Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Elizabeth Muhongo Sebastião de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449441969898753por
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee1Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos-
dc.contributor.referee2Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.date.accessioned2019-04-15T13:08:36Z-
dc.date.issued2015-06-10-
dc.identifier.citationSousa, Elizabeth Muhongo Sebastião de. Organização da educação em Angola. 2015. 99 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1635-
dc.description.resumoBusca-se nesta pesquisa compreender o nível de integração à concepção da organização da educação implantado em Angola e suas interferências no sistema de educação desse país em seu viés democrático, bem como na qualidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, partindo da realidade de Angola, mas considerando-se importante o uso de autores brasileiros para melhor compreensão do tema pesquisado. Entende-se que esse referencial é o que mais se aproxima da realidade histórica de Angola e da construção de seu sistema educacional, uma vez que se optou por instaurar como momento histórico a análise do percurso desde o início da colonização portuguesa até os dias atuais. Portanto, neste trabalho, fez-se uma rápida e sucinta trajetória histórica para situar a organização da educação em questão, no tempo e espaço que lhe são próprios, com o objetivo de compreender os desafios desse sistema no processo e na busca de uma educação de qualidade, principalmente no que diz respeito às condições de ensino no país: a) apresentar os aspectos políticos e socioeconômicos da sociedade angolana; b) sintetizar a evolução educacional de Angola antes da independência; c) analisar a lei de bases do sistema de educação de Angola e a educação como um todo. Nesse processo de estudos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental para que fosse possível a inserção no universo social e histórico da educação angolana, reportando-o como um universo repleto de significados que podem e devem ser investigados para a compreensão do papel e da função do atual sistema de ensino.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand the level of integration in the design of the educational organization, deployed in Angola and its interference in that country's education system in its democratic bias, as well as in the quality of education. It is a bibliographical and documentary research, based on the reality of Angola, but considering important to use Brazilian authors to better understanding of the research topic. It is understood that this reference is what is closest to the historical reality of Angola and the construction of its educational system, since it was decided to establish as historical moment the analysis of the route since the start of the Portuguese colonization to the present day. Therefore, in this study, a quick and succinct historical background was done in order to situate this organization of education in time and space of its own, so that one can understand the challenges of this system in the process and in the pursuit of an education quality, especially with regard to the teaching conditions in the country: a) present political and socioeconomic aspects of the Angolan society; b) summarize the educational development of Angola before independence; c) to analyze the basic law of the Angola education system and education as a whole. During this study process, a bibliographic and documentary research was used so that the insertion into the social and the historical universe of the Angolan education was possible, reporting it as a universe full of meanings that can and must be investigated for understanding the role and the function of the current education system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-15T13:08:36Z No. of bitstreams: 1 ORGANIZACAO DA EDUCACAO.pdf: 1221889 bytes, checksum: 7cf913fcf9600e2b54e9e03f2cb772ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-15T13:08:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORGANIZACAO DA EDUCACAO.pdf: 1221889 bytes, checksum: 7cf913fcf9600e2b54e9e03f2cb772ef (MD5) Previous issue date: 2015-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAspectos políticos e socioeconômicos da sociedade angolanapor
dc.subjectEvolução educacional de Angolapor
dc.subjectLei de bases do sistema de educaçãopor
dc.subjectPolitical and socio-economic aspects of the Angolan societyeng
dc.subjectEducational development of Angolaeng
dc.subjectBasic law of the education systemeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOrganização da educação em Angolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORGANIZACAO DA EDUCACAO.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.