Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Adnilson José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195577324115772por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Masson, Gisele-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Nádia Gaiofatto-
dc.contributor.referee4Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2018-05-08T17:57:56Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationSilva, Adnilson José da. A águia do norte definiu o vôo do condor: política e Ideologia na formação escolar profissionalizante nas décadas de 1930 a 1980. 2017. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1277-
dc.description.resumoA pesquisa cujos resultados são aqui apresentados constatou a asserção marxiana de que a história, afinal, é predominantemente a história da luta de classes. Balizaram esta pesquisa os objetivos de buscar evidências da coerência entre fundamentos do desenvolvimento econômico exarados dos âmbitos governamentais e acadêmicos dos Estados Unidos da América (EUA) e políticas econômicas implementadas no Brasil nas décadas de 1930 a 1980; identificar alinhamentos do Brasil com os EUA também em setores da vida política e cultural que favorecessem ideologicamente o projeto imperialista expresso no taylorismo/fordismo; apurar, nas relações entre EUA e Brasil, a ocorrência de fundamentos educacionais geradores de subalternidade entre os trabalhadores brasileiros; verificar se, havendo influência ideológica, materializou-se a ideologia imperialista na legislação própria das políticas educacionais brasileiras voltadas para a formação escolar profissionalizante no nível médio de ensino. O referencial teórico adotado foi o materialismo histórico, uma vez que a pesquisa buscou compreender a materialização da ideologia imperialista na legislação educacional brasileira deslindando a hegemonia do taylorismo/fordismo como princípio regulador do trabalho e da sociedade em três blocos históricos orgânicos que se estendem da década de 1930 à de 1980. Tal bloco abrigou transações internacionais desde supostas ajudas econômicas até consórcios militares. Orgânicas às doutrinas políticas que foram enunciadas pelos presidentes dos EUA e à literatura clássica do liberalismo econômico, obras que tratam da racionalização da produção, da formação de trabalhadores segundo a teoria do capital humano e do desenvolvimentismo etapista que ranqueou nações conforme os seus respectivos níveis de industrialização deram suporte acadêmico à ideologia subjacente na legislação sobre a formação escolar profissionalizante no Brasil, independentemente do regime de governo em vigor e da filiação partidária dos governantes. No contexto dessa formação configurou-se um perfil considerado adequado ao trabalhador brasileiro, o qual sintetizou, além de treinamento para funções operacionais no sistema produtivo predominantemente estrangeiro, também aspectos do cristianismo integrista e do civismo militarista. O capitalismo e setores hegemônicos do cristianismo tornaram-se orgânicos e tiveram expressão própria na doutrina de segurança nacional estimulando e beneficiando-se de perspectivas conservadoras como o anticomunismo. Estabeleceu-se na legislação educacional e em dispositivos governamentais a ela vinculados uma formação cívicoreligiosa avessa ao ideário comunista, logo, preventiva à revolução entre a classe trabalhadora.por
dc.description.abstractThe research results which are presented here corroborated the Marxian assertion that the history is mainly class struggle. This research was guided by the objectives of finding evidences between the fundaments of economic development registered on the governmental and academic scopes in the United States of America (USA) and economic policies implemented in Brazil between the decades of 1930 to 1980; identifying alignments between Brazil and USA also in sectors of political and cultural range which could support the imperialist project expressed in Taylorism/Fordism; finding, in the relations between USA and Brazil, occurrences of educational fundamentals which generates subalternity among the Brazilian workers; verify if, having ideologic influence, the imperialist ideology materialized itself in the legislation of the Brazilian educational policies focused on the vocational training at the secondary level of education. The theoretical reference used was the historical materialism, since this research sought comprehend the materialization of the imperialist ideology on the Brazilian educational legislation, unpinning the supremacy of the Taylorism/Fordism as the work and society’s regulatory principle between the decades 1930 to 1980. Such block housed international transactions, from supposed economic aids to military consortia. Inherent to the political doctrines that were enunciated by the presidents of the USA and the classic literature of economic liberalism, works about the rationalization of production, the training of workers according to the theory of human capital and statist developmentalism which ranked nations according to its industrialization levels gave academic support to the subjacent ideology in the legislation about vocational training in Brazil, regardless of the regime of government in force and the party affiliation of the rulers. In the context of this formation, a profile was considered appropriate to the Brazilian worker, who synthesized, in addition to training for operational functions in the predominantly foreign productive system, also aspects of fundamentalist Christianity and militaristic civism. Capitalism and hegemonic sectors of Christianity have become organic and have had their own expression in the doctrine of national security by stimulating and benefiting from conservative perspectives such as anti-communism. It was established in the educational legislation and governmental devices for a civic-religious formation averse to the communist ideology, thus, preventive to the revolution among the working class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-08T17:57:56Z No. of bitstreams: 1 A ÁGUIA DO NORTE.pdf: 5524959 bytes, checksum: dfbd801263364423bb5705d16f42d55c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T17:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A ÁGUIA DO NORTE.pdf: 5524959 bytes, checksum: dfbd801263364423bb5705d16f42d55c (MD5) Previous issue date: 2017-08-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectFormação escolar profissionalizantepor
dc.subjectImperialismopor
dc.subjectEducação cívico-religiosapor
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectVocational trainingeng
dc.subjectImperialismeng
dc.subjectCivicreligious educationeng
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleA águia do norte definiu o vôo do condor: política e Ideologia na formação escolar profissionalizante nas décadas de 1930 a 1980por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ÁGUIA DO NORTE.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.