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https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pabis, Nelsi Antonia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5849157722279736 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maria Antônia de | - |
dc.contributor.referee1 | Schlesener, Anita Helena | - |
dc.contributor.referee2 | Rosa, Maria Arlete | - |
dc.contributor.referee3 | Flach, Simone de Fátima | - |
dc.contributor.referee4 | Silva, Sidney Reinaldo da | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T17:23:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.citation | Pabis, Nelsi Antonia. O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná. 2014. 198 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1597 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o trabalho do pedagogo na escola e como sujeito os pedagogos que trabalham nos Núcleos Regionais de Educação – NRE, ambos no Estado do Paraná. Os objetivos foram: analisar o trabalho do pedagogo na escola pública por meio da percepção dos pedagogos atuantes nos Núcleos Regionais de Educação; verificar se o trabalho do pedagogo restringe-se ao que determina a lei ou se cria formas voltadas para a transformação; apreender a realidade do trabalho do pedagogo no Paraná, captando as contradições com as quais se depara. A questão central que norteou a investigação foi: como o pedagogo do NRE do Estado do Paraná compreende o trabalho do pedagogo na escola pública? Os procedimentos metodológicos foram a análise de documento e a realização de questionário com os pedagogos que trabalham em 19 dos 32 NRE do Estado. O trabalho do pedagogo foi compreendido a partir do conceito de trabalho proposto por Marx (1982, 1978) e com base nas críticas feitas pelo autor ao sistema produtivo. Os fundamentos concentram-se em Frigotto (1989), Kuenzer (2002), Freitas (1995), dentre outros. Aborda-se o Estado como definidor das políticas educacionais, as quais são definidoras do trabalho do pedagogo, que, na escola da sociedade capitalista, acaba por reforçar o capital, na medida em que este se apresenta fragmentado. O Estado estabelece as atividades que devem fazer parte do trabalho dos pedagogos que atuam nas escolas públicas, as quais abrangem a organização do trabalho pedagógico na escola numa perspectiva democrática, de acordo com autores como Saviani (2008) e Libâneo (2002). Os documentos oficiais confirmam serem as políticas educacionais, como a LDBEN- 9.394/96, determinantes para o trabalho na escola, a ser pautado na gestão democrática. No entanto, a realidade mostra-se diferente: o pedagogo executa tarefas alheias ao seu trabalho, e, segundo Kuenzer (2002), é um multitarefeiro, cuja atribuição não se apresenta democrática, mas numa perspectiva gerencialista, reforçando práticas, valores e ideário do capitalismo. No Paraná, a Lei Complementar nº 103/2004 extingue os cargos de orientador educacional e supervisor escolar, criando o cargo de professor pedagogo, numa tentativa de superação do trabalho fragmentado na escola. Da análise deste estudo, foi possível perceber que o trabalho dos pedagogos é desenvolvido em meio a contradições entre o que apresenta a lei e o que o profissional realiza. Documentos que orientam esse trabalho direcionam para o trabalho unitário e uma gestão democrática, contudo, o pedagogo é chamado a desenvolver atividades que não lhes são inerentes. Como multitarefeiro, atende à perspectiva gerencial de gestão que, como em outras fases, está a serviço do capital, implementando as políticas educacionais que são traçadas pelo Estado. | por |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o trabalho do pedagogo na escola e como sujeito os pedagogos que trabalham nos Núcleos Regionais de Educação – NRE, ambos no Estado do Paraná. Os objetivos foram: analisar o trabalho do pedagogo na escola pública por meio da percepção dos pedagogos atuantes nos Núcleos Regionais de Educação; verificar se o trabalho do pedagogo restringe-se ao que determina a lei ou se cria formas voltadas para a transformação; apreender a realidade do trabalho do pedagogo no Paraná, captando as contradições com as quais se depara. A questão central que norteou a investigação foi: como o pedagogo do NRE do Estado do Paraná compreende o trabalho do pedagogo na escola pública? Os procedimentos metodológicos foram a análise de documento e a realização de questionário com os pedagogos que trabalham em 19 dos 32 NRE do Estado. O trabalho do pedagogo foi compreendido a partir do conceito de trabalho proposto por Marx (1982, 1978) e com base nas críticas feitas pelo autor ao sistema produtivo. Os fundamentos concentram-se em Frigotto (1989), Kuenzer (2002), Freitas (1995), dentre outros. Aborda-se o Estado como definidor das políticas educacionais, as quais são definidoras do trabalho do pedagogo, que, na escola da sociedade capitalista, acaba por reforçar o capital, na medida em que este se apresenta fragmentado. O Estado estabelece as atividades que devem fazer parte do trabalho dos pedagogos que atuam nas escolas públicas, as quais abrangem a organização do trabalho pedagógico na escola numa perspectiva democrática, de acordo com autores como Saviani (2008) e Libâneo (2002). Os documentos oficiais confirmam serem as políticas educacionais, como a LDBEN- 9.394/96, determinantes para o trabalho na escola, a ser pautado na gestão democrática. No entanto, a realidade mostra-se diferente: o pedagogo executa tarefas alheias ao seu trabalho, e, segundo Kuenzer (2002), é um multitarefeiro, cuja atribuição não se apresenta democrática, mas numa perspectiva gerencialista, reforçando práticas, valores e ideário do capitalismo. No Paraná, a Lei Complementar nº 103/2004 extingue os cargos de orientador educacional e supervisor escolar, criando o cargo de professor pedagogo, numa tentativa de superação do trabalho fragmentado na escola. Da análise deste estudo, foi possível perceber que o trabalho dos pedagogos é desenvolvido em meio a contradições entre o que apresenta a lei e o que o profissional realiza. Documentos que orientam esse trabalho direcionam para o trabalho unitário e uma gestão democrática, contudo, o pedagogo é chamado a desenvolver atividades que não lhes são inerentes. Como multitarefeiro, atende à perspectiva gerencial de gestão que, como em outras fases, está a serviço do capital, implementando as políticas educacionais que são traçadas pelo Estado. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-16T17:23:45Z No. of bitstreams: 1 O TRABALHO DO.pdf: 4846207 bytes, checksum: 54d18a91252de9341b3edb196e2191ad (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-16T17:23:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O TRABALHO DO.pdf: 4846207 bytes, checksum: 54d18a91252de9341b3edb196e2191ad (MD5) Previous issue date: 2014-12-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Parana | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Doutorado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Pedagogo | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Pedagogue | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | DOUTORADO EM EDUCAÇÃO |
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