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dc.creatorJost, Araci-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6848613327465151por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fª Rodrigues-
dc.contributor.referee2Michelotto, Regina Maria-
dc.contributor.referee3Peixoto, Elza Margarida e Mendonça-
dc.date.accessioned2018-07-02T16:26:40Z-
dc.date.issued2010-07-30-
dc.identifier.citationJost, Araci. Políticas públicas para formação continuada do professor do ensino médio: governo Roberto Requião, 2003-2010. 2010. 184 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1447-
dc.description.resumoEste estudo tem como objeto a análise e a compreensão das políticas de Formação Continuada do Professor do Ensino Médio do Paraná, entre os anos 2003 e 2010, período governado por Roberto Requião, em face do embate teórico sobre o tema e o conteúdo das proposições legais. As reformas educacionais dos anos noventa foram elaboradas no contexto da reestruturação produtiva, requeridas por meio de um eixo normatizador econômico formatado pelas políticas neoliberais. A análise se embasa na investigação bibliográfica sobre o embate teórico nacional que subsidiou a luta travada na elaboração da legislação no que concerne à formação dos professores, mais especificamente à formação continuada, e das diferentes concepções de formação continuada do professor, perante o conteúdo que permanece como política pública direcionadora da organização educacional atual. Nessa mesma direção, aferiu-se por meio da análise dos apontamentos do Banco Mundial e Unesco, a interrelação destes com o conteúdo legal para a organização da educação, mais especificamente com o Ensino Médio e suas derivações para a formação de seus professores. A pesquisa examina a forma como a SEED interpreta, organiza, efetiva e avalia a sua proposta de Formação Continuada, em seus diversos Programas para os Professores do Ensino Médio, a partir do estudo dos documentos e dos programas elaborados por aquela Secretaria de Estado. O trabalho conclui que, num contexto de acirramento das contradições entre capital e trabalho, diante da correlação de forças determinada pelas políticas federais e orientações internacionais, os Programas do Paraná se firmaram como espaço diferenciado de formação, evidenciando alguns avanços. Todavia seria ingenuidade afirmar sua total isenção na medida em que a formação do professor se faz a partir de interesses de classe.por
dc.description.abstractThe objective of this study is the analysis and understanding of Parana State High School Professor’s Continuing Training politics between 2003 and 2010, period governed by Robert Requião, considering the theoretical contrast of the subject and legal proposals content. Educational reforms in the Nineties had been elaborated in the context of productive reorganization, required by economical laws axle formatted by neoliberal politics. The analysis bases itself in the bibliographical investigation of national theoretical contrast that subsidized the struggle during elaboration of norms to professors’ training, more specifically to continuing training and the different conceptions of continuing professors’ training, facing the content that remains as guiding public politics for current educational organization. In the same direction, by analysis of World Bank and UNESCO notes, the interrelation between continuing professors’ training and legal content for educational organization, more specifically High School education and its derivations for professors’ training, was measured. The research examines the method SEED, State Educational Secretary, uses to interpret, organize, actualize and endorse its proposal for Continuing Training, by several Programs for High School Professors, by reviewing documents and programs elaborated by State secretary. The review concludes that, in a context of contradictions intensification between capital and work, face to forces correlation determined by federal politics and international orientations, State of Parana’s Programs for Continuing Training firmed themselves as a differential space for training, protruding some advances. However, it would be naivety to affirm its total exemption, as professor’s training is made by class behalf.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-02T16:26:40Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA FORMACAO.pdf: 1010317 bytes, checksum: 887f98ee2092eca07ab60ab6ae059d46 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-02T16:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA FORMACAO.pdf: 1010317 bytes, checksum: 887f98ee2092eca07ab60ab6ae059d46 (MD5) Previous issue date: 2010-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação continuada do professorpor
dc.subjectOntologia e conhecimento.por
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectContinuing teacher trainingeng
dc.subjectOntology and knowledge.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas para formação continuada do professor do ensino médio: governo Roberto Requião, 2003-2010por
dc.typeDissertaçãopor
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