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dc.creatorBelido, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8257732636743458por
dc.contributor.advisor1Berberian, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Massi, Giselle-
dc.date.accessioned2018-07-06T13:12:05Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.citationBelido, Ana Paula. Crianças diagnosticadas com síndrome de IRLEN: análise de produções escritas. 2015. 89 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1467-
dc.description.resumoAo longo das últimas décadas, grupos de profissionais inseridos tanto no contexto da educação, quanto da saúde têm se ocupado em discutir o aumento gradativo de encaminhamentos, para atendimento clínico, de crianças consideradas com dificuldades de aprendizagem e/ou de leitura e escrita. Objetivo: Este estudo buscou analisar produções escritas de crianças diagnosticadas com Síndrome de Irlen (SI), com base na perspectiva sócio-histórica da linguagem, priorizando a análise dos aspectos discursivos e notacionais de tais produções. Método: Participaram desse estudo 2 crianças do sexo masculino com idades de 11 e 7 anos, diagnosticadas com Síndrome de Irlen. Para dar conta do objetivo foi proposto aos participantes, a realização de produções escritas relacionadas a quatro gêneros discursivos distintos: uma carta para um ídolo, para um familiar ou para um amigo, regras de um jogo, uma história infantil e um cartaz. Resultados e discussão Em relação aos aspectos discursivos verificou-se que os participantes da pesquisa conseguiram operar sobre vários aspectos que caracterizam as condições de produção dos gêneros produzidos, evidenciando pertinência em relação às temáticas propostas, ao contexto de circulação do texto. Em relação aos aspectos notacionais os sujeitos apresentaram trocas, omissões, segmentação indevida e acréscimo de letras. Porém, ao contrário dos rótulos ou diagnósticos apresentados, essas crianças apresentam estratégias singulares em suas produções, próprias do processo de apropriação da linguagem escrita. Em relação aos sintomas descritos na literatura sobre a SI os sujeitos da pesquisa não relataram apresentar: sensibilidade em relação a claridade, dificuldades em ler textos com fundo branco, dificuldade na manutenção do foco durante a leitura, e dificuldade na compreensão do texto lido. Conclusão: De forma geral, é possível afirmar que nos casos analisados neste estudo, o encaminhamento realizado pelos profissionais da saúde e educação estiveram baseados em uma perspectiva de linguagem pautados em evidências relacionadas apenas aos aspectos gráficos e convencionais da escrita. Desta forma, sugere-se um aprofundamento teórico-prático, que ofereçam elementos para que tais profissionais possam em suas práticas clínicas e escolares, para além de um trabalho centrado na ortografia e na grafia das letras, priorize os processos envolvidos com a apropriação da leitura e da escrita, as dimensões discursivas e textuais constitutivas da linguagem escrita, bem como, a trajetória dos sujeitos estabelecida com essa modalidade de linguagem.por
dc.description.abstractObjective: The objective of this study was to analyze the textual production of children diagnosed with the Irlen Syndrome (SI), based on the socio-historical perspective of language, prioritizing the notational and discursive aspects of such productions. Method: This study was approved in accordance with the resolution CEP 071 546/2014. The participants in this study were two male children aged 11 and 7 diagnosed with SI. The field research was conducted by proposing to the participants to carry out textual productions related to four different genres, namely: a letter to an idol, a family member or a friend; the rules of a game; a children's story; and a note. Results and Discussion: In relation to the discursive aspects, it was found that the participants were able to operate properly in the discursive dimension involved in such productions, since they were relevant to the proposed themes, context circulation, purpose, and interlocutors. Regarding the notational aspects, the subjects demonstrated changes, omissions, improper segmentation, addition of letters, and crossed relationships. Based on the socio-historical perspective of language, it is understood that the nonstandard orthographic demonstrations produced by the participants, characteristic of the appropriation process of the Portuguese alphabetic system, are linguistically predictable and are the result of unique associations, assumptions and strategies undertaken by participants during their production. Regarding the symptoms described in the literature as characteristic of SI, the subjects did not report having sensitivity to light, difficulty reading texts with white background, difficulty maintaining focus while reading, or difficulty understanding the text. Conclusion: It was possible to apprehend that the participants of this study were diagnosed as people with reading and writing difficulties, and more specifically with SI, based on clinical approaches focused on the orthographic aspects of their writing, and based on references that disregard the work of the subjects on such aspects as part of the appropriation process of the language. Thus, this study points to the need to conduct studies that consider the trajectory of the subjects established with the written language, and provide elements for the systematization of clinical and educational approaches that may promote the work and the analysis of the normative aspects of Portuguese; as well as the discursive and textual dimensions constitutive of the written language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-06T13:12:05Z No. of bitstreams: 1 CRIANCAS DIAGNOSTICADAS.pdf: 1632278 bytes, checksum: dcda8a5f1ec096c787ddfc8768752038 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-06T13:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRIANCAS DIAGNOSTICADAS.pdf: 1632278 bytes, checksum: dcda8a5f1ec096c787ddfc8768752038 (MD5) Previous issue date: 2015-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectApropriação da linguagem escritapor
dc.subjectProblemas na leitura e na escritapor
dc.subjectSíndrome de IRLENpor
dc.subjectReading and Writingeng
dc.subjectWritten language appropriationeng
dc.subjectProblems in reading and writingeng
dc.subjectIRLEN syndromeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleCrianças diagnosticadas com síndrome de IRLEN: análise de produções escritaspor
dc.typeDissertaçãopor
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