Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdam, Ingrid-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1783437602636376por
dc.contributor.advisor1Rosa, Maria Arlete-
dc.contributor.referee1Lüders, Valéria-
dc.contributor.referee2Viana, Ieda-
dc.date.accessioned2018-06-20T18:06:05Z-
dc.date.issued2012-09-26-
dc.identifier.citationAdam, Ingrid. Inclusão escolar: a prática pedagógica a partir do paradigma clínico-médico. 2012. 101 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1393-
dc.description.resumoEste estudo tem como tema a Inclusão Escolar e a Prática Pedagógica a partir do Paradigma clínico-médico da Inclusão. O questionamento inicial foi encontrar o que de fato é o paradigma clínico-médico e sua relação com a prática pedagógica na inclusão. Tendo como principais objetivos: verificar como se estabelece o paradigma clínico-médico presente na inclusão escolar; identificar o perfil do professor; identificar os parâmetros clínico-médico e didático-pedagógico no processo de inclusão e caracterizar a relação do paradigma clínico-médico com a prática do professor, avaliando-se a prática. Como aporte teórico embasou-se em Sacristán (2000) sobre a prática pedagógica, em Beyer (2005), Michels (2006) e Carvalho (2009) sobre inclusão escolar e o paradigma clínico-médico da inclusão, sendo o último referente apenas à temática inclusão escolar. A análise dos dados fundamentou-se na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977). A metodologia utilizou-se da análise documental, com o uso de fontes secundárias como as Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Educação Especial – que contribuíram com a formulação das categorias de análise para o estudo dos depoimentos coletados nas entrevistas realizadas em campo. As categorias que definem o paradigma são: normalidade, correção, dificuldade, deficiência, desempenho e diagnóstico, que permitem verificar a relação com alguns elementos da prática pedagógica – objetivos de ensino, metodologia, atividades, intencionalidade e critérios de avaliação. O estudo mostrou que o paradigma clínico-médico mostra-se intrínseca à prática pedagógica mesmo em professores que apoiam ou são contrários ao processo de inclusão. Também foi percebido que seus traços podem estar presentes na prática ou não, sendo alguns em maior ou menor projeção, dependendo do repertório do profissional.por
dc.description.abstractThis study has as its theme the School Inclusion and Pedagogical Practice from Clinical and Medical Paradigm of Inclusion. The driving question was to find what really is the clinical-medical paradigm and its relation to the pedagogical practice in inclusion. Its main goal is to identify how to establish the paradigm present in clinical and medical school enrollment. In addition to identifying the profile of the teacher, identify the clinico-medicalpedagogical and didactic in the process of inclusion and characterize the relationship of clinical and medical paradigm to the practice of the teacher, to evaluate the practice. For the analysism was used Sacristán (2000) as theoretical about the pedagogical practice, Beyer (2005), Michels (2006) and Carvalho (2009) on school enrollment and clinical-medical paradigm of inclusion, the latter referring only to thematic inclusion. The research was based on the content analysis of Bardin (1977), in document analysis - Secondary sources Journal of Education and Journal of Special Education – that contributed with the formulation of categories of analysis for the study of the interviews collected in the field. The categories that define the paradigm are: normalization, correction, dificulties, disability, performance and diagnostics, which can verify the relationship with some elements of teaching practice - teaching objectives, methodology, activities, intentionality and evaluation criteria. The study showed that the clinical-medical paradigm appears to be intrinsic even teachers who support or oppose the inclusion process. It was also noticed that his features can all be present or not in practice, some being more or less projection, depending on the repertoire of the professional.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-20T18:06:05Z No. of bitstreams: 1 INCLUSAO ESCOLAR.pdf: 706067 bytes, checksum: 3bfa7b066b049587e241416932a608ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-20T18:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INCLUSAO ESCOLAR.pdf: 706067 bytes, checksum: 3bfa7b066b049587e241416932a608ca (MD5) Previous issue date: 2012-09-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectParadigmapor
dc.subjectAspectos clínicos e prática pedagógicapor
dc.subjectSchool enrollmenteng
dc.subjectParadigmeng
dc.subjectClinical and educational practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInclusão escolar: a prática pedagógica a partir do paradigma clínico-médicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INCLUSAO ESCOLAR.pdf689.52 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.