Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Neuzita de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2693292780392187por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Silva , Sidney Reinaldo-
dc.contributor.referee2Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2018-11-26T12:16:34Z-
dc.date.issued2018-05-11-
dc.identifier.citationSoares, Neuzita de Paula. O gerencialismo na educação e as orientações do banco mundial: um olhar para as políticas educacionais implementadas no Paraná de 2011 a 2016. 2018. 128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1606-
dc.description.resumoA Dissertação O gerencialismo na educação e as orientações do banco mundial: um olhar para as políticas educacionais implementadas no Paraná de 2011 a 2016, tem por objetivo analisar a relação estabelecida entre as orientações de organismos financeiros internacionais, especialmente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD/ Banco Mundial – Banco Mundial e o direcionamento dado às políticas educacionais a partir de acordos realizados entre o referido Banco e o Estado do Paraná, a partir de 2011, especificamente no governo de Carlos Alberto Richa. O primeiro capítulo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, retoma, com uma pequena síntese, as reflexões do papel do Estado no sistema capitalista, a sua natureza e subordinação aos interesses do Capital. Para compreender como se engendram os acordos econômicos discorreu-se sobre os organismos internacionais, defendendo a premissa de que estes são instrumentos que desempenham a função de guardiões dos interesses do capital. Posteriormente apresenta-se a metodologia utilizada por estes organismos para obter o consentimento e a subalternização dos países ou entes federados a partir da análise das matrizes gerenciais aplicadas à gestão pública e as amarras a que se submetem os governos ao assinarem contratos e concessões. Para materializar as reflexões conceituais, inicia-se no segundo capítulo uma análise documental sobre a adoção do gerencialismo na gestão pública, utilizando-se como referência o Relatório Achieving World Class Education in Brazil: The Next Agenda do Banco Mundial e as Matrizes Operacionais Manual Operativo do Projeto Multissetorial do Paraná, documento que está atrelado às cláusulas de um contrato firmado entre o Paraná e o Banco Mundial e apresenta um contraponto à lógica gerencialista apregoada pelo Banco Mundial, traduzida por uma proposta de educação pragmática e utilitarista. No terceiro Capítulo são analisados os programas da área da Educação desenvolvidos no Paraná, com financiamento do Banco Mundial, nos quais estão presentes no Plano Multissetorial. A pesquisa foi realizada com fundamentos teóricos e metodológicos vinculados a teoria marxista, com fundamentos econômicos, sócio históricos, políticos e culturais para compreender objeto e as condições concretas da sua existência.por
dc.description.abstractLa di El gerencialismo en la educación y las orientaciones del banco mundial: una mirada a las políticas educativas implementadas en el Paraná de 2011 a 2016, tiene por objetivo analizar la relación establecida entre las orientaciones de organismos financieros internacionales, especialmente del Banco Internacional para la Reconstrucción y el Desarrollo - BIRD / Banco Mundial - Banco Mundial y el direccionamiento dado a las políticas educativas a partir de acuerdos realizados entre el referido Banco y el Estado de Paraná, a partir de 2011, específicamente en el gobierno de Carlos Alberto Richa. El primer capítulo, por medio de una investigación bibliográfica, retoma, con una pequeña síntesis, las reflexiones del papel del Estado en el sistema capitalista, su naturaleza y subordinación a los intereses del Capital. Para comprender cómo se engendrar los acuerdos económicos se discutía sobre los organismos internacionales, defendiendo la premisa de que estos son instrumentos que desempeñan la función de guardianes de los intereses del capital. Posteriormente se presenta la metodología utilizada por estos organismos para obtener el consentimiento y la subalternización de los países o entes federados a partir del análisis de las matrices gerenciales aplicadas a la gestión pública y las amarras a que se someten los gobiernos al firmar contratos y concesiones. Para materializar las reflexiones conceptuales, se inicia en el segundo capítulo un análisis documental sobre la adopción del gerencialismo en la gestión pública, utilizando como referencia el Informe Achieving World Class Education in Brazil: The Next Agenda del Banco Mundial y las Matrices Operacionales Manual Operativo del Proyecto Multisectorial del Paraná, documento que está vinculado a las cláusulas de un contrato firmado entre Paraná y el Banco Mundial y presenta un contrapunto a la lógica gerencialista pregonada por el Banco Mundial, traducida por una propuesta de educación pragmática y utilitarista. En el tercer capítulo se analizan los programas del área de Educación desarrollados en Paraná, con financiamiento del Banco Mundial, en los que están presentes en el Plan Multisectorial. La investigación fue realizada con fundamentos teóricos y metodológicos vinculados a la teoría marxista, con fundamentos económicos, socio históricos, políticos y culturales para comprender el objeto y las condiciones concretas de su existencia.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-11-26T12:16:34Z No. of bitstreams: 1 O GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO.pdf: 13527443 bytes, checksum: 756d9001d8915356980e17c83904ec51 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T12:16:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO.pdf: 13527443 bytes, checksum: 756d9001d8915356980e17c83904ec51 (MD5) Previous issue date: 2018-05-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectBanco Mundialpor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectPolíticas educacioálisspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO gerencialismo na educação e as orientações do banco mundial: um olhar para as políticas educacionais implementadas no Paraná de 2011 a 2016por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO.pdf13.21 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.