Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Elaine Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5460115197334432por
dc.contributor.advisor1Hoff, Sandino-
dc.contributor.referee1Vechia, Ariclê-
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Isabel Moura do-
dc.date.accessioned2018-07-27T17:10:40Z-
dc.date.issued2011-04-05-
dc.identifier.citationGonçalves, Elaine Cristina. Reconstituição da trajetória do centro de atendimento especializado na área da surdez (CAES), Campo Largo, Paraná. 2011. 115 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1483-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva investigar a Reconstituição da Trajetória do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES), Campo Largo, Paraná e sua forma de organização do trabalho didático. O objeto de investigação é, portanto, a instituição escolar, chamada de CAES (Centro de Atendimento Especializado na área da Surdez), no período de 1969 a 2010. Os objetivos específicos foram assim propostos: apreender a origem e o desenvolvimento da instituição escolar; verificar a intencionalidade do atendimento especializado na área da surdez e a necessidade social que a levou a ser planejada e institucionalizada; descrever as dificuldades encontradas e superadas durante a sua trajetória educacional; entender a relação educativa que colocou, frente a frente, o educador e o educando nas diversas fases da instituição escolar e os recursos didáticos utilizados para transmitir o conhecimento; e, por fim, descrever dos espaços físicos utilizados onde ocorreu a relação educativa. A justificativa funda-se no fato de esta instituição de atendimento ao aluno surdo não ter sido ainda alvo de estudos científicos e ter uma história de formação digna de registro e de análise. A pesquisa foi viável porque os documentos estavam acessíveis e os professores fundadores e os docentes estavam dispostos a fornecer informações mediante entrevistas. A sequência dos trabalhos apresenta-se dessa forma: o primeiro capítulo discorre a reconstrução e conceituação das Instituições Escolares no Brasil, utilizando-se de autores como, Saviani (2007), Sanfelice (2007), Buffa (2007), Buffa e Noronha (2008), entre outros que pesquisam a construção histórica de instituições educativas. O item também propõe uma discussão sobre os aspectos históricos, teóricos e metodológicos da educação de surdos no Brasil, fundamentando-se em autores como Soares (1999), Goldfeld (2002) e Reily (2007). No segundo capítulo, expõem-se os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa, contando com análise documental e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que atuam e que atuaram em determinado tempo com a educação de surdos no Município de Campo Largo, PR. O item também apresenta a Reconstrução Histórica da Educação de Surdos nesse Município. No desenvolver da análise buscou-se identificar a necessidade social inserida na concretização e mobilização quando da criação da instituição de surdos, entendendo-se ter sido uma intervenção deliberada por parte da sociedade de Campo Largo, o que demonstra sua real finalidade, desde o início até a institucionalização, como provedora de uma educação formal para alunos surdos do Município. A análise dos textos documentais e das entrevistas obedeceu as categorias de relação educativa, recursos didáticos utilizados, espaços físicos e necessidade social de criação.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the Reconstitution of the Trajectory of the Specialized Service in the Area of the Deafness (CAES), Campo Largo, Paraná and their way of organizing didactic work. The object of investigation is, therefore, the school institution, called CAES (Centro de Atendimento Specialized in the area of Deafness), from 1969 to 2010. The were thus proposed: to grasp the origin and development of the school institution; to verify the intentionality of the specialized area of deafness and the social need that led her to be planned and institutionalized; describe the difficulties encountered and overcome during the their educational trajectory; understanding of the educational relationship that he the educator and the educator in the various phases of the school institution and the didactic resources used to transmit knowledge; and, finally, describe of the physical spaces used where the educational relationship occurred. The justification is based on the fact that this institution of assistance to the deaf student has not been scientific studies and have a history of training that is worthy of registration and of analysis. The research was feasible because the documents were accessible and the teachers and teachers were willing to provide through interviews. The sequence of works is as follows: The first chapter discusses the reconstruction and conceptualization of School in Brazil, using authors such as, Saviani (2007), Sanfelice (2007), Buffa (2007), Buffa and Noronha (2008), among others researching historical construction of educational institutions. The item also proposes a discussion on the historical, theoretical and methodological aspects of deaf education in Brazil, based on authors such as Soares (1999), Goldfeld (2002) and Reily (2007). In the second chapter, the methodological procedures adopted for the conducting the research, with documentary analysis and interviews semestruturadas, performed with teachers who work and who acted in time with the education of the deaf in the Municipality of Campo Largo, PR. The article also presents the Historical Reconstruction of Deaf Education in this County. In developing the analysis, we sought to identify the social need inserted in the concretization and mobilization when the institution of the deaf, considered to have been a deliberate intervention by the Campo Largo, which demonstrates its real purpose, from the beginning to the institutionalization as a provider of formal education for County. The analysis of documentary texts and interviews followed the categories of educational relation, didactic resources used, physical spaces and social need for creation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-27T17:10:40Z No. of bitstreams: 1 RECONSTITUICAO DA.pdf: 790414 bytes, checksum: cff981578f5466463b35781e0a1fb65b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T17:10:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RECONSTITUICAO DA.pdf: 790414 bytes, checksum: cff981578f5466463b35781e0a1fb65b (MD5) Previous issue date: 2011-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituições educativaspor
dc.subjectEducação de surdos e organização do trabalho didáticopor
dc.subjectEducational institutionseng
dc.subjectDeaf education and organization of didactic workeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReconstituição da trajetória do centro de atendimento especializado na área da surdez (CAES), Campo Largo, Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECONSTITUICAO DA.pdf771.89 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.