Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2117
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Humor e complexidade: o cinema de Roy Andersson
???metadata.dc.creator???: Souza, Lucas Soares de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fischer, Sandra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vaz, Aline
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Marcelo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mendes, Maria Cristina
???metadata.dc.contributor.referee4???: Nascimento, Maurício Augusto Pimentel Liesen
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa dedica-se à investigação do humor tragicômico observado no cinema do cineasta sueco Roy Andersson, com destaque ao objeto de pesquisa investigado neste trabalho, isto é, a Trilogia do ser humano, composta por Canções do segundo andar (2000); Vocês, os vivos (2007) e Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência (2014). Denominamos humor complexo a modalidade de humor tragicômico elaborado por Andersson, em diálogo com sua noção de imagem complexa, delineada por meio do entendimento de que os aspectos formais de um filme alteram significativamente seus impactos afetivos e políticos. Ao passo que a imagem complexa promove o processo de auto investigação do espectador com relação ao seu olhar, o humor complexo promove a reflexão e a investigação acerca dos processos afetivos e políticos em operação no fenômeno do humor. Em ambos, existe a responsabilização do espectador perante a imagem, no sentido de expor a necessidade de reflexão sobre a moralidade acompanhada do ato de testemunhar. Evidenciando o campo do sintoma social, a trilogia reatualiza o tensionamento entre os impulsos trágicos e cômicos da existência humana ao elaborar o caráter errático dos personagens construídos. Em paralelo ao corpus principal, são analisados outros trabalhos de ordem teórica e artística do diretor, de modo a sustentar a tese de que o humor complexo é um elemento medular da imagem complexa e se estabelece como um modo de reflexão poética acerca das experiências subjetivas na contemporaneidade.
Abstract: The research is dedicated to investigate the tragicomic humor observed in the cinema of Swedish filmmaker Roy Andersson, with an emphasis on the object of research investigated in this paper, that is, the Living Trilogy, made up of Songs from the second floor (2000); You, the living (2007) and A pigeon landed on a branch reflecting on existence (2014). We call complex humor the form of tragicomic humor elaborated by Andersson, in dialogue with his notion of complex image, delineated through the understanding that the formal aspects of a film significantly alter its affective and political impacts. While the complex image promotes the spectator's process of self-investigation in relation to their gaze, complex humor promotes reflection and investigation into the affective and political processes at work in the phenomenon of humor. In both, the viewer is held accountable to the image, in the sense of exposing the need for reflection on morality accompanied by the act of bearing witness. Highlighting the field of the social symptom, the trilogy brings up to date the tension between the tragic and comic impulses of human existence by elaborating on the erratic nature of the characters constructed. In parallel to the main corpus, other theoretical and artistic works by the director are analyzed in order to support the thesis that complex humor is a medullary element of the complex image and establishes itself as a mode of poetic reflection on subjective experiences in contemporary times.
La tesis se dedica a investigar el humor tragicómico observado en el cine de Roy Andersson, con énfasis en la Trilogía del ser humano, compuesta por Canciones del segundo piso (2000); La comedia de la vida (2007) y Una paloma se posó en una rama a reflexionar sobre la existencia (2014). Llamamos humor complejo a la forma de humor tragicómico elaborada por Andersson, en diálogo con su noción de imagen compleja, delineada a través de la comprensión de que los aspectos formales de una película alteran significativamente sus impactos afectivos y políticos. Mientras que la imagen compleja promueve el proceso de auto-investigación del espectador en relación a su mirada, el humor complejo promueve la reflexión y la investigación sobre los procesos afectivos y políticos que operan en el fenómeno del humor. En ambas, el espectador se responsabiliza ante la imagen, en el sentido de exponer la necesidad de una reflexión sobre la moral acompañada del acto de dar testimonio. Evidenciando el campo del síntoma social, la trilogía reactualiza la tensión entre los impulsos trágicos y cómicos de la existencia humana elaborando el carácter errático de los personajes construidos. Paralelamente al corpus principal, se analizan otras obras teóricas y artísticas del director para apoyar la tesis de que el humor complejo es un elemento medular de la imagen compleja y se establece como modo de reflexión poética sobre las experiencias subjetivas en la época contemporánea.
Keywords: Roy Andersson
Trilogia do ser humano
Humor complexo
Imagem complexa
Tragicomédia
Roy Andersson
La trilogía de la vida
Humor complejo
Imagen compleja
Tragicomedia
Roy Andersson
The living trilogy
Complex humor
Complex image
Tragicomedy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Souza, Lucas Soares de. Humor e complexidade: o cinema de Roy Andersson. 2025. 169 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2117
Issue Date: 8-Dec-2025
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HUMOR E COMPLEXIDADE.pdf205.92 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.