Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCavagnari , Daniel Weigert-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731366629651224por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee1Brito , Glaucia da Silva-
dc.contributor.referee2Franco , Adriana de Fátima-
dc.date.accessioned2018-06-21T18:37:50Z-
dc.date.issued2010-04-27-
dc.identifier.citationCavagnari , Daniel Weigert. Formação e trabalho do professor-tutor no Teleduc: autonomia e/ou heteronomia. 2010. 131 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1403-
dc.description.resumoApresenta-se nesta dissertação a pesquisa a respeito da formação e do trabalho do professor-tutor no ambiente virtual de aprendizagem Teleduc. Tem-se como objetivo analisar a formação e trabalho do professor-tutor, entendendo que estamos face a uma prática particular, autônoma pela prática profissional ou heterônoma pela imposição e limitação de ferramentas que orientam a prática. Discute questões relacionadas à formação do professor-tutor, sua autonomia e/ou heteronomia perante aulas a distância via internet e com ferramentas pré-definidas para mediação textual. Esse trabalho visa contribuir com os estudos sobre ensino-aprendizagem a distância que se expande nas IES públicas e privadas brasileiras, sobretudo, da última década para cá. Recorreu-se a entrevistas e questionários para a coleta de dados que nos possibilitaram analisar a formação e trabalho do professor-tutor e ao estudo de caso por se compreender que o lócus de pesquisa era suficientemente representativo para que possamos fazer inferências. O texto encontra-se organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo tratamos da conjuntura histórica da década de 1990, quando no contexto da reestruturação produtiva e dos ajustes neoliberais as novas tecnologias de informação tomam acento, de vez, na educação formal e nos aparece o Teleduc. No segundo capítulo descrevemos o Teleduc. No terceiro capítulo o professor-tutor no AVA Teleduc e, no quarto capítulo, a formação e o trabalho do professor-tutor para o desvelamento das duas problemáticas que nos colocamos: a formação e o trabalho do professor-tutor pauta-se pela autonomia? E, ou, pela heteronomia? A relevância do estudo se dá pela necessidade de compreensão da formação do professor e tutor em ambientes virtuais de aprendizagem na educação a distância.por
dc.description.abstractIt is presented in this dissertation research about the formation and work of the teacher-tutor in virtual learning environment Teleduc. One has to analyze the formation and work of the teacher-tutor, understanding that we are faced with a private practice, autonomous or heteronomous professional practice by imposing restrictions and tools to guide practice. Discusses issues related to training of teacher-tutor, their autonomy and / or heteronomy before classes at a distance via the Internet and tools with pre-defined textual mediation. This work aims to contribute to studies on teaching and distance learning that expands public and private HEIs in Brazil, especially the past decade here. Resorted to interviews and questionnaires to collect data that enabled us to analyze the formation and work of the teacher-tutor and the case study for understanding the locus of research was sufficiently representative so we can make inferences. The text is organized into four chapters. The first chapter dealt with the historical conjuncture of the 1990s, when the context of productive restructuring and neoliberal adjustments to new information technologies make accent, once formal education and appears Teleduc. The second chapter describes the Teleduc. In the third chapter in the teacher-tutor AVA Teleduc and in the fourth chapter, training and work of the teacher-tutor for the unveiling of two problems that we place: the formation and work of the teacher-tutor is guided by autonomy? And, or, by heteronomy? The relevance of the study is by the need for understanding of teacher and tutor in virtual learning environments in distance education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-06-21T18:37:50Z No. of bitstreams: 1 FORMAÇÃO E TRABALHO DO PROFESSOR.pdf: 1876658 bytes, checksum: 5a2f8fb12176df3fa1c5e0c840700bc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T18:37:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORMAÇÃO E TRABALHO DO PROFESSOR.pdf: 1876658 bytes, checksum: 5a2f8fb12176df3fa1c5e0c840700bc7 (MD5) Previous issue date: 2010-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectProfessor-tutorpor
dc.subjectTeleducpor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectHeteronomiaeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectTeacher-tutoreng
dc.subjectTeleduceng
dc.subjectAutonomy and heteronomyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação e trabalho do professor-tutor no Teleduc: autonomia e/ou heteronomiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO E TRABALHO DO PROFESSOR.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.