Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Izabel da-
dc.contributor.advisor1Pansardi, Marcus Vinicius-
dc.contributor.referee1Eyng, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.date.accessioned2018-06-22T18:08:05Z-
dc.date.issued2009-12-15-
dc.identifier.citationSilva, Izabel da. Políticas públicas em educação para negros: a implementação da lei 10.639/03. 2009. 162 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1405-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda as Políticas Públicas na educação para a população negra no Brasil. Tem como objetivo geral fazer uma análise da Lei 10.639/03 como uma das Políticas Públicas de Ações Afirmativas, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica. E seu objetivo específico é pesquisar as ações afirmativas para negros no campo da educação, em particular o processo de implementação da referida lei. A problemática discutida aqui se refere às dificuldades de implementação desta lei no Brasil e especificamente no Estado do Paraná. O referencial teórico deste trabalho se coloca na perspectiva do materialismo histórico. Assim, a análise se volta para relacionar conceito de classe social com os de raça, racismo, entre outros. Este trabalho foi embasado, principalmente, nas obras dos pesquisadores: Antonio Sergio Alfredo Guimarães, Carlos Hasenbalg, Florestan Fernandes, Fúlvia Rosenberg, Henrique Cunha Jr, Kabengele Munanga, Otávio Ianni e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, entre outros que deram sua contribuição para o conhecimento do tema. A metodologia empregada se sustenta na análise bibliográfica, documentos oficiais e entrevistas. A conclusão aponta para os limites das políticas públicas na implementação da referida lei. Um dos obstáculos a essa implementação está relacionado à falta de formação continuada dos professores para trabalharem com a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pois instrumentá-los possibilita as discussões e debates em sala de aula. Por outro lado, observou-se que a implementação da lei não se efetivou principalmente por conta do preconceito racial impregnado nas próprias estruturas da escola.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses the Public Policies in the education of the black population in Brazil. Its overall objective is to analyze Law 10.639/03 as one of the Public Policies of Affirmative Action, which made compulsory the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture in all teaching establishments at the elementary school level.Specifically, this dissertation aims to research affirmative actions for blacks in the field of education and particularly analyzes the implementation process of the said law. the problems discussed refer to the difficulties in implementing this law in Brazil specifically in the state of Paraná. The theoretical reference of this work is placed in the perspective of historical materialism. Therefore, the analysis aims to relate the concept of social class with that of race and racism among other factors. This work was based mainly on works by the following researchers: Antonio Sergio Alfredo Guimarães, Carlos Hasenbalg, Florestan Fernandes, Fulvia Rosenberg, Henrique Cunha, Kabengele Munanga Otávio Ianni and Petronilla Beatriz Gonçalves e Silva, and others who have contributed to the knowledge of the theme. The methodology used is supported in the bibliographical analysis of official documents and interviews. The conclusion points out the limitations of the public policies in the implementation of the said law. One of the obstacles to such implementation is related to the lack of continuing education of teachers to enable them to work with Afro-Brazilian and African History and Culture so that they have the tools to engage in discussions and debates in the classroom. Moreover, it was observed that the implementation of the law did not happen mainly because of the racial prejudice which permeated the very fabric of school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-22T18:08:05Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS EM EDUCACAO PARA NEGROS.pdf: 654237 bytes, checksum: 753fe0eb601ce076bcaf37d84e0c8edd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-22T18:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS EM EDUCACAO PARA NEGROS.pdf: 654237 bytes, checksum: 753fe0eb601ce076bcaf37d84e0c8edd (MD5) Previous issue date: 2009-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopor
dc.subjectAções afirmativas para negrospor
dc.subjectLei 10.639/09por
dc.subjectEducação afrodescendentepor
dc.subjectPublic policies in educationeng
dc.subjectAffirmative action for blackseng
dc.subjectEducation of african descenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas em educação para negros: a implementação da lei 10.639/03.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.