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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Diagnóstico precoce da perda auditiva na infância: elaboração de um material educativo para enfermeiros da atenção primária à saúde
???metadata.dc.creator???: Saragossa, Marly 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fidêncio, Vanessa Luisa Destro
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Santos, Rosane Sampaio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lüders, Débora
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lobato, Diolen Conceição Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A intervenção precoce nos casos de perda auditiva é imprescindível para minimizar os seus impactos. Considerando que a atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS) inclui a consulta de puericultura, que avalia a criança em seus primeiros dois anos de vida, esse profissional pode ser um grande aliado no diagnóstico precoce das alterações auditivas. Assim, promover o conhecimento de enfermeiros atuantes na APS a respeito da temática é uma estratégia que pode contribuir para favorecer o diagnóstico e intervenção precoces e, consequentemente, minimizar as consequências negativas da perda auditiva na infância, melhorando o cuidado em saúde. Objetivo: Elaborar um material educativo para orientação de enfermeiros sobre o diagnóstico e intervenção precoce da perda auditiva na infância. Metodologia: O estudo foi dividido em quatro etapas, que contemplaram: (1) avaliação do conhecimento de enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre a perda auditiva na infância, por meio de aplicação de um questionário composto por 20 questões, dividido em quatro domínios; (2) elaboração de um material educativo para orientação de enfermeiros sobre o diagnóstico e intervenção precoce da perda auditiva na infância; (3) validação do material elaborado por juízes especialistas (fonoaudiólogos) selecionados por meio de amostragem tipo bola de neve e análise do Currículo Lattes, que responderam ao instrumento Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES); e (4) validação do material elaborado pelo público-alvo (enfermeiros da APS), por meio do questionário Suitability Assessment of Materials (SAM). Resultados: Participaram da primeira etapa 52 indivíduos (32 enfermeiros e 20 estudantes de enfermagem). Não houve diferença significativa entre os grupos com relação a pontuação total do questionário ou entre os resultados dos diferentes domínios (p>0,05). Na segunda etapa, foi elaborado um e-book composto por 9 domínios, distribuídos em 22 páginas. Dez fonoaudiólogos juízes responderam ao IVCES e o índice de validade de conteúdo global do ebook foi de 0,99. Na avaliação pelo público-alvo, dez enfermeiros responderam ao SAM, cujo escore final foi de 89,75%, indicando que os avaliadores consideraram o material elaborado como adequado. Conclusão: A presente dissertação oferece uma contribuição relevante tanto para a prática profissional quanto para o ensino na área da enfermagem, ao disponibilizar um instrumento educativo validado, capaz de apoiar os enfermeiros na detecção precoce da perda auditiva na infância e destacar a necessidade de que sejam pensadas estratégias durante o processo formativo de alunos de graduação em enfermagem voltadas à saúde auditiva.
Abstract: Introduction: Early intervention in cases of hearing loss is essential to minimize its impacts. Considering that the nurse’s role in Primary Health Care (PHC) includes the child health consultation, which assesses children during their first two years of life, this professional can be a key ally in the early diagnosis of hearing impairments. Thus, promoting the knowledge of nurses working in PHC about this topic is a strategy that can contribute to early diagnosis and intervention, consequently minimizing the negative consequences of hearing loss in childhood and improving healthcare. Objective: To develop educational material to guide nurses on the early diagnosis and intervention of hearing loss in childhood. Methodology: The study was divided into four stages: (1) evaluation of the knowledge of nurses and nursing students about hearing loss in childhood, through the application of a questionnaire consisting of 20 questions divided into four domains; (2) development of educational material to guide nurses on the early diagnosis and intervention of hearing loss in childhood; (3) validation of the material by expert judges (speech therapists) selected through snowball sampling and analysis of their Lattes Curriculum, who answered the Educational Content Validation Instrument in Health (IVCES); and (4) validation of the material by the target audience (nurses from PHC), through the Suitability Assessment of Materials (SAM) questionnaire. Results: In the first stage, 52 individuals participated (32 nurses and 20 nursing students). There was no significant difference between the groups in terms of total questionnaire scores or in the results of the different domains (p > 0.05). In the second stage, an e-book consisting of 9 domains and 22 pages was developed. Ten audiologist judges completed the IVCES, and the global content validity index of the e-book was 0.99. In the evaluation by the target audience, ten nurses completed the SAM, which resulted in a final score of 89.75%, indicating that the material was considered adequate by the evaluators. Conclusion: This dissertation offers a relevant contribution both to professional practice and nursing education by providing a validated educational tool capable of supporting nurses in the early detection of childhood hearing loss. It also highlights the need to develop strategies within undergraduate nursing education that focus on hearing health.
Keywords: Enfermeiros
Conhecimento
Perda auditiva
Educação em saúde
Atenção primária à saúde
Cuidado da criança
Nurses
Knowledg
Hearing loss
Health education
Primary health care
Child care
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Saúde da Comunicação Humana
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Saúde da Comunicação Humana
Citation: Saragossa, Marly. Diagnóstico precoce da perda auditiva na infância: elaboração de um material educativo para enfermeiros da atenção primária à saúde. 2025. 95 f. Dissertação( Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2111
Issue Date: 4-Jul-2025
Appears in Collections:MESTRADO EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA

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