Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1239
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Concepções teóricas e práticas da psicologia social comunitária nos cursos de psicologia nas instituições de ensino superior no nordeste brasileiro
???metadata.dc.creator???: Santos, Adriana Pereira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kafrouni, Roberta
???metadata.dc.contributor.referee1???: Paiva, Ilana Lemos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferraciolli, Marcos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa consiste em realizar uma investigação das concepções teóricas e práticas da Psicologia Social Comunitária (PSC) nos cursos de Psicologia das Instituições de Educação Superior (IES) no Nordeste do Brasil, a partir de um olhar sobre as teorias e práticas relacionadas à formação do psicólogo e a consolidação da Psicologia nos campos de atuação psi onde as práticas comunitárias se fazem necessárias. Parte-se da compreensão de que a Psicologia Social Comunitária se apresenta como alternativa à uma mudança social, tendo sido uma das correntes que compõem o movimento de crítica da Psicologia no Brasil. As concepções teóricas e práticas inseridas no contexto pedagógico, principalmente no que diz respeito a formação e intervenção em Psicologia Social Comunitária foi problematizada no sentido de se levantar elementos que contribuam para uma análise do panorama da Psicologia Social Comunitária enquanto disciplina ministrada nas IES do Nordeste brasileiro. Os objetivos específicos tiveram como base a identificação das IES no Nordeste do Brasil que ofertam o curso de graduação em Psicologia e a análise do referencial bibliográfico e ementário relacionado à disciplina de PSC e ou/similares. A metodologia é qualitativa, mediante análise dos programas das disciplinas de PSC e/ou similares de 131 IES no Nordeste brasileiro que ofertam o curso de graduação em Psicologia. Os dados gerados foram analisados à partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2006). Ao final constatou-se que a PSC como disciplina se consolidou no Nordeste brasileiro com uma identidade própria, muito embora tenha sido constatado fragilidade no que se refere à dimensão das ênfases e estágios que são oferecidos, sugerindo a importância de serem revisadas por parte das IES, no sentido de que mudanças são necessárias para uma atuação consoante aos princípios norteadores da PSC que só poderão ocorrer se os espaços acadêmicos e profissionais se transformarem em um processo de reflexão crítica e produção de novos saberes aliados à prática.
Abstract: This research consists of an investigation of the theoretical and practical conceptions of Community Social Psychology (PSC) in the Psychology courses of Higher Education Institutions (IES) in the Northeast of Brazil, from a look at the theories and practices related to the formation of Psychologist and the consolidation of Psychology in the psi fields where community practices are necessary. It begins with the understanding that Community Social Psychology presents itself as an alternative to social change, having been one of the currents that make up the critical movement of Psychology in Brazil. Theoretical and practical conceptions inserted in the pedagogical context, mainly in what concerns the formation and intervention in Community Social Psychology, was problematized in the sense of raising elements that contribute to an analysis of the panorama of Community Social Psychology as a discipline taught in the IES of the Northeast of Brazil. The specific objectives were based on the identification of the IES in the Northeast of Brazil that offer the undergraduate course in Psychology and the analysis of the bibliographic reference and reference related to the discipline of PSC and / or similar. The methodology is qualitative, through analysis of the programs of the PSC and / or similar subjects of 131 IESs in the Brazilian Northeast that offer the undergraduate course in Psychology. The data generated were analyzed from the Content Analysis (Bardin, 2006). At the end, it was verified that the PSC as a discipline was consolidated in the Brazilian Northeast with its own identity, although fragility was verified regarding the dimension of the emphases and stages that are offered, suggesting the importance of being reviewed by IESs , In the sense that changes are necessary to act according to the guiding principles of the PSC that can only occur if the academic and professional spaces become a process of critical reflection and production of new knowledge allied to the practice.
Keywords: Psicologia
Psicologia social comunitária
Formação do psicólogo
Práticas comunitárias
Psychology
Community social psychology
Psychologist training
Community practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Santos, Adriana Pereira dos. Concepções teóricas e práticas da psicologia social comunitária nos cursos de psicologia nas instituições de ensino superior no nordeste brasileiro. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1239
Issue Date: 15-May-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONCEPÇÕES TEÓRICAS.pdf709.56 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.