Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKokott, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2030493762914442por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe-
dc.contributor.referee1Carrasco, Pablo Javier Castro-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.date.accessioned2018-05-08T13:25:43Z-
dc.date.issued2017-05-23-
dc.identifier.citationKokott, Vanessa. Cuidado ético e convivência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1268-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma investigação qualitativa, exploratória e analítica, com foco na construção da convivência entre alunos nos anos iniciais no Ensino Fundamental sob a perspectiva de práticas de cuidado ético. Na primeira parte da pesquisa, apresentamos um capítulo que explora a educação contemporânea e a ética do cuidado, e outro que aborda a convivência escolar. O referencial teórico foi elaborado a partir de autores como Morin (2003, 2007, 2007a, 2011, 2016), Baptista (2005), UNESCO (2016), Delors (2010), Gómez (2007), Fierro Evans (2013), Fierro Evans e Mena (2008), Fierro Evans e Carbajal (2003), Fierro Evans et al. (2013), Fierro Evans e Tapia (2013), Mena e Romagnoli (1993), Mena e Ramírez (2003), Garcia (2016), Noddings (1988, 1996, 1999, 2002a, 2002b, 2003, 2005, 2006, 2010, 2010a), Boff (2012, 2013, 2014), Verdera (2009, 2010, 2012), entre outros. Na segunda parte, trazemos o capítulo da metodologia de pesquisa, o qual apresenta o trabalho de campo, que tem por objetivo identificar as práticas educativas de cuidado ético exercidas por um grupo de professores e coordenadores para a construção da convivência entre alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados em campo, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, seguindo diretrizes encontradas em Triviños (1987) e Minayo (2013), com 7 professores e 2 coordenadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que possuem experiências significativas relacionadas à convivência e ao cuidado ético entre alunos daquele nível de ensino. A seleção seguiu critérios de amostragem intencional por intensidade, fundamentada em Patton (1990). No que se refere à interpretação dos dados coletados, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (1988). Como resultado da análise do conteúdo das entrevistas, elaboramos as seguintes categorias: convivência moral, convivência afetiva, personificar uma referência moral, orientar a convivência pelo diálogo verdadeiro, ação solidária na escola, presença amorosa e proximidade cotidiana contínua. Baseados na análise e interpretação destas categorias, identificamos que as práticas educativas de cuidado ético exercidas pelos professores e coordenadores, naquela escola, englobam o diálogo verdadeiro, as atividades em que os alunos prestam ajuda solidária e a proximidade cotidiana contínua entre todos os envolvidos no processo educativo. Tais aspectos são fundamentais à construção da convivência entre alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a qualitative, exploratory and analytical investigation, focusing on the construction of the coexistence among students in the initial years in Elementary School from the perspective of ethical care practices. In the first part of the research, we present a chapter that explores contemporary education and the ethics of care, and another that deals with school coexistence. The theoretical framework was developed by authors such as, Morin (2003, 2007, 2007a, 2011, 2016), Baptista (2005), UNESCO (2016), Delors (2010), Gómez (2007), Fierro Evans (2013), Fierro Evans and Mena (2008), Fierro Evans and Carbajal (2003), Fierro Evans et al. (2013), Fierro Evans and Tapia (2013), Mena and Romagnoli (1993), Mena and Ramírez (2003), Garcia (2016), Noddings (1988, 1996, 1999, 2002a, 2002b, 2003, 2005, 2006, 2010, 2010a), Boff (2012, 2013, 2014), Verdera (2009, 2010, 2012), among others. In the second section, we present the research methodology, which presents the field work, which aims to identify the educational practices of ethical care exercised by a group of teachers and coordinators to build the coexistence between students in the early years of Elementary School . For data collection in the field, semi-structured interviews were applied, following guidelines found in Triviños (1987) and Minayo (2013), with 7 teachers and 2 coordinators who work in the initial years of Elementary Education, and who have significant experiences related to coexistence And ethical care among students at that level of education. The selection followed criteria of intentional sampling by intensity, based on Patton (1990). Regarding the interpretation of the collected data, the Content Analysis method, proposed by Bardin (1988), was used. As a result of the analysis of the content of the interviews, we developed the following categories: moral coexistence, affective coexistence, personifying a moral reference, guiding coexistence through true dialogue, solidarity action in school, loving presence and continuous daily closeness. Based on the analysis and interpretation of the categories, we identified the ethical care practices practiced by the teachers and coordinators in that school, which encompass true dialogue, the activities in which the students provide solidary help, and the continuous daily closeness between all Involved in the educational process. These aspects are fundamental to the construction of coexistence between students in the initial years of Elementary School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-08T13:15:37Z No. of bitstreams: 1 CUIDADO ÉTICO.pdf: 938458 bytes, checksum: 2dd1e29909b0ef0a44d253ceaa9d664b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-05-08T13:25:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CUIDADO ÉTICO.pdf: 938458 bytes, checksum: 2dd1e29909b0ef0a44d253ceaa9d664b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T13:25:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CUIDADO ÉTICO.pdf: 938458 bytes, checksum: 2dd1e29909b0ef0a44d253ceaa9d664b (MD5) Previous issue date: 2017-05-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectConvivênciapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEarly years of elementary educationeng
dc.subjectSchool coexistenceeng
dc.subjectEthical carepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCuidado ético e convivência nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CUIDADO ÉTICO.pdf916.46 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.