Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1622
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKobus, Mara Maria-
dc.contributor.advisor1Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee1Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.contributor.referee2Lima, Fransisca Alexandre de-
dc.date.accessioned2019-04-05T17:27:37Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationKobus, Mara Maria. O conselho escolar como expressão da gestão democrática. 2019. 149 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1622-
dc.description.resumoO estudo se propõe a discutir os Conselhos Escolares como expressão da Gestão Democrática nas Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Mafra – SC. O problema que orienta a pesquisa está no fato de que a gestão democrática tem sido trabalhada de maneira fragmentada e simplista, sem um norte, sem convicções e princípios que a conduzam enquanto verdadeira prática democrática. A organização democrática, seja numa grande instituição escolar, seja numa pequena escola isolada, precisa reconhecer a necessidade do trabalho coletivo. Portanto, a discussão a respeito dos conselhos escolares como expressão da gestão democrática torna válida a abordagem do tema. Fundamenta-se o estudo considerando teóricos que tratam do tema, ressaltando as contribuições de: Arendt (1998), Bobbio (2000), Cunha (1999), Dourado (2007) Ferreira (2001, 2016), Paro (1986, 1996), Rosenfield (1994) entre outros, que admitem e idealizam a gestão democrática como indispensável para a qualidade no ensino público. A justificativa para tal estudo está no fato de que a gestão democrática tem papel de fundamental importância a desempenhar no processo educativo requerendo da escola transformar-se num espaço de formação plena do indivíduo e não apenas de socialização do conhecimento, sendo assim, há que se buscar constantemente o aprimoramento de sua prática. Os dados da pesquisa mostram que, apesar de tudo que já foi falado, discutido e escrito, ainda há um longo caminho para se consolidar a gestão democrática em muitas escolas já que, não basta uma legislação para garantir efetividade democrática na gestão educacional. Sob uma abordagem qualitativa os dados coletados contaram com estudo bibliográfico, observação, análise documental, pesquisa de campo, além de entrevistas semi estruturadas. Os dados oportunizaram, entre outros fatores: análise dos atos legais que instituíram os conselhos no município de Mafra como também dos estatutos das escolas; análise das atas das reuniões do conselho que revelam dificuldade no registro das reuniões uma vez que se caracterizam como uma listagem de assuntos apresentados e não debatidos além, de outras dificuldades; quanto aos ofícios que justificam a ausência de reuniões dos conselhos apontam urgência em promover a participação baseada no diálogo uma vez que não há fórmula mágica e cada um deve encontrar maneiras de promover participação; a escolha dos diretores é feita por indicação onde algumas ações já estão sendo efetivadas a fim de dar um novo impulso ressignificando o papel do gestor escolar; as entrevistas, muito mais uma conversa, foram reveladoras no sentido de que o discurso onde todos são democráticos vai se desconstruindo na fala espontânea dos gestores. Os resultados da pesquisa indicam a falta de uma cultura de participação, que o conceito de gestão democrática tem sua importância diminuída porque não há valorização das decisões coletivas e, para o conselho escolar tornar-se expressão da gestão democrática é preciso superar a centralização das decisões e viver realmente uma gestão colegiada baseada no diálogo, na democracia e na participação.por
dc.description.abstractThe study proposes to discuss the School Councils as an expression of Democratic Management in the Teaching Institutions of the Municipal Public Network of Mafra - SC. The problem that guides the research lies in the fact that democratic management has been worked in a fragmented and simplistic way, without a north, without convictions and principles that lead it as a true democratic practice. Democratic organization, whether in a large school institution or in a small isolated school, must recognize the need for collective work. Therefore, the discussion about school boards as an expression of democratic management makes it valid to approach the subject. It is based the study considering the theorists that deal with the subject, emphasizing the contributions of: Arendt (1998), Bobbio (2000), Cunha (1999), Dourado (2007) Ferreira (2001, 2016), Paro (1986, 1996) Rosenfield (1994), among others, who admit and idealize democratic management as indispensable for quality in public education. The justification for such a study lies in the fact that democratic management has a fundamental role to play in the educational process, requiring the school to transform itself into a full training space for the individual and not only for the socialization of knowledge. constantly seek to improve their practice. The research data show that, despite everything that has already been said, discussed and written, there is still a long way to consolidate democratic management in many schools, since legislation to ensure democratic effectiveness in educational management is not enough. Under a qualitative approach, the data collected included bibliographic study, observation, documentary analysis, field research, and semi-structured interviews. The data enabled, among other factors: analysis of the legal acts that instituted the councils in the municipality of Mafra as well as the statutes of the schools; analysis of minutes of board meetings that reveal difficulties in registering meetings since they are characterized as a listing of issues presented and not discussed beyond, other difficulties; as for the offices that justify the absence of council meetings, point out urgency in promoting participation based on dialogue since there is no magic formula and each must find ways to promote participation; the choice of the directors is made by indication where some actions are already being carried out in order to give a new impetus re-characterizing the role of the school manager; the interviews, much more a conversation, were revealing in the sense that the speech where all are democratic is deconstructing in the spontaneous speech of managers. The results of the research indicate the lack of a culture of participation, that the concept of democratic management has its importance diminished because there is no appreciation of collective decisions and for the school council to become an expression of democratic management, it is necessary to overcome the centralization of decisions and actually live a collegial management based on dialogue, democracy and participation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-05T17:27:37Z No. of bitstreams: 1 O CONSELHO ESCOLAR.pdf: 1593629 bytes, checksum: f897183b768270e4c396067780841dfd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-05T17:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O CONSELHO ESCOLAR.pdf: 1593629 bytes, checksum: f897183b768270e4c396067780841dfd (MD5) Previous issue date: 2019-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectSchool councileng
dc.subjectManagementeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO conselho escolar como expressão da gestão democráticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CONSELHO ESCOLAR.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.