Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMattei, Adriana do Rocio Nitsche-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3868582721842338por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee2Romanowski, Joana Paulin-
dc.date.accessioned2018-08-23T11:43:20Z-
dc.date.issued2011-07-01-
dc.identifier.citationMattei, Adriana do Rocio Nitsche. Impactos da hiperespecialização no trabalho docente da educação superior a distância. 2011. 121 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1561-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto o trabalho docente na Educação Superior a Distância no contexto das reformas neoliberais, a partir da promulgação da LDB 93.394/96 pela qual a EaD ganhou status de modalidade plenamente integrada ao sistema de ensino. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os impactos da hiperespecialização do trabalho docente na EaD. Para tanto, percorreu-se um caminho de análise que passou pelo estudo das mudanças internacionais e nacionais na perspectiva da fragmentação do trabalho docente em geral e, principalmente da Educação a Distância, procurando identificar como se organiza o trabalho docente na EaD no âmbito do Ensino Superior. A abordagem teóricometodológica aqui adotada foi o materialismo histórico no qual o conhecimento não é entendido isoladamente, mas na sua relação com a práxis humana. A estrutura e a organização do trabalho foram realizadas a partir de pesquisa bibliográfica e documental de teses, artigos, livros, legislação e dados oficiais sobre a Educação e especialmente sobre a EaD em nível Superior. Os resultados apontam que os impactos da hiperespecialização no trabalho docente se manifestam em dois horizontes: fragmentação e flexibilidade. Estas trazem como consequências a intensificação do individualismo, bem como a contínua desintegração da força de organização política dos professores e, por conseguinte, a manutenção de um estado de coisas desejado pelas classes dominantes que detêm os meios de produção e os mecanismos de controle ideológico.por
dc.description.abstractThis research has as its object the teaching work in Higher Education Distance in the context of neoliberal reforms, since the enactment of LDB 93.394 / 96 by which the EaD gained fully integrated mode status education system. The general objective of the research was to investigate the impacts of hyperspecialization of teaching work in EaD. Therefore, a the path of analysis that has gone through the study of international with a view to the fragmentation of teaching work in general and, distance learning, trying to identify how the teaching work in Higher Education. The theoretical-methodological approach adopted here was historical materialism in which knowledge does not is understood in isolation, but in its relation to human praxis. The structure and organization of the work were carried out based on bibliographic research and documentary of theses, articles, books, legislation and official data on Education and especially on Higher Education Level. The results indicate that the impacts of hyper-specialization on teaching work are manifested in two horizons: fragmentation and flexibility. These have as consequences intensification of individualism, as well as the continued disintegration of the the political organization of teachers and, therefore, the maintenance of a state of affairs desired by the ruling classes that have the means of production and the mechanisms of ideological control.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-23T11:43:20Z No. of bitstreams: 1 IMPACTOS DA.pdf: 738080 bytes, checksum: 9dfd21f13bc3090571cfea5e56679dce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T11:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IMPACTOS DA.pdf: 738080 bytes, checksum: 9dfd21f13bc3090571cfea5e56679dce (MD5) Previous issue date: 2011-07-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superior a distânciapor
dc.subjectHiperespecializaçãopor
dc.subjectFlexibilizaçãopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectDistance learning higher educationeng
dc.subjectHyperespecializationeng
dc.subjectFlexibilizationeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleImpactos da hiperespecialização no trabalho docente da educação superior a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPACTOS DA.pdf720.78 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.