Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Adriana Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370278609273613por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe-
dc.contributor.referee1Janowski, Jussara Maria Weigert-
dc.contributor.referee2Germinari, Geyso Dongley-
dc.date.accessioned2018-06-18T18:23:35Z-
dc.date.issued2012-03-21-
dc.identifier.citationFerreira, Adriana Martins. A indisciplina na relação professor-aluno: uma análise com base na teoria dos tipos psicológicos de Jung. 2012. 124 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1368-
dc.description.resumoEsta Dissertação apresenta uma investigação teórica sobre o conceito de indisciplina escolar na relação professor-aluno, na educação básica e superior. De forma a avançar a leitura daquele conceito, explora as contribuições da teoria dos Tipos Psicológicos proposta por Carl Gustav Jung e os estudos sobre indisciplina. Utiliza como método de pesquisa uma modalidade de investigação de Análise Conceitual, denominada Desenvolvimento Conceitual. A contribuição de uma teoria da Psicologia para os estudos da indisciplina escolar se justifica tendo em vista, que para alguns teóricos o tema é um problema interdisciplinar, transversal à pedagogia, que deve ser estudado e pesquisado por outras áreas. A teoria dos Tipos Psicológicos avança o conhecimento sobre o tema e representa uma possibilidade ainda não explorada em pesquisas sobre indisciplina escolar. Possibilita o desenvolvimento do conceito, ampliando a compreensão de como os envolvidos nessa relação possuem expectativas, atitudes, formas de se relacionar e aprender, que podem não ser correspondidas pelo outro. A análise do conceito por meio do método de Desenvolvimento Conceitual foi apresentada em três perspectivas. Na primeira perspectiva, avançamos no entendimento do conceito de indisciplina na relação professor-aluno como uma repressão ou inadequação da função sentimento. Por um lado, argumentamos que o conceito pode ser entendido como uma inadequação pessoal e/ou coletiva dessa função, consequência de séculos de repressão. Por outro lado, o conceito pode ser compreendido como uma falta de habilidade do professor com sua função sentimento. Outra possibilidade de compreensão do conceito seria como uma forma inadequada de expressão dos alunos que possuem a função sentimento mais diferenciada. E por último, o conceito pode ser compreendido como uma exclusão da função sentimento no ensino que privilegia o pensamento. Na segunda perspectiva avançamos no entendimento do conceito de indisciplina na relação professor-aluno a partir da tipologia e da projeção dos envolvidos nessa relação. Por um lado, o conceito pode ser compreendido como uma expressão das diferenças tipológicas e da projeção gerando expectativas nos envolvidos na relação. Por outro, como expectativas que acabam determinando ou concretizando os comportamentos dos alunos. Também como conflitos que surgem entre os envolvidos devido às projeções relacionadas com os tipos de cada um. Por último, o conceito pode ser compreendido quando um determinado aluno assume o papel de “bode expiatório” devido às projeções do professor ou do grupo. Na terceira perspectiva avançamos o conceito de indisciplina na relação professor-aluno a partir das características contrastantes proporcionadas pelas atitudes extroversão e introversão da teoria dos Tipos Psicológicos. Com as atitudes podemos compreender que a forma de se comunicar e reagir a determinadas situações pode ser diferente de acordo com a atitude predominante do indivíduo. Pois cada um parece ver o mundo ou reagir de maneiras muito diferentes.por
dc.description.abstractThis study presents a theoretical investigation about the school indiscipline concept in the teacher-student relationship, in the basic and higher education. In order to advance the reading of that concept, explores the contributions of the proposed theory of Psychological Types by Carl Gustav Jung and the studies of indiscipline. As a research method uses a method of investigation of Conceptual Analysis, called Concept Development. The contribution of a theory of psychology to the study of school indiscipline is justified in view, which for some theorists the subject is an interdisciplinary problem, cross pedagogy, that must be studied and researched in other areas. This dialogue possibility between the themes represented an unprecedented research perspective. To develop the concept of indiscipline in the teacher-student relationship with the Psychological Types theory’s and other important studies contributions enabled us to broaden the understanding on the subject, as well as to explore other readings on the topic. The concept analysis was presented in three perspectives. First, the concept of indiscipline in the teacher-student relationship can be understood as the result either of repression or as feelings inadequacy: a personal or collective inadequacy of the feelings function, the result of centuries of repression; a teacher’s lack of skill in dealing with the student’s feelings function; an inadequate form of expression of students who have a differentiated feelings function; an exclusion of this function in the teaching-learning process, which focuses on thinking. Subsequently, the concept of indiscipline in the teacher-student relationship can be understood from the typology and the projection of those involved in this relationship: as an expression of typologicals and projections differences, generating expectations among the involved in the relationship; as expectations that end up determining or originating the students’ behaviors; as conflicts that arise among the involved because of projections related to the various psychological types; and when a particular student assumes the role of "scapegoat" due to the teacher’s or to the group’s projections. In the third perspective, the concept of indiscipline in teacher-student relationship can be understood from the contrasting features existing in extraversion and introversion attitudes: with these attitudes we may understand that the way somebody communicates and reacts to certain situations may be different according to the individual’s prevailing attitude, since each person seems to see the world or react to it in very different ways.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-18T18:23:35Z No. of bitstreams: 1 A INDISCIPLINA NA.pdf: 787768 bytes, checksum: 4d6e915c1b61258db5b999770e4a7bfc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T18:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A INDISCIPLINA NA.pdf: 787768 bytes, checksum: 4d6e915c1b61258db5b999770e4a7bfc (MD5) Previous issue date: 2012-03-21eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectRelação professor-alunopor
dc.subjectTipos psicológicospor
dc.subjectJungpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher-student relationeng
dc.subjectPsychological typeseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA indisciplina na relação professor-aluno: uma análise com base na teoria dos tipos psicológicos de Jungpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INDISCIPLINA NA.pdf769.3 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.