Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva , Catia Alire Rodrigues Arend da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658604220787688por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee2Horn, Geraldo Balduino-
dc.date.accessioned2018-06-19T12:02:54Z-
dc.date.issued2011-06-15-
dc.identifier.citationSilva , Catia Alire Rodrigues Arend da. Políticas públicas da educação inclusiva de 1990 a 2009: conquistas e contradições na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação básica. 2011. 151 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1370-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda como tema: As políticas públicas de Educação Inclusiva direcionadas à educação Brasileira. Trata-se de uma análise das contradições das políticas públicas a partir da década de 1990 até 2009. Nas duas décadas abordadas, as políticas públicas da educação brasileira para a inclusão de alunos com necessidades especiais evidenciam contradições entre o que se propõe e os limites impostos pelas políticas neoliberais. Apresenta-se como problematização esclarecer como as políticas públicas de inclusão escolar são implementadas na realidade educacional brasileira, quais os fatores que implicam na sua definição e qual a ideologia que embasa suas propostas no período da década de 1990. Como objetivos orientadores da pesquisa elencam-se: compreender como o governo brasileiro tem assumido legalmente os princípios da inclusão a partir da década de 1990; analisar os documentos nacionais que dão sustentação às políticas inclusivas na educação; analisar as políticas de educação inclusiva na sociedade capitalista (neoliberal) como uma conquista do direito humano à educação; realizar uma análise crítica da postura e das ações do Estado no campo das políticas públicas, especialmente na área da Educação Inclusiva. Para a pesquisa contou-se com a análise dos documentos exarados no âmbito do território nacional: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 e o Plano de Desenvolvimento da Educação de 2007, como resultado de um processo historicamente construído para responder a interesses sociais. Elegeram-se para análise do objeto de estudo as categorias: exclusão/inclusão, neoliberalismo, igualdade e cidadania. Metodologicamente o trabalho orientou-se pela perspectiva do materialismo histórico que permite compreender as contradições existentes entre o que é apresentado pelo aspecto legal presente nos documentos analisados e a realidade educativa, entre a implementação de políticas públicas e os interesses inerentes a lógica do capital e a maneira como os alunos com necessidades educacionais especiais estão sendo incluidos na rede regular de ensino. Os limites e as contradições da política neoliberal na perspectiva da educação inclusiva explicitam que a qualidade da educação e a formação para a cidadania destinada ao indivíduo com deficiência pauta-se pelos interesses do mercado.por
dc.description.abstractThis dissertation approaches the theme The Public Policies of Inclusive Education directed at Brazilian Education. This is an analysis of the contradictions of public policy from the 1990s to 2009, in addressed two decades, public policies in Brazilian education by the inclusion of students with special needs reveal contradictions between what is proposed and the limits imposed by neoliberal policies. Presents itself as problem to clarify how the school inclusion public policies are implemented in the Brazilian education reality, which factors involve in its definition and what is the ideology that underlies its proposals in the corresponding period from the 1990s. As objective advisors to understand how the Brazilian government has taken legal principles of inclusion from the 1990s; examine national documents that support inclusive policies in education, analyzing the policies of inclusive education in capitalist society (neoliberal) as an achievement the human right to education, performing a critical analysis of posture and actions of the State in the field of public policies, especially in the area of Inclusive Education. The survey was conducted by analysis of the documents formally drawn up within the national territory: the Law of Directives and Bases of National Education LDB 9394/96 and Plan for Development of Education in 2007 as a result of a historically constructed to respond to social concerns. It is presented for analysis of the study object the following categories: exclusion / inclusion, neoliberalism, equality and citizenship. The perspective of historical materialism enables us to understand the contradictions between what is presented by this legal aspect in the analyzed documents and educational practice, between the implementation of public policies and interests inherent in the logic of capital and the way as the students with special educational needs are being included in regular education. The limits and contradictions of neoliberal policies in the perspective of inclusive education explain that the quality of education and citizenship training for individuals with disabilities to delimit the interests of the market.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-19T12:02:54Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS DA EDUCACAO.pdf: 886913 bytes, checksum: 7dcb9a2089823f26e49239f04e5b9e44 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-19T12:02:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS DA EDUCACAO.pdf: 886913 bytes, checksum: 7dcb9a2089823f26e49239f04e5b9e44 (MD5) Previous issue date: 2011-06-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectSpecial educational needseng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas da educação inclusiva de 1990 a 2009: conquistas e contradições na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS DA EDUCACAO.pdf866.13 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.