Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoraes, Valdete Aparecida Veiga de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2282054757709941por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Garcia, Rosalba Maria Cardoso-
dc.contributor.referee2Franco, Adriana de Fátima-
dc.date.accessioned2018-06-21T17:31:56Z-
dc.date.issued2011-04-27-
dc.identifier.citationMoraes, Valdete Aparecida Veiga de. Publicização da educação especial no Paraná: gestão Requião (2003-2010). 2011. 172 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1400-
dc.description.resumoO presente trabalho, inscrito na Linha de Pesquisa Políticas Públicas da Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná, tem como tema Publicização da Educação Especial no Paraná - Gestão Requião (2003 a 2010). No Paraná, as entidades filantrópicas sem fins lucrativos respondem pela prestação de serviços ofertados em escolas especiais, no que tange ao atendimento educacional dos deficientes intelectuais. Essas entidades são hegemônicas, exercem influência na determinação da política pública relacionada à Educação Especial, recebendo também incentivo financeiro para custear suas atividades na área. As políticas públicas, por seu turno, encontram-se fortalecidas pelo discurso da publicização dos serviços da Educação. No bojo dessa publicização, os serviços oferecidos pela Educação Especial passam a ter uma posição garantida pelo Estado. Tendo em vista a orientação da ideologia neoliberal que têm seguido essas políticas, observa-se que elas tendem a atender as leis do mercado. Diante do exposto, cumpre questionar: até que ponto a publicização da Educação Especial no Paraná contribui para extinguir as desigualdades que historicamente constituem a educação dos sujeitos com deficiência intelectual? A quem serve essa Reforma de Estado e de Educação? Quais as bases que a sustentam? Visando responder a essas questões, a investigação proposta aqui tem como objetivo geral analisar as Políticas de Educação Especial no Paraná a partir da gestão do Governo Requião (2003-2010) à luz da análise das relações socioeconômicas e ético-políticas que se estabelecem a partir das tendências nacionais e internacionais de inclusão educacional. Elege-se a noção de "hegemonia", tal como é entendida a partir do pensamento de Antonio Gramsci, como a principal categoria teórica sobre a qual se baseará a investigação a ser realizada aqui. É nessa categoria que se buscará subsídios para entender as contradições existentes nas relações que se estabelecem para a manutenção da sociedade capitalista. A pesquisa se realizou por meio da análise documental de fontes que são representativas da política de Educação Especial do Paraná no período estudado. Esta política consiste na manutenção das escolas especiais em colaboração com o terceiro setor por meio de contratos de gestão. A decisão da melhor forma de organização pedagógica, com o objetivo de formação humana do deficiente intelectual ou mental, depende de um amplo debate nacional. Ou seja, da promoção de discussões capazes de auxiliar a população e as famílias desses alunos a tornarem-se mais críticas e capazes de reivindicar a efetiva participação do Estado.por
dc.description.abstractThis work, related to the Research Area of Education Public Policies, of the Universidade Tuiuti do Paraná, has as subject the Publicization of Special Education in Paraná – During the Government Years of Requião (2003 through 2010). In Paraná, the non-profit philanthropic entities are responsible for the provision of the services offered in special schools, with respect to the education services to intellectually disabled students. These entities are hegemonic, exercise a great influence in the direction off the public policy regarding Special Education, receiving, further, financial aid to finance its activities in the area. The public policies, on their turn, are strengthened by the publicization speech from the Education services. In the scope of this publicization, the services offered by the Special Education became a benefit guaranteed by the State. In view of the orientation of the neoliberal ideology following such policies, it can be verified that they tend to comply with the market laws. In face of the above, it is vital for us to query: to which extent does the publicization of the Special Education in Paraná contributes to extinguish the inequalities historically constituting the education of people intellectually disabled? Who benefits from this Reform of the State and in Education? Which are the bases to such Reform? With the intention of answering to these matters, the investigation proposed herein has as general object to analyze the Special Education Policies in the State of Paraná beginning on the Government Years of Requião (2003-2010) in light of the analysis of the socio-economic and ethical-political relations established based on national and foreign trends of educational inclusion. It is, therefore, elected the idea of "hegemony", as understood based on the thinking of Antonio Gramsci, as the main theoretical category on which the investigation carried out hereby will be based. And, in this category we will look for basis to understand the contradictions existent at the relationships established for the maintenance of the capitalist society. The research was carried out by means of the analysis of documents from sources representative in the Special Education policy in the State of Paraná in the period considered. This policy consists in the maintenance of the special schools in cooperation with the third sector by means of management agreements. The decision of the best pedagogic organization, with the purpose of human formation of the intellectually or mental disabled person, depends on a broad national debate. That is, depends on the promotion of discussions capable of assisting the population and families of these students to become more critical and capable of claiming the effective participation of the State.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-21T17:31:56Z No. of bitstreams: 1 PUBLICIZACAO DA.pdf: 1199103 bytes, checksum: 3cc876e6a9d274a0e685e27eb7dadc8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T17:31:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PUBLICIZACAO DA.pdf: 1199103 bytes, checksum: 3cc876e6a9d274a0e685e27eb7dadc8c (MD5) Previous issue date: 2011-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPúblico/privadopor
dc.subjectEscolas especiais.por
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectPublic/privateeng
dc.subjectSpecial schoolseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePublicização da educação especial no Paraná: gestão Requião (2003-2010)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PUBLICIZACAO DA.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.