Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1408
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A mídia digital e a relação com a criança da educação infantil: percepções dos professores sobre interatividade e processos comunicacionais
???metadata.dc.creator???: Novak, Emilene da Conceição 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pieroni , Geraldo Magela
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Tavares , Frederico de Mello Brandão
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito , Glaucia da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, analisa-se a percepção dos professores sobre a relação comunicacional propiciada pelo uso das mídias digitais com crianças de quatro (04) a cinco (05) anos de idade que estudam em escolas públicas, na última etapa da Educação Infantil: pré-escola. O problema que embasa a pesquisa é descobrir como os professores da Educação Infantil percebem as contribuições dos processos comunicacionais e das mídias digitais no aprendizado de seus alunos a partir da interatividade. A pesquisa tem como objetivos reconhecer as interferências da Sociedade da Informação nos processos comunicacionais, perceber, por meio do professor, como se dá a interatividade com as mídias digitais na pré- escola, observar a articulação desenvolvida pelos professores no uso das mídias digitais, especialmente o computador, analisar a interface Comunicação/Educação e as principais práticas de educomunicação, a partir das mídias digitais. A relação da Comunicação e da Educação é evidente neste estudo, que observa aspectos culturais e tecnológicos para a prática da educação no nível da Educação Infantil. A metodologia desenvolvida partirá de um estudo exploratório descritivo, usa-se uma análise qualitativa de entrevistas realizadas com professores da pré-escola, de uma escola pública do interior do Estado do Paraná, bem como o levantamento de dados bibliográficos sobre os temas em questão, a mídia digital e os conhecimentos acerca da área tecnológica que influenciam todo o trabalho pedagógico na primeira etapa da Educação Básica. Os resultados da pesquisa apontam que os professores não possuem a percepção do que é interatividade e processos comunicacionais que as mídias digitais propõem, por isso constatou-se que, para que ocorra um trabalho mais duradouro, sente-se a necessidade de uma integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no cotidiano pedagógico das escolas, bem como um processo de formação continuada.
Abstract: This study analyzes the perception of teachers about the communicational relation accomplished by the use of digital medias with four and five-year-old children who attend public schools in the last stage of pre-school. The problem that founds this research is to ascertain the manner by which teachers perceive the contributions of the communication processes and of the digital medias to their students‟ learning process accomplished through interaction. This research aims at acknowledging the interferences that the information society exerts in the communication processes, perceiving, through the teacher, how interactivity with the digital medias in pre-school occurs, and in addition, observing the application by the teachers when using digital medias, particularly the computer. It is also our intent to analyze the interface Communication-Education and the main practices of educommunication, in view of the digital medias. The relation between education and communication is evident throughout this paper, which takes into perspective cultural and technological aspects of early childhood education. The methodology applied will initiate with a descriptive exploratory study, using qualitative analyses of the interviews made with pre-school teachers of a public school in the countryside of Paraná, as well as literature on the subject at hand, digital media and common knowledge about technology which influence all the pedagogic work of the stage prior to elementary school. The results of the research lead to the deduction that teachers do not have a clear perception of the full extent of what interactivity and communication processes truly convey. For such reason, it has been concluded that, a lasting practice should entail a full integration of the Digital Information and Communication Technologies with the school day-in and day-out pedagogic practices, in addition to a continuing education programme.
Keywords: Processos comunicacionais
Tecnologia
Interatividade
Mídia digital
Educação
Communication processes
Technology
Interactivity
Digital media
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Novak, Emilene da Conceição. A mídia digital e a relação com a criança da educação infantil: percepções dos professores sobre interatividade e processos comunicacionais. 2014.111 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1408
Issue Date: 31-Mar-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MIDIA DIGITAL.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.