Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1392
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Livros didáticos: gênero, currículo e ideologia na escola primária
???metadata.dc.creator???: Nicareta, Samara Elisana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos , Ademir Valdir dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Teive, Gladys Mary Ghizoni
???metadata.dc.contributor.referee2???: Vechia , Ariclê
???metadata.dc.description.resumo???: Os papeis que a sociedade estabelece para a mulher são cultivados no ambiente cultural com auxílio da escola (LOURO, 2008, 1997; SOUZA, 2005; ROSALDO, 1979). O objetivo desta pesquisa é identificar e discutir a constituição do gênero feminino veiculada nas imagens presentes nos livros didáticos publicados no período entre 1915 e 1969. A metodologia está embasada na análise documental de 33 livros: cartilhas, livros de leitura e de Educação Moral e Cívica. A questão da imagem é abordada conforme Cunha (2007). São predominantes as ilustrações da menina branca, vestido rodado, com cabelos alinhados, laço de fita, acompanhada sempre de brinquedos próprios como bonecas. A menina e a mulher são representadas quase que exclusivamente no ambiente doméstico ou em situações em que há controle e limites físicos estabelecidos. Em oposição, o menino e o homem são representados com variação na vestimenta, tipicamente masculina, localizados em ambientes privados e públicos, em situações que sugerem liberdade. Nas representações de famílias, há dois sujeitos distantes e divididos quanto a seus papeis parentais: o masculino e o feminino. O livro didático da escola primária brasileira traz imagens carregadas de identidades construídas, de comportamentos esperados ou aceitos como normais, propostos por uma dada ideologia. Fica clara a função curricular, de carga ideológica, atribuída ao livro didático ao longo da história. É um instrumento destinado a fixar e assegurar um posicionamento educacional, como veículo privilegiado para inocular regras, comportamentos e padrões sociais.
Abstract: The roles that society sets for women are grown in the cultural environment with the help of the school (LOURO, 2008, 1997; SOUZA, 2005; ROSALDO, 1979). The objective of this research is to identify and discuss the gender question that is present in the images through the textbooks published between 1915 and 1969. The methodology is based on documental analysis of 33 books: textbooks, reading books and manuals of Moral and Civic Education. The image analysis is based on Cunha’s perspectives (2007). Illustrations of the white girl are prominent, wearing dress, beautiful hair, ribbon, always accompanied by toys such as dolls. The girl and woman are represented almost exclusively at home or in situations where there are physical limits and control. In contrast, the boy and man are represented with variation in dress, typically male, located in private and public places, in situations that suggest freedom. In the representations of family, there are two distant subjects divided concerning their parental roles: male and female. The textbook of the Brazilian primary school brings images full of constructed identities, expected behavior or accepted as normal, proposed by a particular ideology. It is clear the curriculum function with an ideological content, attributed to the textbook in history. It is intended to establish and support an educational aim, as a privileged vehicle to inoculate rules, behaviors and social patterns.
Keywords: Livro didático
Gênero
Currículo
Ideologia
Escola primária
Textbook
Gender
Curriculum
Ideology
Primary school
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Nicareta, Samara Elisana. Livros didáticos: gênero, currículo e ideologia na escola primária. 2010. 163 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1392
Issue Date: 26-Mar-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVROS DIDATICOS.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.