Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1482
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A juventude na educação de jovens e adultos: estudo das práticas pedagógicas no ensino fundamental, faseii, e ensino médio
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Roseli Vaz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antonia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Beltrame, Sônia Aparecida Branco
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Ademir Valdir dos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo caracterizar as práticas pedagógicas na EJA, no Ensino Fundamental, Fase II, e Ensino Médio. Parte-se do pressuposto de que a juventude vem desafiando professores na realização do processo de ensino e aprendizagem, devido à diversidade de níveis de conhecimentos e ritmos de aprendizagem, diferenças comportamentais em sala de aula, e concepção da realidade. Para uma visão de totalidade sobre a Educação de jovens e adultos, abordam-se, neste estudo, as concepções teóricas traçadas em sua trajetória histórica. A pesquisa traz a juventude como categoria social, analisada sob a perspectiva de Pierre Bourdieu, como um conceito socialmente construído e determinado pelas condições sociais existentes, e não como um processo biológico com etapas demarcadas pela faixa etária. A pesquisa centra-se nas práticas pedagógicas, eixo central do processo de ensino e aprendizagem, trazendo os elementos que a compõe e os fatores que interferem na sua realização, analisando os aspectos que são potencializados e quais são marginalizados mediante a juventude. Como metodologia, utiliza a pesquisa de teor qualitativo, com coleta de dados junto a uma Instituição Estadual de Ensino, na cidade de Curitiba, PR, que oferta ensino presencial. As técnicas de coleta de dados utilizadas na pesquisa são a observação participante, questionário e análise de documentos, tendo como sujeitos os alunos na faixa etária entre 15 e 29 anos. A abordagem teórica central pauta-se nos autores: Ribeiro (2001); Haddad (2007); Paiva (2003); Moura (1999); Soares (2002); Bourdieu (2003); Sposito (1997); Freire (1996); Vigotski (1998); Vázquez (2007); Kuenzer (2002); Pinto (1993), possibilitando a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva histórica e social. Constata-se que a prática pedagógica segue a rotina institucional, evidenciando que a juventude é muito mais uma questão sociológica do que pedagógica, segundo a realidade e o olhar dos sujeitos da pesquisa.
Abstract: This study aims to characterize the teaching practices on Elementary School, Junior High, High School and Education of Young’s and Adults. It starts on the assumption that youth is challenging the teachers in the realization of the process of teaching and learning, due to the different levels of knowledge and rhythms of learning; the differences in behavior in the classroom and in the conception of reality. For a full vision about the education of young’s and adults, the theoretical conceptions traced in its historical trajectory are approached in this study. The research brings the youth as a social category, analyzed by Pierre Bourdieu’s perspective, as a social built and determined by the existing social conditions concept, and not as a biological process with steps marked by age range. The research centers itself in the teaching practices, axis of the teaching and learning process, bringing the elements that built it and other factors that interfere on the realization of the research, analyzing the aspects that are potentiated and which are marginalized by the youth. As methodology, it used the qualitative research, with data collection in a State Institution of Education, on the city of Curitiba – PR, Brazil, that offers a face to face education. The data collection techniques used on the research is the observation, questionnaire, and documentation analyses techniques. The research has as objects the students between 15 and 29 years of age range. The central theoretical approach is guided by the following authors: Bourdieu (2003); Freire (1996); Haddad (2007); Kuenzer (2002); Moura (1999); Paiva (2003); Pinto (1993); Ribeiro (2001); Soares (2002); Sposito (1997); Vázquez (2007); Vigotski (1998), allowing the discussion of education of youngs and adults by the historical and social perspective. It is evidenced that the teaching techniques follow an institutional routine, showing that the youth is much more a sociological issue then pedagogical by the reality and view of the subjects of this research
Keywords: Educação de jovens e adultos
Juventude
Práticas pedagógicas
Education of young’s and adults.
Youth
Teaching practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Carvalho, Roseli Vaz. A juventude na educação de jovens e adultos: estudo das práticas pedagógicas no ensino fundamental, faseii, e ensino médio. 2010. 255 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1482
Issue Date: 26-Apr-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A JUVENTUDE NA.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.