Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1201
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As práticas pedagógicas nas escolas de tempo integral do município de Curitiba (1988-2017)
???metadata.dc.creator???: Mormito, Daniele de Fátima Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Viana, Iêda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sigwalt, Carmem Sá Brito
???metadata.dc.contributor.referee2???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto desta pesquisa são as práticas pedagógicas das escolas públicas de tempo integral do município de Curitiba. A pesquisa justifica-se pelo fato dessa modalidade de escola ser uma tendência na Educação brasileira atual, com a possibilidade de serem realizados estudos em diferentes vertentes. O objetivo geral é investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas em tempo integral da rede municipal de ensino de Curitiba, destacando aquelas que mais contribuíram para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa histórica que terá os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar o contexto histórico, econômico, político e social em que foram implantadas as escolas de tempo integral; 2) levantar dados que caracterizem as práticas pedagógicas dentro do recorte temporal estabelecido (1988 a 2017); 3) analisar as mudanças e permanências nas práticas pedagógicas desenvolvidas nessas escolas. Para isso foi realizado um levantamento de dados documentais junto ao Arquivo Público Municipal, a fim de conhecer o projeto inicial de implantação dessa modalidade de escola e os elementos que compõe as práticas pedagógicas desenvolvidas nos primeiros anos da escola de tempo integral no município, além de consultar o arquivo de escolas em tempo integral. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos selecionados para a pesquisa. Alguns referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa remetem a ARROYO, BORDIEU, CAVALIERE, ESCOLANO, FRAGO, FREIRE, GADOTTI, GUARÁ JULIA, SAVIANI e VEIGA. A questão norteadora busca responder qual o resultado da experiência de escola de tempo integral em Curitiba para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem? O trabalho está estruturado em quatro capítulos: o primeiro apresenta um histórico da escola de tempo integral no Brasil e uma experiência de cada região. O segundo aborda o projeto inicial e as práticas pedagógicas dos primeiros anos de implantação da escola de tempo integral de Curitiba. O terceiro capítulo trata do Centro de Educação Integral Beta, enfocando tempo e espaço escolares, corpo docente, corpo discente, publicação (jornal), currículo, saberes, aprendizagem, normas e práticas pedagógicas. Por fim, o quarto capítulo refere-se ás permanências e mudanças nas práticas pedagógicas desenvolvidas no período investigado, considerando as dimensões: currículo e proposta pedagógica, tempo, espaço e perfil docente
Abstract: The objective of this research is the pedagogical practices of the public schools of the municipality of Curitiba. The research is justified by the fact that this modality of school is a trend in the current Brazilian Education, with the possibility of carrying out studies in different areas. The general objective is to investigate the pedagogical practices developed in full-time schools of the Curitiba municipal school system, highlighting those that contributed most to the improvement of teaching and learning quality. It is a historical research that will have the following specific objectives: 1) characterize the historical, economic, political and social context in which full-time schools were implemented; 2) to collect data that characterize pedagogical practices within the established time frame (1988 to 2017); 3) to analyze the changes and permanences in the pedagogical practices developed in these schools. For this purpose, a documentary survey was carried out with the Municipal Public Archives, in order to know the initial project of implantation of this modality of school and the elements that compose the pedagogical practices developed in the first years of the full time school in the municipality, besides check the archive of full-time schools. Semi-structured interviews were also conducted with the subjects selected for the research. Some theoretical references that base this research refer to ARROYO, BORDIEU, CAVALIERE, ESCOLANO, FRAGO, FREIRE, GADOTTI, GUARÁ JULIA, SAVIANI and VEIGA. The guiding question seeks to answer the result of the full-time school experience in Curitiba to improve the teaching and learning process? The work is structured in four chapters: the first presents a history of the full-time school in Brazil and an experience of each region. The second deals with the initial project and pedagogical practices of the first years of implementation of the full-time school in Curitiba. The third chapter deals with the Beta Comprehensive Education Center, focusing on school time and space, faculty, student body, publication (newspaper), curriculum, knowledge, learning, norms and pedagogical practices. Finally, the fourth chapter refers to the permanences and changes in the pedagogical practices developed during the period investigated, considering the dimensions: curriculum and pedagogical proposal, time, space and teacher profile.
Keywords: Escola de tempo integral
Práticas pedagógicas
Processo de ensino e aprendizagem
Curitiba
Integral school
Pedagogical practices
Teaching and learning process
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Mormito, Daniele de Fátima Santos. As práticas pedagógicas nas escolas de tempo integral do município de Curitiba (1988-2017). 2018.181 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1201
Issue Date: 26-Mar-2018
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.