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https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1597
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná |
???metadata.dc.creator???: | Pabis, Nelsi Antonia |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Souza, Maria Antônia de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Schlesener, Anita Helena |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Rosa, Maria Arlete |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Flach, Simone de Fátima |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Silva, Sidney Reinaldo da |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o trabalho do pedagogo na escola e como sujeito os pedagogos que trabalham nos Núcleos Regionais de Educação – NRE, ambos no Estado do Paraná. Os objetivos foram: analisar o trabalho do pedagogo na escola pública por meio da percepção dos pedagogos atuantes nos Núcleos Regionais de Educação; verificar se o trabalho do pedagogo restringe-se ao que determina a lei ou se cria formas voltadas para a transformação; apreender a realidade do trabalho do pedagogo no Paraná, captando as contradições com as quais se depara. A questão central que norteou a investigação foi: como o pedagogo do NRE do Estado do Paraná compreende o trabalho do pedagogo na escola pública? Os procedimentos metodológicos foram a análise de documento e a realização de questionário com os pedagogos que trabalham em 19 dos 32 NRE do Estado. O trabalho do pedagogo foi compreendido a partir do conceito de trabalho proposto por Marx (1982, 1978) e com base nas críticas feitas pelo autor ao sistema produtivo. Os fundamentos concentram-se em Frigotto (1989), Kuenzer (2002), Freitas (1995), dentre outros. Aborda-se o Estado como definidor das políticas educacionais, as quais são definidoras do trabalho do pedagogo, que, na escola da sociedade capitalista, acaba por reforçar o capital, na medida em que este se apresenta fragmentado. O Estado estabelece as atividades que devem fazer parte do trabalho dos pedagogos que atuam nas escolas públicas, as quais abrangem a organização do trabalho pedagógico na escola numa perspectiva democrática, de acordo com autores como Saviani (2008) e Libâneo (2002). Os documentos oficiais confirmam serem as políticas educacionais, como a LDBEN- 9.394/96, determinantes para o trabalho na escola, a ser pautado na gestão democrática. No entanto, a realidade mostra-se diferente: o pedagogo executa tarefas alheias ao seu trabalho, e, segundo Kuenzer (2002), é um multitarefeiro, cuja atribuição não se apresenta democrática, mas numa perspectiva gerencialista, reforçando práticas, valores e ideário do capitalismo. No Paraná, a Lei Complementar nº 103/2004 extingue os cargos de orientador educacional e supervisor escolar, criando o cargo de professor pedagogo, numa tentativa de superação do trabalho fragmentado na escola. Da análise deste estudo, foi possível perceber que o trabalho dos pedagogos é desenvolvido em meio a contradições entre o que apresenta a lei e o que o profissional realiza. Documentos que orientam esse trabalho direcionam para o trabalho unitário e uma gestão democrática, contudo, o pedagogo é chamado a desenvolver atividades que não lhes são inerentes. Como multitarefeiro, atende à perspectiva gerencial de gestão que, como em outras fases, está a serviço do capital, implementando as políticas educacionais que são traçadas pelo Estado. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o trabalho do pedagogo na escola e como sujeito os pedagogos que trabalham nos Núcleos Regionais de Educação – NRE, ambos no Estado do Paraná. Os objetivos foram: analisar o trabalho do pedagogo na escola pública por meio da percepção dos pedagogos atuantes nos Núcleos Regionais de Educação; verificar se o trabalho do pedagogo restringe-se ao que determina a lei ou se cria formas voltadas para a transformação; apreender a realidade do trabalho do pedagogo no Paraná, captando as contradições com as quais se depara. A questão central que norteou a investigação foi: como o pedagogo do NRE do Estado do Paraná compreende o trabalho do pedagogo na escola pública? Os procedimentos metodológicos foram a análise de documento e a realização de questionário com os pedagogos que trabalham em 19 dos 32 NRE do Estado. O trabalho do pedagogo foi compreendido a partir do conceito de trabalho proposto por Marx (1982, 1978) e com base nas críticas feitas pelo autor ao sistema produtivo. Os fundamentos concentram-se em Frigotto (1989), Kuenzer (2002), Freitas (1995), dentre outros. Aborda-se o Estado como definidor das políticas educacionais, as quais são definidoras do trabalho do pedagogo, que, na escola da sociedade capitalista, acaba por reforçar o capital, na medida em que este se apresenta fragmentado. O Estado estabelece as atividades que devem fazer parte do trabalho dos pedagogos que atuam nas escolas públicas, as quais abrangem a organização do trabalho pedagógico na escola numa perspectiva democrática, de acordo com autores como Saviani (2008) e Libâneo (2002). Os documentos oficiais confirmam serem as políticas educacionais, como a LDBEN- 9.394/96, determinantes para o trabalho na escola, a ser pautado na gestão democrática. No entanto, a realidade mostra-se diferente: o pedagogo executa tarefas alheias ao seu trabalho, e, segundo Kuenzer (2002), é um multitarefeiro, cuja atribuição não se apresenta democrática, mas numa perspectiva gerencialista, reforçando práticas, valores e ideário do capitalismo. No Paraná, a Lei Complementar nº 103/2004 extingue os cargos de orientador educacional e supervisor escolar, criando o cargo de professor pedagogo, numa tentativa de superação do trabalho fragmentado na escola. Da análise deste estudo, foi possível perceber que o trabalho dos pedagogos é desenvolvido em meio a contradições entre o que apresenta a lei e o que o profissional realiza. Documentos que orientam esse trabalho direcionam para o trabalho unitário e uma gestão democrática, contudo, o pedagogo é chamado a desenvolver atividades que não lhes são inerentes. Como multitarefeiro, atende à perspectiva gerencial de gestão que, como em outras fases, está a serviço do capital, implementando as políticas educacionais que são traçadas pelo Estado. |
Keywords: | Trabalho Pedagogo Escola pública Work Pedagogue Public school |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Tuiuti do Parana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Doutorado em Educação |
Citation: | Pabis, Nelsi Antonia. O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná. 2014. 198 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1597 |
Issue Date: | 18-Dec-2014 |
Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO |
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