Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Sávio Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9232083105346457por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Sertek, Paulo-
dc.contributor.referee2Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.date.accessioned2018-06-21T12:41:23Z-
dc.date.issued2011-03-23-
dc.identifier.citationSouza, Sávio Ferreira de. O educere ad educare da educação integral em cena, contracena & crítica. 2011. 187 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1395-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto os cinco âmbitos educativos e o seu desenvolvimento mediante a metodologia de trabalho com filme e a realização de pacto moral com os alunos. Teve como pressupostos centrais as três dimensões humanas: Biológica; Psicológica e Noológica e os cinco âmbitos educativos: Físico; Intelectual. Afetivo, Transcendente e Social, que constituem os fundamentos da educação integral. A perspectiva teórico-filosófica adotada na pesquisa foi a da ética das virtudes, segundo os escritos aristotélicos. A educação integral foi analisada à luz dos escritos de Benigno Freire (2003), Henriques (2010) e Ortega e Gasset (1987). A estratégia educativa foi compreendida como geradora da vivência ética e estética, segundo os escritos de Dewey (1959), Garcia Hoz (1987) e Paulo Freire (1980). As experiências adquiridas em cines-debates foram analisadas à luz de Fumagali (2006), para quem os filmes são narrativas de fatos que se sucedem, demonstrando vivencia com potencial educativo. Por fim, a formação do pacto moral constituiu elemento motivador para a intelecção das conseqüências dos atos pessoais, tal qual a concepção de Lewis (2005) e Pérez López (1997). Buscouse conhecer como os diversos grupos, oriundos da Educação Superior revelam crescimento daqueles âmbitos educativos ao interagir com o cinema ou aderindo a um Pacto moral. O procedimento de coleta de dados centrou-se no relato de experiências, seguido de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A conclusão foi de que a educação não pode limitar-se apenas a biologia e a psicologia humana, sendo necessário atingir a terceira dimensão, mais elevada, fundada na essência do homem: Sua noologia. Concluiu-se que o pacto moral contribui para o desenvolvimento integral uma vez que propicia reflexões sobre as conseqüências dos atos pessoais, fomentando a ocorrência da Catarse (aristotélica) pelas manifestações da honradez, respeito, responsabilidade, agradecimento, humor e cidadania. Do mesmo modo, as constatações foram de que o trabalho com filmes em sala de aula potencializa a formação humana nos seguintes aspectos, verificados nos depoimentos dos alunos: ideais de serviços à sociedade, à ecologia, comprometimento profissional ao serviço humanitário e, por fim, um despertar do sentido da vida.por
dc.description.abstractThis research is based on five educative areas and their development through the methodology of working with film and the realization of a moral covenant with students. The central assumptions of this research are the three human dimensions: Biological, Psychological and Noological and five educational areas: Physical, Intellectual. Affective, Transcendent and Social, which are the foundations of comprehensive education. The theoretical-philosophical approach to this research was of virtue ethics, based on Aristotelian writings. Comprehensive education was examined in the light of the writings of Benigno Freire (2003), Henriques (2010) and Ortega & Gasset (1987). Educational strategy was understood as a generator of ethical and aesthetic experience, according to the writings of Dewey (1959), Garcia Hoz (1987) and Paulo Freire (1980). Experiences gained in debates about cinema were examined in the light of Fumagali (2006), for whom films are narratives of events that follow each other, demonstrating their educational potential. The formation of a moral covenant was a motivating element for the understanding of the consequences of personal acts, as in the ideas of Lewis (2005) and Pérez López (1997). This research investigates how different groups in the area of Higher Education demonstrate the growth of those educational environments by interacting with film or by adhering to a moral covenant. The process of data collection focused on reports of experiences, based on the theory of content analysis (Bardin, 1977). The conclusion was that education cannot limit itself merely to biology and human psychology, and that it is necessary to achieve a third, higher dimension based on the essence of man: in short, his noology. It was concluded that a moral covenant contributes to integral development as it enables reflection on the consequences of personal acts, promoting catharsis (Aristotle) for the expression of honesty, respect, responsibility, gratitude, humor and citizenship. Similarly, it was found that working with film in the classroom enhances human development in the following aspects: it checks the testimonies of students; develops ideas of service to society, the ecology and professional commitment to humanitarian service; and finally, an awakening to the meaning of life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-21T12:41:23Z No. of bitstreams: 1 O EDUCERE AD EDUCARE.pdf: 1094545 bytes, checksum: b4af8f49bae8f10ff9d69294a59e7c1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T12:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O EDUCERE AD EDUCARE.pdf: 1094545 bytes, checksum: b4af8f49bae8f10ff9d69294a59e7c1b (MD5) Previous issue date: 2011-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectÂmbitos do conhecimentopor
dc.subjectDever-serpor
dc.subjectAprender-fazendopor
dc.subjectComprehensive educationeng
dc.subjectAreas of knowledgeeng
dc.subjectMust-beeng
dc.subjectLearning by doingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO educere ad educare da educação integral em cena, contracena & críticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O EDUCERE AD EDUCARE.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.