Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDemarche, Raquel do Rocio Kishimoto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9523112615453948por
dc.contributor.advisor1Viana, Iêda-
dc.contributor.referee1Horn, Geraldo Balduino-
dc.contributor.referee2Vechia, Ariclê-
dc.date.accessioned2019-04-10T18:00:09Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.citationDemarche, Raquel do Rocio Kishimoto. Passado, presente e futuro: as dimensões temporais da história no currículo escolar do ensino fundamental. 2015. 147 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1628-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa desencadeou-se a partir do conhecimento de algumas pesquisas que demonstraram que os alunos do Ensino Fundamental – anos finais – não teriam muito apreço à disciplina História. Inferiu-se, primeiramente, que o ―não gostar‖ seria porque eles não visualizam a disciplina História como contributiva para o entendimento da realidade em que vivem; para a compreensão de si próprios e dos outros; para o lugar que ocupam na sociedade; e para o devir histórico, utilizando-se das palavras de Vázquez e Aizpuru (1994). Constatando-se que essa percepção da importância da disciplina envolve conceber o tempo em suas três dimensões (passado, presente e futuro), analisou-se, como objetivo geral da investigação, se o ―não gostar‖ dos alunos estaria relacionado, de alguma maneira, com o tratamento dado ao tempo e, mais especificamente, se este ―não gostar‖ se relacionaria à predominância exacerbada do tempo passado, na concepção e condução da disciplina História. Como a concepção da disciplina História, bem como a do tempo são consideradas construções, analisou-se, como objetivo específico, de que modo tais construções têm sido edificadas na escola e chegam à sala de aula. Decorrente do estudo exploratório inferiu-se que as respostas poderiam advir do processo que envolve a elaboração de um projeto político pedagógico – PPP -, uma vez que tal documento revela parte significativa do currículo escolar, por meio das definições das várias concepções que lhe são inerentes. Dentre estas concepções julgou-se importante destacar as concepções de homem (e por extensão as concepções de professor e de aluno) e de escola, inicialmente emanadas das Diretrizes Curriculares da Educação Básica. A opção pela análise de tal documento foi justificada pelo fato de que as Diretrizes são referenciadas na Instrução n.º 007/2010 SUED/SEED que orienta formalmente as escolas na elaboração de um PPP no estado do Paraná. Em paralelo às Diretrizes foram trazidas as concepções emanadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que estes ainda representam fonte de modelo curricular para muitas escolas, a exemplo da Escola pesquisada em que se realizou o trabalho de campo. Nesta experiência empírica analisaram-se, ainda, os documentos: projeto político pedagógico; os planejamentos do professor da disciplina História; alguns instrumentos do processo avaliativo e o livro didático adotado. Seguiram-se as observações em sala de aula, com as quais se constatou a dependência do professor do livro didático para a condução do processo de ensino e aprendizagem, fazendo emergir uma abordagem em que a condução dos conteúdos segue a divisão quadripartite da História. Concluiu-se que, na Escola em que a pesquisa foi realizada, a seleção e o encadeamento dos conteúdos definidos para a disciplina História, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais – História – e ratificados via projeto político pedagógico e livro didático, predispuseram a uma abordagem em sala de aula que tornou a dimensão de tempo passado hegemônica. Coincidentemente ou não, o resultado dos levantamentos sobre o não apreço pela disciplina História se confirmou, na maioria dos alunos.por
dc.description.abstractEste trabajo de investigación se originó a partir de algunos estudios que demostraron que los alumnos de Enseñanza Fundamental– del 6.º al 9.º año - no tendrían mucho interés por la asignatura de Historia. Inicialmente se concluyó que esa situación se debería a que los mismos no ven que la asignatura de Historia contribuye: al entendimiento de la realidad en la cual viven; a la comprensión de si propios y de los otros; al devenir histórico, según las palabras de Vázquez y Aizpuru (1994). Con la constatación de que esa percepción de la importancia de la asignatura está relacionada a concebir el tiempo en sus tres dimensiones, (pasado, presente y futuro), y se analizó, como objetivo general de la investigación, si la falta de interés de los alumnos tendría relación de alguna forma, al tratamiento dado al tiempo y más específicamente, si esta falta de interés se relacionaría al predominio exacerbado del tiempo pasado, en la concepción y conducción de la asignatura Historia. Como la concepción de la asignatura Historia, así como la del tiempo, son consideradas construcciones, se analizó, como objetivo específico, cómo estas construcciones han sido edificadas en la escuela y cómo llegan a las aulas. Del estudio exploratorio se infiere que las respuestas podrían venir del proceso que trata de la elaboración de un proyecto político pedagógico – PPP -, ya que este documento revela parte significativa del currículo escolar, por medio de las definiciones de las distintas concepciones que le son inherentes. Entre estas concepciones se juzgó importante destacar las concepciones de hombre (y por extensión las concepciones de profesor y del alumno) y de la escuela, inicialmente emanadas de las Directrices Curriculares de la Educación Básica. La opción por el análisis de este documento se justifica por el hecho de que las Directrices se referencian en la Instrucción nº 007/2010 SUED/SEED que orienta formalmente a las escuelas en la elaboración de un PPP en el estado del Paraná. Paralelamente a las Directrices fueron consideradas las concepciones emanadas de los Parámetros Curriculares Nacionales, una vez que estos también representan una fuente para el modelo curricular para muchas escuelas, por ejemplo, la Escuela estudiada en la que se realizó el trabajo de campo. En esta experiencia empírica se analizaron, aún, los documentos: proyecto político pedagógico; la planificación del profesor de la asignatura de Historia; algunos instrumentos del proceso de evaluación; y el libro adoptado. Después fueron realizadas observaciones en el aula, con las cuales se constató la dependencia del profesor del libro de texto para la conducción del proceso de enseñanza y aprendizaje, lo que hace emergir una metodología en la cual la conducción de los contenidos sigue la división en cuatro partes de la Historia. Se concluye que, en la Escuela en la cual esta investigación fue realizada, la selección y el encadenamiento de los contenidos definidos para la asignatura de Historia, con base en los Parámetros Curriculares Nacionales – Historia – y ratificados por el proyecto político pedagógico y el libro de texto, predispusieron a una metodología en la aula tornó la dimensión de tiempo pasado hegemónica. Coincidentemente o no, el resultado de los estudios sobre la falta de interés por la asignatura de Historia se confirmó, en la mayoría de los alumnos.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-10T18:00:09Z No. of bitstreams: 1 PASSADO, PRESENTE.pdf: 1349226 bytes, checksum: 4857fc8fe8349f8137ae4028503068a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T18:00:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PASSADO, PRESENTE.pdf: 1349226 bytes, checksum: 4857fc8fe8349f8137ae4028503068a2 (MD5) Previous issue date: 2015-06-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDisciplina escolar históriapor
dc.subjectDimensões do tempopor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectAsignatura escolar de historiaspa
dc.subjectDimensiones del tiempospa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePassado, presente e futuro: as dimensões temporais da história no currículo escolar do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PASSADO, PRESENTE.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.