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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A política educacional brasileira em interface com a diversidade sexual no período de 2003 a 2014
???metadata.dc.creator???: Souza, José Antonio Correia De 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amaral Filho, : Fausto dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sierra, Jamil Cabral
???metadata.dc.contributor.referee2???: Viana, Ieda
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é de natureza qualitativa, usando o recurso de análise de conteúdo para a exploração dos dados coletados. O banco de dados é constituído de documentos, planos e programas relacionados ao direito à educação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) no recorte temporal 2003-2014, além de entrevistas feitas com seis militantes. O objetivo geral do estudo foi compreender a trajetória das políticas públicas para a diversidade sexual e de gênero no âmbito da educação no período analisado. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: i) compreender como figura a relação movimento social LGBT/Estado na construção de políticas voltadas para a educação no período de 2003 e 2014; ii) examinar a compreensão dada às identidades nos documentos analisados e na fala dos participantes entrevistados; e iii) identificar e discutir as implicações decorrentes da ampliação de direitos e visibilidade LGBT. Para dar suporte à análise dos dados, recorri a um arcabouço teórico que desse conta da complexidade inerente à diversidade sexual e de gênero como performativos, isto é, construídos via reiteração de práticas discursivas. Assim, construtos da chamada teoria queer são caros ao estudo, além da visão foucaultiana de uma construção discursiva da sexualidade quando de seu direcionamento às políticas educacionais. A análise dos dados demonstra que houve, ao longo do período analisado, uma interligação entre Estado e movimentos sociais LGBT na construção das políticas, implicando inclusive em relações intrincadas e às vezes aparentemente contraditórias de poder nesta interligação. Além disso, foi possível notar uma compreensão essencialista de identidades, o que leva à hierarquização de corpos nos documentos voltados para a educação e na fala dos participantes. É notável também o fato de que, de acordo com o que se encontra nos dados, a homofobia prevalece a despeito da conquista de direitos e maior visibilidade de LGBT que ocorreu nos últimos anos.
Abstract: This is a qualitative based research which makes use of the content analysis approach as a means of tackling the data collected. The database is constituted by documents, plans and programs related to the right to education of lesbian, gay, bisexual, tranvestite, transexual and transgendered people (LGBT) published from 2003 to 2014, as well as interviews conducted with six militants. The main objective of the study was to comprehend the trajectory of public policies to sexual and gender diversity in the scope of education in the time frame studied. Additionally, this research had three specific objectives: i) understand how the relationship LGBT social movement-the State in the construction of policies towards education from 2003 to 2014 is portrayed. ii) examine the understanding of identities in the analyzed documents and in the speech of the participants interviewed; and iii) identify and discuss the implications deriving from the enlargement of rights and visibility of LGBT. In order to support the analysis, I refer to a theoretical background which could potentially and adequately approach the inherent complexity of sexual and gender diversity as performative, that is, constructed through reiterated discursive practices. Therefore, insights from queer theory are of paramount importance in the study, as well as the foucaultian account of a discursive constitution of sexuality, directing these constructs to educational policies. Data analysis demonstrates that there are, in the time frame considered, an interconnection between the State and LGBT social movements in the construction of the policies, also implying in intricate and sometimes apparently contradictory power relations in such interconnection. Besides, it was possible to note an essencialist view of identities, which leads to an act of hierarchizing of bodies in the documents and programs that encompass education and also in the speech of participants. It is also noticeable the fact that, according to what can be seen in the data, homophobia prevails despite civil rights and visibility reached by LGBT in recent years.
Keywords: Política educacional brasileira
Diversidade sexual e de gênero na educação
Movimento social LGBT
Homofobia
Brazilian educational policy
Sexual and gender diversity in education
GLBT social movement
Homophobia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Souza, José Antonio Correia de. A política educacional brasileira em interface com a diversidade sexual no período de 2003 a 2014. 2016. 172 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1577
Issue Date: 23-Mar-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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