Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFagundes, Soely Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5785106477875901por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee1Franco, Adriana de Fátima-
dc.contributor.referee2Kafrouni, Roberta-
dc.contributor.referee3Silva, Daniel Vieira da-
dc.date.accessioned2018-06-21T18:07:51Z-
dc.date.issued2011-09-13-
dc.identifier.citationFagundes, Soely Aparecida. Percepções de professores das políticas públicas de formação para a inclusão educacional de crianças com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2011. 142 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1401-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema de pesquisa as percepções de professores das políticas públicas de formação para o trabalho educativo de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Objetiva-se estudar a formação que os professores possuem, e como a percebem face às exigências decorrentes das políticas públicas de educação inclusiva de crianças com diagnóstico de TDAH. A problemática que orientou a pesquisa centra-se na necessidade de saber se as políticas públicas têm proporcionado formação aos professores para o trabalho com crianças diagnosticadas com TDAH. Para isso, foram analisadas as percepções que os professores têm da sua formação e das políticas que a respaldam, tendo em vista a possibilidade de contribuições para a melhoria do trabalho de professores com alunos diagnosticados como TDAH. Esta pesquisa em educação, de fundamentação fenomenológica, justifica-se pelos seus objetivos sociais, ao tratar de elucidar um fenômeno com a finalidade de benefícios para os sujeitos nela envolvidos. Foram entrevistados 30 professores que trabalham em escolas públicas e particulares, a fim de captarmos as representações que possuem sobre sua formação para a educação inclusiva de sujeitos diagnosticados com TDAH. Evidenciou-se nas percepções dos professores a necessidade de superar as perspectivas de educação inclusiva fundamentadas em abordagens biologistas, a partir das contribuições da psicologia crítica, que concebe o homem como um ser que se constitui nas relações sociais, nos seus projetos históricos e exercício da política. A pesquisa possibilitou conhecer que os professores percebem que em seus cursos pouca formação sobre TDAH tem sido proporcionada. Consideram, também necessário fortalecer a relação família-escola com o objetivo de se organizar a luta por políticas públicas tanto de formação inicial e continuada, quanto de condições dignas de trabalho que contribuam para a garantia de condições igualitárias para o acesso e permanência na escola e de práticas educativas com alunos com diagnóstico de TDAH.por
dc.description.abstractLa presente disertación tiene como tema de pesquisa las percepciones de profesores de las políticas públicas de formación para el trabajo educativo de niños diagnosticados con Trastorno de Déficit de Atención y Hiperactividad (TDAH). Se objetiva estudiar la formación que los profesores poseen, y como la perciben frente a las exigencias decurrentes de las políticas públicas de educación inclusiva de niños con diagnóstico TDAH. La problemática que orientó la pesquisa se centraliza en la necesidad de saber si las políticas públicas han proporcionado formación a los profesores para el trabajo con niños diagnosticados con TDAH. Para eso, fueron analizadas las percepciones que los profesores tienen de su formación y de las políticas que la respaldan, teniendo en vista eses factores, se constituye en posibilidad de contribución para el mejoramiento del trabajo de profesores con alumnos diagnosticados como TDAH. Esta pesquisa en educación, de fundamentación fenomenológica, se justifica por sus objetivos sociales, al tratar de elucidar un fenómeno con la finalidad de beneficios para los sujetos en ella envueltos. Fueron entrevistados 30 profesores que trabajan en escuelas públicas y particulares a fin de captar las representaciones que poseen sobre su formación para la educación inclusiva de sujetos diagnosticados con TDAH. Se evidenció en las percepciones de los profesores de los profesores la necesidad de superar las perspectivas de educación inclusiva fundamentadas en abordajes biologistas, a partir de las contribuciones de la psicología crítica, que concibe el hombre como un ser que se constituye en las relaciones sociales y en sus proyectos históricos y ejercicio de la política. La pesquisa posibilitó conocer que los profesores perciben que en sus cursos poca formación sobre TDAH ha sido proporcionada. Consideran, necesario el fortalecimiento de la relación familia-escuela, en la tentativa de organizarse en la lucha por políticas públicas tanto de formación inicial cuanto de condiciones de trabajo dignas que contribuyan en la lucha por la garantía de condiciones igualitarias para el acceso y permanencia en la escuela y de práctica educativas con alumnos con diagnóstico de TDAHspa
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-06-21T18:07:51Z No. of bitstreams: 1 PERCEPCOES DE PROFESSORES.pdf: 560963 bytes, checksum: 79df8626d30bd916fc273ee204db701e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T18:07:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCEPCOES DE PROFESSORES.pdf: 560963 bytes, checksum: 79df8626d30bd916fc273ee204db701e (MD5) Previous issue date: 2011-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.subjectEducación inclusivaspa
dc.subjectTrastorno de déficit de atención y hiperatividadspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepções de professores das políticas públicas de formação para a inclusão educacional de crianças com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPCOES DE PROFESSORES.pdf547.82 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.