Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGermann, Paulo Roberto de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0468746259411081por
dc.contributor.advisor1Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.contributor.referee1Falabretti, Ericson Sávio-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee3Ferreira, Naura Syria Carapeta-
dc.date.accessioned2018-06-20T12:06:37Z-
dc.date.issued2011-11-16-
dc.identifier.citationGermann, Paulo Roberto de Souza. Democracia e política educacional no governo Lula. 2011. 118 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1382-
dc.description.resumoO presente estudo analisou, por meio de pesquisa bibliográfica, as políticas públicas educacionais no Brasil, durante o governo Lula perante o que se divulgou ser uma nova forma de relação entre o Estado e a sociedade rumo à promoção de uma democracia mais participativa. O texto apresenta uma análise da democracia como um valor universal mostrando como ela tem sido reinterpretada de diferentes maneiras na atualidade. A partir dessa discussão, foi feita uma abordagem do Estado e da democracia no Brasil como uma forma de contextualizar o Governo Lula e as principais políticas educacionais por ele realizadas. A partir dos documentos de referência do MEC foram destacado aspectos da teoria e da prática democrática no referido Governo, tal como os documentos as divulgaram. O principal foco dessa pesquisa foi o Documento Final da Conferência Nacional de Educação (CONAE) entre outros textos de referência das políticas educacionais no período em questão. A pesquisa efetivou-se pela reconstrução de modelos teóricos de democracia e sua correlação com a educação. Indicou-se, como base crítica, que a democracia como valor universal é indissociável do compromisso com a igualdade, a liberdade e a participação política. Foram contrapostas também concepções liberais, comunitaristas e socialistas de democracia. Mostrou-se que as políticas educacionais do Governo Lula estiveram mais afinadas com o discurso comunitarista da democracia, aproximando também da concepção liberal da mesma. As principais referências para esta pesquisa foram Jean-Jacques Rousseau, Carlos Coutinho, Wanderlei dos Santos, Dermeval Saviani, Luiz Cunha, Luiz Dourado e Jamil Cury.por
dc.description.abstractThe current study is a bibliographical analysis of the educational policies implemented in Brazil during the two Lula administrations with the promotion of a new relationship between the State and society through a more participative democracy. The text presents an analysis of democracy as a universal value, demonstrating how the concept has been reinterpreted in different ways today. Departing from this discussion, it went on to describe the State and democracy in Brazil as a way to contextualize Lula government and the main educational policies it put into practice. Based on documents for reference it emphasized theoretical and democratic practices by the government, taking documents by their words as they were published. The main focus of the research was on the Final Document of the National Conference on Education (CONAE) among other texts of reference of educational policies for the period. The research was framed on the reconstruction of theoretical models of democracy and its correlation with education. It started, as critical base, on the assumption that democracy as a universal value is inseparable from the commitment toward equality, freedom and political participation. Liberal, communitarian and socialist concepts of democracy were compared. The study came to the conclusion that the educational policies of the Lula government were more tuned with the communitarian interpretation, approaching it also to the liberal conception. The main references for this research were Jean-Jacques Rousseau, Carlos Coutinho, Wanderlei dos Santos, Dermeval Saviani, Luiz Cunha, Luiz Dourado and Jamil Cury.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-20T12:06:37Z No. of bitstreams: 1 DEMOCRACIA E POLITICA.pdf: 618726 bytes, checksum: a43eead98c8185f8c58da84f9b1a5009 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-20T12:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMOCRACIA E POLITICA.pdf: 618726 bytes, checksum: a43eead98c8185f8c58da84f9b1a5009 (MD5) Previous issue date: 2011-11-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGoverno Lulapor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectLula governmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDemocracia e política educacional no governo Lulapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEMOCRACIA E POLITICA.pdf604.22 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.