Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalcheski, Raquel de Fátima Boza dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5274654100275813por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cristina Borges da-
dc.contributor.referee1Silva, Daniel Vieira da-
dc.contributor.referee2Fontana, Maria Iolanda-
dc.contributor.referee3Viana, Iêda-
dc.date.accessioned2018-07-24T18:31:00Z-
dc.date.issued2018-05-24-
dc.identifier.citationMalcheski, Raquel de Fátima Boza dos Santos. A formação e prática pedagógica do professor de educação física e sua contribuição para o processo de alfabetização e letramento. 2018. 233 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1470-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta uma investigação de natureza qualitativa, sobre a influência da formação e prática pedagógica do professor de Educação Física no processo de alfabetização e letramento de estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Considerando que a Educação Física escolar busca desenvolver o ser humano nas dimensões intelectual, cultural e física e compreendendo que a alfabetização e o letramento também fazem parte destas dimensões, questiona-se: como a formação do professor de Educação Física e sua prática pedagógica podem contribuir com o processo de alfabetização e letramento, de estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, dentro do contexto da realidade de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba? Buscando responder a esta indagação, definiu-se como objetivo geral: Analisar se as práticas pedagógicas e a formação inicial e continuada dos professores licenciados em Educação Física contribuem para a alfabetização e letramento dos estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Para tanto, os objetivos específicos são: I) Analisar o conhecimento que os professores de Educação Física têm acerca da alfabetização e como se dá (ou não) a articulação entre estes professores e os professores “alfabetizadores”; II)Verificar se existe articulação entre as práticas pedagógicas dos professores licenciados em Educação Física e o processo de aprendizagem de alfabetização e letramento do primeiro ciclo do Ensino Fundamental; III) Identificar como os professores analisam suas formações para atuarem no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I. IV)Verificar se os professores consideram o contexto sociocultural dos estudantes, como contributo para o processo de alfabetização e letramento. Como instrumentos metodológicos, além da análise bibliográfica, foram aplicados questionários a trinta e cinco profissionais e realizadas seis entrevistas com professores de Educação Física que atuam com turmas de primeiro ciclo de duas escolas municipais do Núcleo Regional de Santa Felicidade da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, com o intuito de obter maiores informações de como são desenvolvidas as práticas pedagógicas, as concepções acerca da alfabetização e letramento e como acontece a interação entre os profissionais e áreas dos conhecimentos em questão, dentro desta Rede Municipal de Ensino. Os resultados apontam que os profissionais da Educação Física não conhecem ou não mencionam os documentos que deveriam nortear suas práticas pedagógicas e embora reconheçam a relevância do seu papel dentro do ambiente escolar, ainda se percebem isolados (ou afastados dos professores regentes e da realidade sociocultural e socioespacial dos alunos), no que diz respeito às práticas pedagógicas que contribuam efetivamente com os processos de aprendizagem voltados à alfabetização e letramento.por
dc.description.abstractThe research presents an investigation of qualitative nature, about the pedagogical formation and practice influence from the physical education teacher in the alphabetization and literacy process of the Primary School students’ first cycle. Considering that school’s Physical Education seeks to develop the human being on dimension, intelectual, cultural and physical and comprehending that the alphabetization and the literacy are also a part of these dimensions, it is questioned: how does the formation of the Physical Education teacher and your pedagogical practice contribute with the alphabetization and literacy process, of the Primary School students’ first cycle, inside the reality context of two schools from the Curitiba’s Education Municipal Chain? Seeking to answer that indagation, it was defined as a general objective: to analyze the pedagogical practices and initial and continuing education of the Physical Education teacher graduates contribute to the alphabetization and literacy of the Primary School students’ first cycle. For this purpose, the specific objectives are: I) To know the perception that the Physical Education teachers have about alphabetization and how is it given (or not) to the articulation between these teachers and the “literacy-teachers”; II) Verify if there is articulation between the Physical Education teacher graduates’ pedagogical practice and the alphabetization and literacy process of the Primary School students’ first cycle; III) Identify how teachers analyze their formations to act in the Primary School students’ first cycle; IV) Verify if the teachers consider the students’ sociocultural context, as a contribution for the alphabetization and literacy process. As methodical instruments, besides the bibliographic analyses, were applied questionnaires to thirty five professionals and realized six interviews with Physical Education teachers that work with the first cycle classes of two municipal schools from the Municipal Chain of Santa Felicidade’s regional cores, with the intention of obtaining bigger information of how are developed the pedagogical practices, the conceptions about the alphabetization and literacy and how does the interactions happen between the professionals and the knowledge areas in question, inside this Education Municipal Core. The results show that the Physical Education professions don’t know or don’t mention the documents that should guide your pedagogical practices and even though recognize the relevance of your work inside the school environment, it is still noticed isolated (or detached from the regent teachers and the sociocultural and social space of the students), on what says about respect to the pedagogical practices that contribute effectively with the learning process aimed to alphabetization and literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-24T18:31:00Z No. of bitstreams: 1 A FORMACAO E PRATICA.pdf: 3995269 bytes, checksum: 5bd5235089ef34648947798162e4fc14 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T18:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A FORMACAO E PRATICA.pdf: 3995269 bytes, checksum: 5bd5235089ef34648947798162e4fc14 (MD5) Previous issue date: 2018-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectAlphabetizationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação e prática pedagógica do professor de educação física e sua contribuição para o processo de alfabetização e letramentopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMACAO E PRATICA.pdf3.9 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.