Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Elisabet Ristow-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9763510812496861por
dc.contributor.advisor1Santos, Ademir Valdir dos-
dc.contributor.referee1Souza , Maria Antonia-
dc.contributor.referee2Cruz, Silvia Helena Vieira-
dc.date.accessioned2018-08-17T12:46:39Z-
dc.date.issued2010-07-12-
dc.identifier.citationNascimento, Elisabet Ristow. Perfil, prática educativa e formação em serviço dos professores da educação infantil: o “caso” dos centros de educação infantil – ceis conveniados de Curitiba. 2010. 193 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1547-
dc.description.resumoEssa pesquisa focaliza os Centros de Educação Infantil Conveniados (CEIs) à Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, instituições filantrópicas, confessionais e comunitárias que estabeleceram parceria para atendimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos: a) Identificar o perfil dos professores que atuam nos CEIs Conveniados; b) Discutir a prática educativa e atendimento nos CEIs Conveniados em sua vinculação com concepções de infância; c) Caracterizar a concepção dos professores a respeito da formação em serviço ofertada pelo órgão público. No resgate histórico-filosófico de uma pedagogia da infância, adotamos um referencial embasado em Lutero, Coménio, Rousseau e Kohan. A abordagem da prática educativa na Educação Infantil arrolou autores contemporâneos e documentos da legislação educacional. A metodologia implicou a triangulação de dados e sua análise com base nos seguintes instrumentos e técnicas: questionário (n=383), análise documental; observação e grupo focal. O perfil dos professores indica presença majoritária do sexo feminino, 70% deles com idade entre 20 e 40 anos, 33% que atuam com crianças há mais de 6 anos sendo que 26,6% desses trabalham no mesmo CEI por este período, com 56,1% atendendo crianças de zero a três anos. Quanto à escolarização, 50,4% têm Magistério ou estão cursando, enquanto 41,3% possuem Graduação em Pedagogia ou a frequentam. Quanto à concepção de criança, surgiram as categorias brincar, ser feliz, inocência, ser livre, etapa da vida, alguém a ser cuidado e amor, mostrando a permanência de concepções relacionadas à pedagogia moderna e de base platônica. Infere-se sobre uma prática educativa que, conforme as professoras dos CEIs conveniados, abrange o brincar, contar histórias, cantar, cuidar, atividades pedagógicas, conversar e dançar. Na relação com a formação em serviço ofertada e o modo como é percebida pelos professores dos CEIs, caracteriza-se uma distância entre o oferecido e aquilo que os professores dizem efetivamente necessitarem por em prática no atendimento das crianças. Os resultados indicam ainda que a prática educativa preserva a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, conforme preconizados pelas políticas públicas. Quanto à formação, evidenciou-se a necessidade de incremento de atividades especializadas no atendimento de bebês. Ou seja, há necessidade de discutir o perfil dos professores dos CEIs, questionar sua formação e a prática educativa, contextualizando-a historicamente, considerando uma perspectiva pedagógica crítica sobre a natureza do atendimento nos CEIs Conveniados e sua inserção nas comunidades.por
dc.description.abstractThis research focuses on Children's Educational Center (CEC’s) affiliated to the Curitiba’s Municipal Education Department, philanthropic, religious and communal institutions established to care for children in kindergarten. Thus, it aims to: a) identify the CEC’s teachers profile; b) Discuss the educational practice and care in CEC’s arrangements in connection with their conceptions of childhood; c) characterize the teacher’s concept about the in-service training offered by the government municipality. Intent on bringing a historical- philosophical perspective on childhood pedagogy, we adopted a framework based on Luther, Comenius, Rousseau and Kohan. The preschool educational practice approach focuses on contemporary authors and educational laws. The methodology involved data triangulation and its analysis based on the following tools and techniques: survey (n = 383), document analysis, observation and focus group. The preschool teacher’s profile indicates female majority, 70% of them aged between 20 and 40 years, 33% who work with children for over 6 years (26.6% of those working in the same CEC in this period and 56.1% take care of zero to three years children. About the formation, 50.4% were formed on (or are studying) the Magisterium, while 41.3% have a pedagogy degree (or still study to). About the child conception, the research revealed the following categories: play, be happy, innocence, be free, life stage, someone to care and love, showing the persistence of concepts related to modern pedagogy and platonic basis. Moreover, the work still inferred about an educational practice that, as the CEC’s teachers said, involves playing, storytelling, singing, caring, educational activities, talk and dance. In relation to in-service training offered and how it is perceived by CEC’s teachers, there is a distance between what is offered and what is the teacher’s needed on the effectively implement of children’s care. The results also indicate that educational practice preserves inseparability between care and education, as advocated by public policy. About the training, this research identifies a need to increase specialized activities in the care of babies. Thus, it’s necessary to discuss the CEC’s teacher’s profile, questioning their training and educational practice, contextualizing it historically, considering it in an critic pedagogic perspective involving how the Children’s Educational Center (CEC’s) affiliated to the Municipal Education Department hosts the children and how it’s integrated to the communities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-17T12:46:39Z No. of bitstreams: 1 PERFIL PRATICA.pdf: 1578621 bytes, checksum: b5df68aaece3ed63a9a25b8757b860e3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-17T12:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERFIL PRATICA.pdf: 1578621 bytes, checksum: b5df68aaece3ed63a9a25b8757b860e3 (MD5) Previous issue date: 2010-07-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCentro de educação infantilpor
dc.subjectPerfil do educador infantilpor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectFormação em serviçopor
dc.subjectChildren educationeng
dc.subjectChildren's educational centereng
dc.subjectPreschool teacher profileeng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.subjectIn-service trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePerfil, prática educativa e formação em serviço dos professores da educação infantil: o “caso” dos centros de educação infantil – ceis conveniados de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERFIL PRATICA.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.