of the research, it was noticed that the pedagogical practice linked to the possibility of insertion of digital technologies has been predominant in the planning, acquisition of information and in the research for classroom activities. It was observed, however, that almost no digital technology is actually or effectively used in activities with students, which results in little development of interaction, knowledge or abilities related to digital technology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-16T12:17:29Z No. of bitstreams: 1 TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf: 3590400 bytes, checksum: d11751f672e4b0ac88ed7b63ea603159 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T12:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf: 3590400 bytes, checksum: d11751f672e4b0ac88ed7b63ea603159 (MD5) Previous issue date: 2019-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.subjectPublic Schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTecnologias digitais nas práticas pedagógicas: aproximação e distanciamentopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.