Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Márcia Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306138323870008por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Gabardo, Cleusa Valério-
dc.contributor.referee2Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.date.accessioned2018-10-09T18:49:11Z-
dc.date.issued2016-05-19-
dc.identifier.citationBrito, Márcia Fernandes. Contratos de gestão e avaliação externa em larga escala no município de Curitiba. 2016. 134 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1576-
dc.description.resumoO presente trabalho visa debater as questões que serviram de base para a efetivação das Políticas Públicas de Avaliação em larga escala no Brasil, tendo como objeto a sua implantação e execução no ensino público municipal de Curitiba. O interesse em pesquisar sobre as avaliações em larga escala dá-se pela sua amplitude e repercussão enquanto política pública de caráter diagnóstico que pretende avaliar e acompanhar a evolução da qualidade na educação brasileira, aliado ao fato da dimensão desta prática no contexto educativo, e as ações que são estabelecidas para o alcance de metas, e resultados. As avaliações vêm se tornando o cerne das práticas educativas, direcionando políticas e práticas que se estabelecem nas escolas, distanciando-se do caráter diagnóstico e promotor da aprendizagem para se configurar em sentidos pragmáticos e operacionais que alteram seu real significado. O objetivo da pesquisa é analisar a relação existente entre as avaliações em larga escala e os Contratos de Gestão introduzidos na esfera pública municipal de Curitiba nos governos de Carlos Alberto Richa (Beto Richa), 2005-2008 e 2009-2010, e posteriormente seu sucessor e vice-prefeito Luciano Ducci, 2010-2012, (continuidade do mandato de Beto Richa) discutindo a opção pelo modelo gerencialista na educação e a busca pela qualidade da educação. Trata-se de uma pesquisa que recorre à leitura de livros e textos de autores que fundamentam e analisam questões referentes ao contexto histórico em que as políticas públicas avaliativas em larga escala são inseridas e intensificadas na educação brasileira. A análise com maior profundidade para as questões da avaliação, fez-se necessária a fim de entender o movimento das políticas públicas no seio do Estado.por
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the issues that were the basis for the implementation of public policies for Assessment in large scale in Brazil, having as object to your deployment and execution in the Curitiba municipal public school. The interest in research on large-scale assessments is given by its breadth and repercussions as diagnostic character public policy seeks to evaluate and monitor the development of quality in Brazilian education, coupled with the fact the dimension of this practice in the educational context, and actions that are established to achieve goals, and results. The assessments come becoming the core of the educational practices, directing policies and practices that are established in schools, distancing himself from the diagnostic character and promoter of learning to configure in pragmatic and operational directions that alter its real meaning. The goal of this research is to analyze the relationship between large-scale assessments and management contracts introduced in the public sphere Curitiba municipal governments of Carlos Alberto Richa (Beto Richa), 2005 2009-2010 and -2008, and later his successor and Lieutenant Governor Luciano Ducci, 2010 -2012, (continuity of tenure of Beto Richa) discussing the option for gerencialista model in education and the pursuit of quality education. It is a search that uses reading books and authors that underlie and analyze issues relating to the historical context in which public policy evaluation in large scale are inserted and intensified in the Brazilian education. The analysis in greater depth to the issues of evaluation was necessary in order to understand the movement of public policies within the State.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-09T18:49:11Z No. of bitstreams: 1 CONTRATOS DE.pdf: 6020307 bytes, checksum: 3a4212b72a76408806acf404086e3c69 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-09T18:49:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONTRATOS DE.pdf: 6020307 bytes, checksum: 3a4212b72a76408806acf404086e3c69 (MD5) Previous issue date: 2016-05-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectAvaliação da educaçãopor
dc.subjectContratos de gestãopor
dc.subjectEscola pública.por
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectSchool administrationeng
dc.subjectEvaluation of educationeng
dc.subjectManagement contractseng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectQuality educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContratos de gestão e avaliação externa em larga escala no município de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRATOS DE.pdf5.88 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.