Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1627
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A participação da classe operária na história brasileira do seu período de formação a 1945, nos conteúdos dos livros didáticos do ensino médio
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Marcelo Toniolo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Viana, Iêda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Hornn, Geraldo Balduino
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Classe Operária brasileira nos conteúdos dos livros didáticos da disciplina de História do Ensino Médio. Asfontes de análisesão os livros didáticos de História doProgramaNacional do Livro Didático - PNLD 2012 - Ensino Médio, sendo analisadas três diferentes coleções, de autores e editoras distintas, além de outros documentos referentes a política de distribuição de livros didáticos. O objetivo geral é analisar a participação da Classe Operária na história brasileira, desde sua formaçãoaté o ano de 1945, sob a perspectiva dos conteúdos de livros didáticos. Buscaespecificamenteapresentar a história da Classe Operária brasileira a partir da historiografia, analisar a função do livro didático no ensino de história, e analisar os conteúdos que se relacionem com a Classe Operária brasileira e que estejam presentes nos capítulos e nos textos complementares desses livros.A metodologia utilizada é a análise de conteúdo a partir de quatro categorias de análise: sujeitos históricos, processo histórico, tempo e poder. A motivação da presente pesquisa decorre do interesse pessoal do autor pelas causas sociais. No campo profissional, justifica-se pela formação acadêmica do autor, como licenciado em História, pela experiência vivida na docência nos Ensinos Fundamental e Médio, bem como na docência do Ensino Superior. No campo acadêmico, a pesquisa justifica-se devido à escassez de trabalhos científicos que envolvam o objeto da pesquisa, Classe Operária, nos conteúdos dos livros didáticos. Apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: de que forma os conteúdos dos livros didáticos da disciplina de História adotados pelo PNLD 2012 – Ensino Médio abordam a Classe Operária na História do Brasil?Para dar sustentação teórica à pesquisa, Foi realizada pesquisa documental tendo como referência diversos autores, sendo os principais:Bittencourt, Saviani, Batalha,De Deccae Fausto. Percebeu-se que a história da Classe Operária tem como referência os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e,na maioria das vezes, aparece desconectada da História do Brasil. Nota-se ainda que a história da Classe Operária não é apresentada dentro de uma continuidade histórica, bem como não aparece como sujeito determinante no processo histórico e as greves são a maior representação de poder dessa classe.
Abstract: The present research has the aim to study Brazilian labor class in the content of history subject didactic books at high school level. Research tools are history subject didactic books of National Program of Didactic Book PNLD 2012 – High School. Three different book collections from different authors and publisherswere analyzed besides others documents related to didactic books distribution. The general goal is to analyze the labor class participation in Brazilian history since its generation up to 1945, under the perspective of these didactic books contents. It aims to present specifically Brazilian labor class history based on historiography, to analyze didactic books role in history teaching, and to analyze the contents related to Brazilian labor class that are in the chapters and complementary texts of these didactic books. Methodology used was based in analysis of four content categories as follow: historical subjects, historic process, time and power. The motivation of the present research comes from author personal interest in social causes. In professional field it is justified by author academic formation as History graduated, by his teaching experience in elementary and high school, as well as in college level. In academic field, this research is justified by shortage of scientific investigation involving this research subject, working class, in didactic books contents. The following issue came up: Which is the approach of high school history discipline in didactic book contents adopted by PNDL 2012 to labor class in the history of Brazil? In order to bring theoretical support several authors were viewed, the most important were Circe Bittencourt, Saviani, Batalha, De Decca, e Fausto. It was realized that working class history has Rio de Janeiro e São Paulo States as references. And most of the time it seems to be disconnected to the history of Brazil. Moreover, It is noticed the labor class history is not presented inside the historical time course, as well as it does not appear as determinant subject in historical process. And strikes are the highest power representation of this class.
Keywords: Livro didático
Classe operária brasileira
Análise de conteúdo
Didactic book
Brazilian labor class
Content analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Oliveira, Marcelo Toniolo de. A participação da classe operária na história brasileira do seu período de formação a 1945, nos conteúdos dos livros didáticos do ensino médio. 2015. 138 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1627
Issue Date: 12-Aug-2015
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PARTICIPACAO.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.