Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCeslinski, Luciana Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264097673335116por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Leão, Pedro-
dc.contributor.referee2Mesquida, Peri-
dc.date.accessioned2018-10-09T17:48:01Z-
dc.date.issued2016-10-24-
dc.identifier.citationCeslinski, Luciana Tavares. Políticas públicas para a educação integral: o programa “mais educação”. 2016. 84 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1575-
dc.description.resumoAtualmente, início do século XXI, a sociedade brasileira presencia uma questão que impacta o sistema educacional, pois há um crescente desenvolvimento econômico e social que gera, para a escola, a necessidade de atendimento aos estudantes em tempo Integral, em especial aqueles oriundos das demandas sociais advindas da classe trabalhadora. Programas voltados para esse projeto de ensino induzem ações governamentais e não governamentais a garantirem que mais alunos tenham acesso à escola e permaneçam nela por mais tempo. O presente estudo tem como objetivo, elucidar as propostas presentes nos documentos oficiais nos anos entre 2007 a 2014, período em que o Programa Mais Educação se efetiva como proposta indutória para o atendimento às escolas de Tempo Integral. Este trabalho de pesquisa pretende conceituar e diferenciar o que é educação integral e escolas de tempo integral, analisando o Programa Mais Educação como política pública. Nessa discussão serão abordados os conceitos e bases teóricas que tratam a escola como espaço de formação humana, que institui e constitui em sua legitimidade as relações entre os sujeitos. O método utilizado para a pesquisa é o materialismo histórico, uma vez que o trabalho discute as relações hegemônicas, o papel do Estado enquanto agente interventor dos processos educativos, políticos e sociais, e, também busca conceituar a educação na perspectiva e análise crítica. Por meio dessa prerrogativa, procura-se responder o questionamento relacionado ao tema abordado: a meta e finalidade do Programa Mais Educação destina-se a atender os estudantes na integralidade e fundamenta-se na concepção da emancipação humana?por
dc.description.abstractCurrently, the Brazilian society witnessed a matter that impacts the educational system, because there is a growing social and economic development that generates, to school, the necessity to support for students in full-time, especially those from the social demands arising from the working class. Programs for this educational project induce government and non-governmental actions to ensure that more students have access to school and stay in it for more time. The present study it has as objective to elucidate the proposals present in official documents in the years between 2007 and 2014, period in which introduces the More Education Program is effective as induce proposed for the supply to the full-time schools. This research seeks to conceptualize and differentiate what is integral education and all-day schools, investigating the More Education Program as public policy. In this discussion, will be broached the concepts and theoretical bases that treat the school as a space for human development establishing and constitutes its legitimacy the relationships between people. The method used for research is historical materialism, since the work searches to clarify the hegemonic relations, the state's role as intervener agent of education processes, political and social, and also searches to conceptualize the education in perspective and critical analysis. Through this prerogative, will try to answer the question related to the issue discussed: the goal and purpose of the More Education Program is intended to attend the students in completeness and is based on the conception of human emancipation?eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-09T17:48:01Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA.pdf: 557785 bytes, checksum: 9d7ea0e87836fe8eab2bbe518a7aa270 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-09T17:48:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA.pdf: 557785 bytes, checksum: 9d7ea0e87836fe8eab2bbe518a7aa270 (MD5) Previous issue date: 2016-10-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIntegral educationeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectHegemonyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas para a educação integral: o programa “mais educação”por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS PARA.pdf544.71 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.