Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Maria Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844611629655348por
dc.contributor.advisor1Rosa, Maria Arlete-
dc.contributor.referee1Viana, Ieda-
dc.contributor.referee2Polon, Sandra Aparecida Machado-
dc.date.accessioned2018-10-11T12:57:36Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.citationCosta, Maria Helena. Educação ambiental em escola de ensino médio localizada no campo do município de Rio Branco do Sul. 2016. 127 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1585-
dc.description.resumoEste estudo trata da Educação Ambiental em Escola de Ensino Médio Localizada no Campo do Município de Rio Branco do Sul e como sujeitos participantes desta pesquisa são professores e alunos que atuam na escola localizada no campo em Rio Branco do Sul. Têm-se como objetivos desta investigação, geral: analisar a Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo e específicos: conhecer o perfil dos professores que atuam no ensino médio da escola localizada no campo de pesquisa; analisar a prática pedagógica dos professores na perspectiva da Educação Ambiental em escola localizada no campo; examinar a visão dos alunos de 3° ano do ensino médio sobre a prática pedagógica em Educação Ambiental no contexto da escola investigada localizada no campo; e examinar a concepção da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico desta escola. O estudo se justifica tendo em vista o aspecto inovador e a relevância socioambiental ao se investigar a constituição da educação ambiental na educação do campo em escola do ensino médio, assim como em consulta ao Banco de Teses e Dissertações da Capes. Como questão norteadora desta pesquisa buscou-se responder: Quais os aspectos que constituem a Educação Ambiental nas práticas pedagógicas dos professores numa escola de ensino médio localizada no campo do município de Rio Branco do Sul, Paraná? Para isso se buscou fundamentação teórica do estudo consideram Arroyo (2004, 2008), Caldart (2000, 2004), Freire (1995, 2005), Guimarães (1995, 2005, 2007), Jacobi (2003, 2005, 2006) Layrargues (2002, 2009, 2012), Loureiro (2005, 2006, 2007, 2009, 2012, 2013), Souza (2006, 2009,2010, 2011), Veiga (1996, 1998, 2000, 2001, 2003, 2007), entre outros. Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas com cinco professores de ensino médio e de questionário aberto respondido por cinquenta e seis alunos. Os resultados desta pesquisa foram: que as práticas pedagógicas dos professores na educação ambiental são realizadas de forma isolada e pontuais, não expressando a realidade do sujeito que vive no campo; os professores em seus relatos confirmaram que necessitam de cursos e capacitações específicos em educação ambiental, demonstrando que sem formação adequada as práticas pedagógicas em Educação Ambiental podem se tornar insignificantes aos alunos; na visão dos alunos de 3° ano do ensino médio a educação ambiental está presente na escola localizada no campo, porém somente alguns professores trazem a temática para dentro da sala de aula na sua prática pedagógica cotidiana; o PPP evidencia a educação ambiental, mas não possui a abordagem condizente com a realidade da educação do campo.por
dc.description.abstractThis study deals with Environmental Education at a High School located in the Rio Branco do Sul Municipality Field and as subjects participating in this research are teachers and students who work in the school located in the field in Rio Branco do Sul. Research, general: to analyze the Environmental Education in the context of Field Education and specific: to know the profile of the teachers who work in the high school of the school located in the field of research; To analyze the pedagogical practice of teachers in the perspective of Environmental Education in a school located in the countryside; To examine the vision of 3rd year high school students about the pedagogical practice in Environmental Education in the context of the investigated school located in the field; And to examine the conception of Environmental Education in the Political Educational Project of this school. The study is justified considering the innovative aspect and the socioenvironmental relevance when investigating the constitution of the environmental education in the education of the field in high school, as well as in consultation with the Bank of Thesis and Dissertations of Capes. As a guiding question of this research, we tried to answer: What are the aspects that constitute Environmental Education in the pedagogical practices of the teachers in a high school located in the field of the municipality of Rio Branco do Sul, Paraná? For this reason, the theoretical basis of the study was considered by Arroyo (2004, 2008), Caldart (2000, 2004), Freire (1995, 2005), Guimarães (1995, 2005, , 2003). In the present study, we present the results of a study conducted in Brazil, Brazil, Brazil, Brazil, Brazil, Brazil and Brazil. Being a qualitative research, it has as instruments of data collection: documentary research, semi-structured interviews with five high school teachers and open questionnaire answered by fifty-six students. The results of this research were: that the pedagogical practices of teachers in environmental education are carried out in an isolated and punctual way, not expressing the reality of the subject living in the field; The teachers in their reports have confirmed that they need specific courses and capacities in environmental education, demonstrating that without adequate training the pedagogical practices in Environmental Education can become insignificant to the students; In the view of 3rd year high school students environmental education is present in the school located in the field, but only some teachers bring the theme into the classroom in their daily pedagogical practice; The PPP evidences environmental education, but does not have the approach that is consistent with the reality of rural education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-11T12:57:36Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO AMBIENTAL EM ESCOLA.pdf: 1108668 bytes, checksum: a8951346aa95f1d593030af6569fbd26 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T12:57:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO AMBIENTAL EM ESCOLA.pdf: 1108668 bytes, checksum: a8951346aa95f1d593030af6569fbd26 (MD5) Previous issue date: 2016-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectField educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação ambiental em escola de ensino médio localizada no campo do município de Rio Branco do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO AMBIENTAL EM ESCOLA.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.