Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerronato, Caroline de Araujo Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5003799752005532por
dc.contributor.advisor1Viana , Iêda-
dc.contributor.referee1Cortelazzo , Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee2Salomé, Josélia Schwanka-
dc.date.accessioned2018-06-13T14:32:37Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.citationFerronato, Caroline de Araujo Santos. O desenho nas práticas pedagógicas da educação infantil: um estudo de caso em uma escola pública de Curitiba. 2014.120 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1352-
dc.description.resumoApesar de todo o avanço no setor educacional que tem sido observado ultimamente no Brasil, ainda se percebe a falta de importância que é dada ao ensino de Arte, para não dizer o estado de precarização; nesse trabalho, principalmente em relação ao ensino do desenho. Observa-se uma falta de fundamentação teórico-metodológica na prática pedagógica com o uso do desenho infantil, que se deve à secundarização da arte como ação elementar ao desenvolvimento humano, e/ou à má qualidade na formação de professores na área. Este estudo apoia-se nas bases da teoria sócio-histórica a fim de ressaltar a importância do desenvolvimento humano global desde o início da infância, tendo como foco a atividade de desenho nesse processo. Parte-se do pressuposto de que cada sujeito desenvolve seus potenciais imagético-conceituais no seu meio sociocultural, com acesso ou não à cultura sistematizada socialmente, ou seja, conforme o que lhe é ensinado de alguma forma, mesmo que não haja a intenção de transmissão de ideias. Conclui-se que o ato de desenhar é, então, intrínseco ao homem, mas o que vai fazer que a criança siga aperfeiçoando seus traços e ampliando sua bagagem é o contato social: pais/família/escola/mídia; eles exercem uma influência clara e indiscutível nos traços infantis, carregando – por sua vez - características aprendidas no socialmente. Para investigar essas contribuições do ensino do desenho na escola, realizou-se um estudo teórico das obras de autores pertinentes à temática, bem como se utilizou a pesquisa empírica numa turma de pré-escola com sua professora. A partir dessa coleta de dados, foi possível reunir subsídios metodológicos capazes de conduzir ao aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, para uma promoção do desenvolvimento da criança pequena na Educação Infantil.por
dc.description.abstractDespite all the educational progress that has been observed in Brazil, the precariousness and lack of importance given to Art education in the country can still be witnessed, specifically when it comes to teaching drawing. There has been a lack of theoretical and methodological foundation in educational practice directed at children's drawing, which is due to the sidelining of art as an elementary action to human development, and/or the poor professional training in the area. This study emerges from the foundations of socio-historical theory to highlight the importance of a global human development from early childhood, focusing on the drawing activity in this process. This is on the assumption that each person develops its imagery and conceptual potential from the socio-cultural environment in which he/she lives, with access to culture or not, that is, due to what it is "taught" in some way, even if there is not the intention of idea being transmitted. We conclude that the act of drawing is intrinsic to man, but what will make children follow enhancing his features and expanding their knowledge through social contact, parents, family, school and media, which exerts a clear and indisputable influence on children's traits, carrying characteristics learned in the social environment. To investigate these drawing teaching contributions in school, a theoretical study on the relevant authors from the topic and an empirical study with a pre-school class and their teacher were conducted. From this data collection, it was possible to gather methodological elements that can lead to the improvement of pedagogical practices that may promote the optimal development of young children in kindergarten.eng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-06-13T14:32:37Z No. of bitstreams: 1 O DESENHO NAS PRATICAS PEDAGOGICAS.pdf: 2418828 bytes, checksum: 89b0f25d8f6bac542c4fe9f7c090e499 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T14:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O DESENHO NAS PRATICAS PEDAGOGICAS.pdf: 2418828 bytes, checksum: 89b0f25d8f6bac542c4fe9f7c090e499 (MD5) Previous issue date: 2014-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectDesenho infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectHistorical-cultural theoryeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectArt educationeng
dc.subjectChildren's drawingeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO desenho nas práticas pedagógicas da educação infantil: um estudo de caso em uma escola pública de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DESENHO NAS PRATICAS PEDAGOGICAS.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.