Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuasti, Susana Pitol-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169268979489296por
dc.contributor.advisor1Pansardi, Marcos Vinicius-
dc.contributor.referee1Brito, Gláucia da Silva-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-06-22T18:32:41Z-
dc.date.issued2009-12-16-
dc.identifier.citationGuasti, Susana Pitol. As políticas públicas da educação superior: a educação a distância nos governos FHC e Lula (1995-2006). 2009. 116 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1406-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as diferenças e/ou continuidades das políticas públicas em relação à educação a distância (EAD) no Brasil, nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, durante o período compreendido entre 1995 a 2006. Analisa com as contribuições dos intelectuais ligados à Teoria Crítica, as políticas educacionais do ensino superior a distância no Brasil no referido período, bem como reflete, à luz da Teoria Crítica, o uso que faz da tecnologia no contexto da sociedade capitalista e, em especial, da educação. Apresenta por meio de pesquisa bibliográfica e análise de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas (INEP), a educação superior brasileira e a inserção da EAD no processo de expansão do ensino superior, sob a ótica das políticas públicas e do discurso de sua democratização. Para isso, fez-se necessário compreender o direcionamento dado às políticas educacionais no país, com base na influência das recomendações de órgãos externos, como o Banco Mundial. A interpretação dos resultados da sua expansão, obtidos durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, permitiu identificar que a ideologia neoliberal esteve presente nas reformas da educação superior, e que a produção de conhecimentos na chamada “sociedade do conhecimento” tomou corpo por meio dessas políticas. As políticas científicas da década de 1990 consolidam a hegemonia de uma concepção educacional privada. O referencial teórico que deu suporte às análises efetuadas partiu das concepções da Escola de Frankfurt. A conclusão do trabalho evidencia que apesar de haver continuidade nas políticas públicas em educação a distância para o ensino superior do governo Lula em relação ao governo Fernando Henrique Cardoso. FHC buscou a massificação do ensino superior, enquanto Lula levou estas políticas do ensino privado para o público, como ferramenta de “democratização” deste ensino, e construiu um processo avaliativo no ensino a distância nos moldes daquele implantado pelo governo anterior para o ensino presencial.por
dc.description.abstractThis paper presents the differences and / or continuity of public policies in relation to distance education in Brazil, the governments of Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inacio Lula da Silva, during the period from 1995 to 2006. It analyzes the contributions of intellectuals linked to critical theory, education policies in higher education distance in Brazil in that period and reflects the light of critical theory, its use of technology in the context of capitalist society and in particular of education. Shows by means of literature and analysis of data from the National Institute of Pedagogical Research (INEP), the Brazilian higher education and the integration of ODL in the expansion of higher education from the perspective of public policies and discourse of democratization. For this, it was necessary to understand the direction given to educational policies in the country, based on the influence of the recommendations of outside agencies such as the World Bank. The interpretation of the results of its expansion, obtained during the administrations of Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio Lula da Silva, has identified that the neoliberal ideology was present in the higher education reforms, and the production of knowledge in the "knowledge society" took shape through these policies. Science policies of the 1990s consolidated the hegemony of a private educational design. The theoretical framework that gave support to the analysis made based on the ideas of the Frankfurt School. The completion of the work shows that while there is continuity in public policies in distance education for higher education in the Lula government in relation to President Fernando Henrique Cardoso. FHC sought the massification of higher education, while Lula took these policies of private education to the public as a tool of "democratization" of education, and built an evaluation process in distance education in the manner that deployed by the previous government to face teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-22T18:32:41Z No. of bitstreams: 1 AS POLÍTICAS PUBLICAS DA EDUCACAO.pdf: 604318 bytes, checksum: fc6b5f957f4237c898e017007c2f5669 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-22T18:32:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AS POLÍTICAS PUBLICAS DA EDUCACAO.pdf: 604318 bytes, checksum: fc6b5f957f4237c898e017007c2f5669 (MD5) Previous issue date: 2009-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectNeoliberalismo e sociedade do conhecimentopor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectNeoliberalism and the knowledge societyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs políticas públicas da educação superior: a educação a distância nos governos FHC e Lula (1995-2006)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS POLÍTICAS PUBLICAS DA EDUCACAO.pdf590.15 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.