Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1380
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação inicial do enfermeiro sob o paradigma ético-humanista: ênfase às relações interpessoais
???metadata.dc.creator???: Ferla, Josiane Bernart da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gisi, Maria Lourdes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Franco, Adriana de Fátima
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação traz os resultados de uma investigação sobre a formação inicial do enfermeiro e o seu vínculo com o paradigma ético-humanista, dando especial atenção às relações interpessoais. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, do tipo descritivo exploratória. Os sujeitos foram egressos e docentes do curso de Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em 2009, por meio da utilização das técnicas análise documental do Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Enfermagem; aplicação de questionário aos egressos da graduação em Enfermagem; entrevista semi-estruturada aos enfermeiros-docentes da Faculdade Evangélica do Paraná. As informações coletadas foram submetidas à análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias. A primeira categoria, Totalidade/Multidimensionalidade, se integra ao proposto pelas diretrizes curriculares, quando prevê a formação voltada às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, dentro de um contexto de integralidade do ser. A segunda categoria, Interdisciplinaridade/Disciplinaridade/Dicotomia Teoria-Prática, demonstra uma trajetória de formação que permeia a transcendência concreta entre o saber fazer e o saber ser enfermeiro. E, por fim, a terceira categoria, Relações interpessoais/competência interpessoal, que foi considerada pelos sujeitos como um elemento facilitador do processo de trabalho e do desenvolvimento do caráter individual e coletivo do sujeito em formação. Os resultados revelam que, tanto os docentes como discentes percebem a formação acadêmica ainda centrada nos referenciais técnico-científicos, porém com uma intencionalidade real de formação também de competências voltadas às relações humanas. Este estudo permitiu identificar a influência do paradigma ético-humanista proposto pelas diretrizes curriculares no processo de formação do enfermeiro e também permitiu reforçar a necessidade de novas possibilidades de desdobramentos das ideias, no sentido de repensar a formação em enfermagem que seja capaz de fundamentar-se em princípios pedagógicos que visem à totalidade do ser em formação e do ser assistido pelo profissional da saúde.
Abstract: This dissertation gives the results of on investigation into the training of nurses and their link with the ethical-humanist paradigm, giving special attention to interpersonal relationships. The research approach was qualitative, descriptive exploratory. The subjects were graduates and teachers from the School of Nursing. Data collection was performed in 2009 by using the techniques of documentary analysis Project of the undergraduate course in Nursing, application of questionnaire to graduates of undergraduate nursing, semi-structured interviews with teachers of the Evangelical University of Paraná. The data collected were subjected to content analysis, which revealed three categories. The first category, Whole / Multidimensionality integrates with the proposed curriculum guidelines, when considering the background of the various dimensions of the relationship between individual and society, within the context of the whole being. The second category, Interdisciplinary / Disciplinarity / Theory-Practice Dichotomy, shows a trajectory of training that permeates the concrete transcendence between the expertise and knowledge to be a nurse. And finally, the third category, Interpersonal Relations / Interpersonal Skills that were considered by subjects as a facilitator of the work process and the development of individual and collective character of the subject in training. The results indicate that both teachers and students perceive the academic still focused on technical and scientific references, but with a real intent of skills training also focused on human relations. This study revealed the influence of ethical and humanistic paradigm proposed by the curriculum guidelines in the process of nursing education and also has reinforced the need for new opportunities unfolding of ideas, to thing again training in nursing to be able to be based pedagogical principles that address whole of being in training and be assisted by health professionals.
Keywords: Educação
Enfermagem
Paradigma ético-humanista
Relações interpessoais
Education
Nursing
Ethical-humanist paradigm
Interpersonal relation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Ferla, Josiane Bernart da Silva. A formação inicial do enfermeiro sob o paradigma ético-humanista: ênfase às relações interpessoais. 2010.150 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1380
Issue Date: 24-Mar-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMACAO INICIAL.pdf814.05 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.