Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1582
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas de formação continuada de professores na perspectiva da inclusão na rede municipal de educação de Curitiba: 2006-2015
???metadata.dc.creator???: Silva, Silvia Sofia Scheid da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fernandes, Sueli de Fátima
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo geral, investigar as políticas de formação continuada de professores da classe comum de ensino regular na perspectiva da educação Inclusiva, formuladas e implementadas pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Curitiba, Estado do Paraná no período de 2006 a 2015. Nesse sentido, buscou-se explicitar no contexto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, como tem sido ofertada em Curitiba, a formação continuada dos professores da classe comum de ensino regular que tem aluno em atendimento na sala de recursos multifuncionais, face à exigência de se realizar uma educação inclusiva. O interesse em pesquisar as políticas de formação continuada de professores da classe comum de ensino regular, decorre da necessidade e enfrentamento diário de ensinar tudo a todos. Por conta disso se elegeu a seguinte problemática, como, diante do discurso da educação de qualidade e inclusiva, se tem dado as políticas de formação continuada de professores?, Para responder a essa problemática realizaram-se, estudo das Diretrizes Curriculares do Município de Curitiba: Educação Especial e Inclusiva, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos – 2006-2015, do Documento Orientador do MEC – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 que institui as Salas de Recursos Multifuncionais e o Atendimento Educacional Especializado – AEE; entrevistas semiestruturadas com professores da classe comum de ensino regular, professores da Sala de Recursos Multifuncionais e profissionais da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais- CANE. Também foi feito mapeamento dos cursos ofertados pela coordenadoria no período de 2009- 2015. Teve-se como objetivos: Conhecer apontamentos históricos e Conferências, princípios orientadores e Legislação referente à educação inclusiva; Apresentar as Políticas de formação continuada de professores no município de Curitiba para a Educação Especial e suas relações com as políticas; Desvelar as políticas no município de Curitiba de formação continuada de professores para a Educação inclusiva, segundo os professores entrevistados; Nas considerações finais aponta-se: não deixaram de ser ofertados cursos de formação sobre a educação inclusiva, mas observa-se uma oferta de ações formativas pouco articuladas ao seu contexto social, fragmentadas, desvinculadas de uma teoria com fundamentos históricos, sociológicos e filosóficos, sem reflexão política que possibilita um atendimento educacional que promova a aquisição dos saberes historicamente acumulados. Os professores entrevistados, apontam a internet como o esforço formativo e deixam transparecer dúvidas sobre as políticas da secretaria. Desse modo, conclui-se que os cursos ofertados não são considerados suficientes para os professores entrevistados. Eles não os caracterizam como formação continuada. Se apontam a internet como fonte de pesquisa e buscam nela as informações que desejam e entendem necessárias quando recebem o aluno com deficiência, estão apontando para uma teoria relacionada à sua prática diária.
Abstract: This research’s general objective is to investigate the continued formation policy of teachers from the general class of regular education, from the perspective of the inclusive education, developed and implemented by the Municipal Secretary of Education of Curitiba City Council, State of Parana, from 2006 to 2015. Under this outlook, the target was to explicit how the continued formation is being provided to teachers from the general class of regular education in Curitiba, who have students being assisted by the multifunctional resource room, given the legal requirement to provide an inclusive education, in the context of the 2008’s National Policy of Special Education in the Perspective of Inclusive Education. The interest of researching the policies on continued formation of teachers from the general class of regular education follows the need and the daily struggle to teach everything to everyone. Because of that, the question chosen was how, given the quality and inclusive education speech, is the continued teacher’s formation being carried out? To answer to this issue semi structured interviews were performed with teachers from the general class of regular education, teachers from the Multifunctional Resource Room and professionals from the Coordinating Body of Special Needs Attendance (CANE, in the Portuguese acronym). The resources offered by the coordinating body from 2009 to 2015 were also mapped. Besides, studies were carried out on the Curricular Guidelines of the City of Curitiba: Special and Inclusive Education, Unabridged Education, Adult Education – 2006 to 2015, on the Guiding Document from the Federal Ministry of Education – National Policy of Special Education Under the Perspective of the Inclusive Education of 2008, which establishes the Multifunctional Resource Room and the Specialized Educational Servicing (AEE, in the Portuguese acronym). There were the following objectives: to get to know historical notes and conferences, guiding principles and legislation regarding inclusive education; to present teacher’s continued formation policies of the city of Curitiba, regarding Special Education and their relationship with those policies; to unveil the policies on teacher’s continued formation of the city of Curitiba, regarding Inclusive Education, according to the interviewed teachers. In the final considerations it’s highlighted: the formative courses on inclusive education never ceased to be offered, however, the offering of formative actions were little integrated to its social context, fragmented, and dissociated from any theory based on historical, sociological or philosophical fundaments, with no political observation to enable an educational care that promotes the acquisition of historically gathered knowledge. The interviewed teachers point out the internet as the formative source and prove themselves confused regarding the city council secretary’s policies. This it is concluded that the courses are not considered sufficient for the interviewed teachers. They don’t characterize them as continued formation. The teachers point out the internet as a research source and if they seek the information they want and understand as necessary when they receive the student with disabilities, they are aiming for a theory related to their daily practice.
Keywords: Formação continuada
Políticas de formação continuada de professores
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Continued formation
Teacher’s continued formation policies
Inclusive education
Multifunctional resource room
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Silva, Silvia Sofia Scheid da. Políticas de formação continuada de professores na perspectiva da inclusão na rede municipal de educação de Curitiba: 2006-2015. 2016. 206 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1582
Issue Date: 8-Jun-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE FORMACAO CONTINUADA.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.