Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1633
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Indisciplina e currículo praticado no ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Souza, Flávio Fernando de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Joe
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sá, Ricardo Antunes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fernandes, Rui Eduardo Trindade
???metadata.dc.contributor.referee3???: Germinari, Geyso Dongley
???metadata.dc.description.resumo???: Constitui uma investigação qualitativa, exploratória e analítica acerca das formas de interferência exercidas pela indisciplina sobre o currículo praticado no Ensino Fundamental, com base em estudos teóricos e na análise de conteúdo, na perspectiva proposta por Bardin (2011), dos dados obtidos em campo por meio de um questionário aplicado a quinze professores de uma escola pública, da Rede Estadual de Ensino do Paraná, no município de São José dos Pinhais, aqui denominada de “Escola Alfa”. Têm-se como referenciais teóricos um conjunto de autores com destaque para as perspectivas da relação com o saber, segundo Charlot; do acontecimento pedagógico, conforme Meirieu; do currículo praticado, conforme Sacristán; e da indisciplina enquanto fenômeno de aprendizagem, segundo Garcia. A pesquisa de campo foi realizada com o intuito de apreender os significados atribuídos às indisciplinas dos alunos; identificar as situações pedagógicas típicas sobre as quais a indisciplina costuma interferir; e, compreender as formas de interferência exercidas pela indisciplina sobre o currículo praticado e as alterações efetivadas pelo professor em sua prática em função disso. Conclui-se que a indisciplina estaria se constituindo enquanto força de resistência capaz de interferir na equação de poder sobre que se estruturam as relações entre o professor e os alunos na escola, expressando sua resistência às práticas de ensino, às relações e às atividades de aprendizagem que lhes são propostas e disponibilizadas pelos professores na escola. Destacam-se enquanto situações pedagógicas típicas sobre as quais a indisciplina costuma interferir: a exposição e explicação dos conteúdos pelos professores; a realização coletiva das atividades de aprendizagem por parte dos alunos; e, também, sobre os processos de interação entre estes atores, alterando suas rotinas, questionando seus estatutos e obstaculizando a condução do ensino ou a realização das atividades propostas. A indisciplina estaria, portanto, interferindo diretamente sobre o currículo, remodelando os objetivos, as expectativas de aprendizagem, e os conteúdos programáticos planejados pelo professor, reconfigurando o planejamento e sua execução por meio das práticas de ensino dos professores e do que passam a dispor aos seus alunos enquanto atividades e recursos para o desenvolvimento de suas aprendizagens. A modelagem produzida pelo professor sobre o currículo, a partir das interferências exercidas pela indisciplina, apresenta-se por meio de tentativas de implantar mudanças ou na manutenção das formas, rituais e estatutos que envolvem e estruturam estas práticas. Estes procedimentos, contudo, estariam constituindo formas de contenção da indisciplina, enquanto tentativas de restabelecer o controle sobre os alunos e de homogeneização da turma, não implicando em mudanças substantivas nas condições de ensino e aprendizagem, tampouco na qualidade das relações e interações que estabelecem com os alunos.
Abstract: It is a qualitative, exploratory and analytical inquiry about the forms of interference exerted by indiscipline on the practiced curriculum in elementary education. It was based on theoretical studies and content analysis, the perspective proposed by Bardin (2011), the data obtained in the field by means of a questionnaire administered to fifteen teachers of a public school from the State School System of Paraná, in São José dos Pinhais, here called “Alpha school”. It has been theoretical frameworks as a set of authors with emphasis on the prospects of the relationship to knowledge, according to Charlot; pedagogical event, as Meirieu; practiced curriculum as Sacristán, and indiscipline as a phenomenon of learning, according to Garcia. The field research was conducted with the aim of understanding the meanings attributed to indiscipline of students, to identify the typical teaching situations over which indiscipline usually interfere, and to understand the forms of interference exerted by indiscipline on the practiced curriculum and effect changes by teachers in their practice accordingly. It concludes that indiscipline would constituting while resistance force capable of interfering in the power equation on that structure relationships between teacher and students in the school, expressing their resistance to teaching practices, relationships and learning activities presented to them and provided by teachers in school. Stand out as typical teaching situations over which indiscipline usually interfere: the exposition and explanation of content by teachers, the collective achievement of the learning activities for the students , and also on the processes of interaction between these actors, changing their routines, questioning its statutes and hampering the conduct of teaching or carrying out the proposed activities. The indiscipline would thus interfering directly with the curriculum, reshaping the goals, learning expectations, and the syllabus designed by the teacher, reconfiguring the planning and execution through the teaching practices of teachers and that they now have to your students as activities and resources to develop their learning. The modeling produced by the teacher about the curriculum, from the interference exerted by indiscipline, presents itself through attempts to implement changes or maintenance of forms, rituals and statutes involving these practices and structure. These procedures, however, would constitute ways to curb indiscipline, while attempts to reestablish control over the students and homogenization of the class, not resulting in substantial changes in the conditions of teaching and learning, nor the quality of the relationships and interactions they establish with students.
Keywords: Educação
Ensino Fundamental
Currículo praticado
Indisciplina escolar
Education
Elementary education
Practiced curriculum
School indiscipline
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Souza, Flávio Fernando de. Indisciplina e currículo praticado no ensino fundamental. 2014. 164 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1633
Issue Date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INDISCIPLINA E CURRICULO.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.