Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, José Antonio Correia De-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5576249840252030por
dc.contributor.advisor1Amaral Filho, : Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee1Sierra, Jamil Cabral-
dc.contributor.referee2Viana, Ieda-
dc.date.accessioned2018-10-09T18:59:12Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.identifier.citationSouza, José Antonio Correia de. A política educacional brasileira em interface com a diversidade sexual no período de 2003 a 2014. 2016. 172 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1577-
dc.description.resumoEste trabalho é de natureza qualitativa, usando o recurso de análise de conteúdo para a exploração dos dados coletados. O banco de dados é constituído de documentos, planos e programas relacionados ao direito à educação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) no recorte temporal 2003-2014, além de entrevistas feitas com seis militantes. O objetivo geral do estudo foi compreender a trajetória das políticas públicas para a diversidade sexual e de gênero no âmbito da educação no período analisado. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: i) compreender como figura a relação movimento social LGBT/Estado na construção de políticas voltadas para a educação no período de 2003 e 2014; ii) examinar a compreensão dada às identidades nos documentos analisados e na fala dos participantes entrevistados; e iii) identificar e discutir as implicações decorrentes da ampliação de direitos e visibilidade LGBT. Para dar suporte à análise dos dados, recorri a um arcabouço teórico que desse conta da complexidade inerente à diversidade sexual e de gênero como performativos, isto é, construídos via reiteração de práticas discursivas. Assim, construtos da chamada teoria queer são caros ao estudo, além da visão foucaultiana de uma construção discursiva da sexualidade quando de seu direcionamento às políticas educacionais. A análise dos dados demonstra que houve, ao longo do período analisado, uma interligação entre Estado e movimentos sociais LGBT na construção das políticas, implicando inclusive em relações intrincadas e às vezes aparentemente contraditórias de poder nesta interligação. Além disso, foi possível notar uma compreensão essencialista de identidades, o que leva à hierarquização de corpos nos documentos voltados para a educação e na fala dos participantes. É notável também o fato de que, de acordo com o que se encontra nos dados, a homofobia prevalece a despeito da conquista de direitos e maior visibilidade de LGBT que ocorreu nos últimos anos.por
dc.description.abstractThis is a qualitative based research which makes use of the content analysis approach as a means of tackling the data collected. The database is constituted by documents, plans and programs related to the right to education of lesbian, gay, bisexual, tranvestite, transexual and transgendered people (LGBT) published from 2003 to 2014, as well as interviews conducted with six militants. The main objective of the study was to comprehend the trajectory of public policies to sexual and gender diversity in the scope of education in the time frame studied. Additionally, this research had three specific objectives: i) understand how the relationship LGBT social movement-the State in the construction of policies towards education from 2003 to 2014 is portrayed. ii) examine the understanding of identities in the analyzed documents and in the speech of the participants interviewed; and iii) identify and discuss the implications deriving from the enlargement of rights and visibility of LGBT. In order to support the analysis, I refer to a theoretical background which could potentially and adequately approach the inherent complexity of sexual and gender diversity as performative, that is, constructed through reiterated discursive practices. Therefore, insights from queer theory are of paramount importance in the study, as well as the foucaultian account of a discursive constitution of sexuality, directing these constructs to educational policies. Data analysis demonstrates that there are, in the time frame considered, an interconnection between the State and LGBT social movements in the construction of the policies, also implying in intricate and sometimes apparently contradictory power relations in such interconnection. Besides, it was possible to note an essencialist view of identities, which leads to an act of hierarchizing of bodies in the documents and programs that encompass education and also in the speech of participants. It is also noticeable the fact that, according to what can be seen in the data, homophobia prevails despite civil rights and visibility reached by LGBT in recent years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-09T18:59:12Z No. of bitstreams: 1 A POLITICA EDUCACIONAL.pdf: 2201322 bytes, checksum: 5dc95855db972b58a27beed9ff5691d2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-09T18:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A POLITICA EDUCACIONAL.pdf: 2201322 bytes, checksum: 5dc95855db972b58a27beed9ff5691d2 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacional brasileirapor
dc.subjectDiversidade sexual e de gênero na educaçãopor
dc.subjectMovimento social LGBTpor
dc.subjectHomofobiapor
dc.subjectBrazilian educational policyeng
dc.subjectSexual and gender diversity in educationeng
dc.subjectGLBT social movementeng
dc.subjectHomophobiaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA política educacional brasileira em interface com a diversidade sexual no período de 2003 a 2014por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A POLITICA EDUCACIONAL.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.