Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Marislei Zaremba-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7020774369863899por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Luporini, Teresa Jussara-
dc.contributor.referee2Franco, Adriana de Fátima-
dc.date.accessioned2018-06-20T17:29:32Z-
dc.date.issued2010-07-05-
dc.identifier.citationMartins, Marislei Zaremba. Políticas públicas para a educação infantil: da assistência social à rede municipal de ensino, no município de Ponta Grossa – PR. 2010. 162 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010 .por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1390-
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado em Educação, delineada na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, aborda as Políticas Públicas para a Educação Infantil geradas a partir de 1987, a fim de compreender sua implementação na Rede Municipal de Ensino do Município de Ponta Grossa no período de 2000 a 2005. Considera-se como política pública um programa de ação de um determinado governo, tendo como meta a correção de desajuste social; nesse sentido as políticas educacionais possuem elementos comuns a outras políticas, mas o que as distinguem das demais são suas peculiaridades históricas e sociais. A investigação utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, disponibilizados pelo Ministério de Educação e pela Secretaria Municipal de Educação; bem como, buscou a interlocução com renomados pesquisadores brasileiros a fim de esclarecer os impactos das redefinições teóricas ligadas ao objeto do estudo. O percurso seguido foi: capítulo I – discute as concepções de criança e infância a partir de cruzamento de diferentes olhares; capítulo II – referencia e analisa as Políticas Públicas para a primeira infância no Brasil; capítulo III- aborda a implantação das políticas públicas para a educação infantil no município de Ponta Grossa; conclui-se que a educação infantil no contexto brasileiro está apenas engatinhando, necessitando contar com expressivas políticas públicas e recurso sólidos para que alavanque com segurança e sem tropeçospor
dc.description.abstract.The present report of Master Degree in Education, outlined in the line of Public Politics and management of education, approaches the Public Politics for the Children Education generated from 1987, to comprehend its implementation in the Municipal Schools in the City of Ponta Grossa in the period from 2000 to 2005. It is considered as Public Politic a program of action of a determined government, having as a goal the correction of social misfits, in this way the educational politics have common elements to other politics, but what distinguish them from the others are its historical and social peculiarities. The investigation used bibliographic and documental research, that were made available by the Ministry of Education and by the Municipal Department of Education, as well as, it searched the interlocution with renowed brazilian researchers in order to clarify the impacts of the theorical redefinitions linked to the study object. The route followed was: chapter I- it discusses the conceptions of children and childhood from the crossing of different views; chapter II- it refers and analyses the Public Politics for the first childhood in Brazil; chapter III- approaches the implantation of Public Politics for the Children Education in the City of Ponta Grossa, it is concluded that the Children Education in the Brazilian context is only crawling, and it is necessary to have significant Public Politics and solid resources in order to leverage with security and without stumblingeng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-06-20T17:29:32Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA A EDUCACAO.pdf: 670081 bytes, checksum: 508703a1f7de46c81f115de65a31368e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-20T17:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA A EDUCACAO.pdf: 670081 bytes, checksum: 508703a1f7de46c81f115de65a31368e (MD5) Previous issue date: 2010-07-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectChildren educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas para a educação infantil: da assistência social à rede municipal de ensino, no município de Ponta Grossa – PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS PARA A EDUCACAO.pdf654.38 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.