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dc.creatorCordeiro, Valéria dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923751457341893por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cristina Borges da-
dc.contributor.referee1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee2Polon, Sandra Aparecida Machado-
dc.date.accessioned2018-10-10T12:43:10Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.citationCordeiro, Valéria dos Santos. Representações sociais sobre o campo/rural na transição escola rural e urbana em Bocaiúva do Sul/PR. 2016. 156 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1579-
dc.description.resumoA transição dos alunos do 5º ano de escolas rurais municipais, para o 6º ano de escolas urbanas estaduais, carece de atenção. Especialmente, se considerarmos que estes alunos, de modo geral, mudam suas rotinas escolares, mas continuam vivendo em suas comunidades rurais, permeadas de tradições e símbolos que sempre os ajudaram a construir sua identidade. Entendendo assim, definimos como objetivo geral analisar a transição de escolas rurais/municipais para uma escola estadual/urbana em Bocaiúva do Sul e as Representações Sociais sobre o campo/rural por meio de professores e alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como aporte teórico, autores e documentos que discutem a educação rural e a educação do campo, e Representações Sociais. Participaram da pesquisa, sessenta e cinco (65) sujeitos, dos seguintes grupos sociais; cinquenta e quatro (54) alunos do 6º ano, e onze (11) professores que atuam ou já atuaram na educação do município. Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, como questionários, roteiro de entrevistas e evocação de palavras. Os resultados apontam que há sérias dificuldades no processo de transição. Os professores revelam que não se sentem preparados para atenderem os alunos oriundos das áreas rurais de forma adequada, assim como reconhecem a fragilidade de suas formações, no que diz respeito aos conteúdos e documentos que orientam as práticas da educação do campo. Em relação aos alunos, verificamos que estes residem em vinte (20) diferentes comunidades rurais, e que de modo geral, para a maioria dos alunos (57%), os professores não abordam a temática campo/rural. Por conseguinte, há urgência, na construção de debates e reflexões que levem a reestruturação dos PPPs, tanto para as escolas municipais, como para a escolas estaduais urbana, nos moldes preconizados pelos documentos oficiais e pelos movimentos sociais para Educação do Campo, como uma construção permanente e coletiva.por
dc.description.abstractUnderstanding thus defined as general objective to analyze the transition from rural / municipal schools for a state / urban school in South Bocaiúva and Social Representations of the countryside / rural by teachers and students. For the development of research, we used as the theoretical, authors and documents that discuss rural education and field of education, and social representations.Participated in the research, sixty-five (65) subjects, the following social groups; fifty-four (54) students of the 6th year, and eleven (11) teachers who work or have worked in the municipal education. They used different research tools such as questionnaires, interviews script and recall of words. The results show that there are serious difficulties in the transition process.Teachers indicate that they do not feel prepared to receive students from rural areas appropriately, and recognize the fragility of their training, with regard to content and documents that guide practices for the education field. Regarding students, we find that they live in twenty (20) different rural communities, and in general, for most students (57%), teachers do not address the subject field / rural. Consequently, there is urgency in the construction of debate and reflection leading to the restructuring of PPPs, both for the public schools, as for urban state schools, along the lines advocated by official documents and by social movements for Education Field, as a construction permanent and collective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-10T12:43:10Z No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES SOCIAIS.pdf: 5402800 bytes, checksum: 23eba38f416b652f5ec4d1cab433d6f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-10T12:43:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES SOCIAIS.pdf: 5402800 bytes, checksum: 23eba38f416b652f5ec4d1cab433d6f3 (MD5) Previous issue date: 2016-03-18eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectCampo/ruralpor
dc.subjectUrbanopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectCountry side/ ruraleng
dc.subjectUrbaneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepresentações sociais sobre o campo/rural na transição escola rural e urbana em Bocaiúva do Sul/PRpor
dc.typeDissertaçãopor
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