Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1619
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O colégio Bom Jesus: de escola étnica a escola franciscana (1896-1971)
???metadata.dc.creator???: Lopes, Luís Fernando
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moser, Alvino
???metadata.dc.contributor.referee2???: Viana, Iêda
???metadata.dc.contributor.referee3???: Dallabrida, Norberto
???metadata.dc.contributor.referee4???: Santos, Ademir Valdir dos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa de natureza histórica teve como objetivo analisar a cultura escolar do Colégio Bom Jesus de Curitiba desde a sua fundação, em 1896, até 1971. O problema de pesquisa interrogou em que medida essa instituição se insere no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba e como a cultura escolar ali desenvolvida contribuiu para formar uma parcela da elite masculina dessa sociedade. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa se insere na perspectiva da Nova História Cultural, mais especificamente nos estudos relacionados à história das instituições escolares e cultura escolar. Desta forma, a investigação buscou compreender a “caixa preta” da instituição a partir da clave da cultura escolar na perspectiva apontada por Julia (2001). Com relação às fontes, contou-se principalmente com o acervo documental disponível no Arquivo Pro-memória do Colégio Bom Jesus e no Arquivo Central da Aldeia Franciscana. Assim, foram utilizadas fotografias, atas da mantenedora, boletins de ex-alunos, listas de matrículas, trechos de crônicas traduzidas do Convento Bom Jesus e matérias do Jornal Der Kompass. Contou-se ainda com alguns relatos escritos por ex-alunos de diferentes períodos publicados no livro 100 histórias do Bom Jesus e no Jornal Gazeta do Povo. Também foram consultados periódicos como o Diário da Tarde, o Boletim Eclesiástico da Diocese de Curitiba e a Revista O Cenáculo, entre outros. Os resultados confirmaram a hipótese da tese de que o fator religioso foi preponderante para a origem e a permanência em funcionamento do Colégio Bom Jesus, inicialmente uma escola étnica, que se inseriu no processo de implantação do catolicismo romanizado em Curitiba, e que a cultura escolar ali desenvolvida colaborou para a formação de uma parcela da elite masculina dessa sociedade. Constatou-se também que as mudanças ocorridas na instituição ao longo de sua trajetória relacionavam-se diretamente com a necessidade de atender recomendações legais e adequar o Colégio às demandas sociais de cada época. Desta forma visava-se a sua preservação enquanto instituição confessional a serviço da educação católica e franciscana. Espera-se que os resultados aqui alcançados possam contribuir com a historiografia da educação brasileira especialmente a dedicada ao estudo de instituições escolares e cultura escolar.
Abstract: This research of historical nature had as objective to analyze the school culture of Bom Jesus School, from Curitiba from its foundation in 1896 to 1971. The research problem questioned to what extent this institution is inserted in the process of implantation of the Romanized Catholicism in Curitiba and how the school culture developed there contributed to form part of the male elite of that society. Regarding the theoretical framework, the research is inserted in the perspective of the New Cultural History, more specifically in the studies related to the history of the school institutions and school culture. This way, the investigation sought to understand the "black box" of the institution from the clef of the school culture in the perspective pointed out by Julia (2001). With regard to the sources, it was mainly related to the documentary collection available in the Pro-memory Archive of Bom Jesus School and in the Central Archive of the Franciscan Village. Thus, photographs, minutes of the maintainer, alumni bulletins, registration lists, excerpts from stories translated from Bom Jesus Monastery and articles from the Jornal Der Kompass were used. There were also some reports written by former students of different periods published in the book 100 stories of Bom Jesus and in the newspaper Gazeta do Povo. Periodicals were also consulted, such as the Diário da Tarde, the Ecclesiastical Bulletin of the Diocese of Curitiba and the Magazine O Cenáculo, among others. The results confirmed the hypothesis of the thesis that the religious factor preponderating to the origin and permanence of the Bom Jesus School, initially an ethnic school, which was inserted in the process of implantation of Roman Catholicism in Curitiba, and that school culture developed there collaborated to the formation of a portion of the masculine elite of that society. It was also observed that the changes that occurred in the institution during its trajectory were directly related to the need to meet legal recommendations and to adapt the School to the social demands of each period. This way its preservation was aimed at as a confessional institution in the service of Catholic and Franciscan education. It is hoped that the results achieved here may contribute to the historiography of Brazilian education, especially the one dedicated to the study of school institutions and school culture.
Keywords: História da educação brasileira
Cultura escolar
Educação de imigrantes
Colégio Bom Jesus
History of brazilian education
School culture
Education of immigrants
College Bom Jesus
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Lopes, Luís Fernando. O colégio Bom Jesus: de escola étnica a escola franciscana (1896-1971). 2017. 298 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1619
Issue Date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O COLEGIO BOM JESUS.pdf8.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.