Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2107
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Políticas de Santa Catarina para o segundo professor de turma (2018-2024): precarização, atomização e efeito de isolamento
???metadata.dc.creator???: Schmitz, Iara Helena Voos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lazagna, Ângela
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, João Henrique da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Bufrem, Leilah Santiago
???metadata.dc.contributor.referee4???: Pereira , Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisou a carreira dos Segundos Professores de Turma (SPT) em Santa Catarina, criados para apoiar a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Constatou-se que esses profissionais enfrentam precarização, atomização e isolamento da luta de classes, sendo mobilizados como agentes do consenso inclusivo. O estudo investigou as políticas públicas voltadas à carreira docente dos SPTs, com foco nas condições de trabalho e nos processos de fragilização enfrentados entre 2018 e 2024. Os objetivos específicos, contribuíram em: a) Investigar as categorias atomização e efeito de isolamento em Nicos Poulantzas, b) analisar a política pública inclusiva nacional e a política pública para a educação especial em Santa Catarina; c)Analisar qual política pública estadual estava em movimento para a carreira docente do segundo professor em SC; d) Examinar a relação das políticas públicas inclusivas com o estado capitalista na categoria segundo professor; e)Investigar a realidade do segundo professor da rede estadual de ensino em Joinville SC, com relação as suas condições objetivas de trabalho, atomização e isolamento de classe, seu protagonismo na criação do consenso inclusivo na rede e a carreira docente como segundo professor no magistério público estadual catarinense. Pesquisas anteriores revelaram instabilidade e rotatividade deste professor na rede catarinense. O referencial teórico está ancorado na obra de Nicos Poulantzas (1968),edição de 2019, nas categorias atomização e efeito de isolamento e nas contribuições de seus interlocutores. A problemática da pesquisa investigou a realidade vivida pelos SPTs na rede estadual catarinense, inseridos como trabalhadores no magistério, a partir de suas condições objetivas de trabalho e carreira docente. A abordagem metodológica da pesquisa realizou análises bibliográficas, documentais e bibliométricas, a última, com o uso do software IRaMuTeQ para análise de estudos que abordassem os SPTs. Foram realizados questionários de pesquisa com os SPT na regional de Joinville, com um coordenador do SINTE/SC e uma deputada estadual catarinense em exercício, adotadas para investigar o movimento e as contradições da política pública em torno dessa função docente. Os resultados indicam um cenário de precarização e instabilidade, marcado majoritariamente por contratações temporárias, ausência de regulamentação do cargo e perda de direitos. Com efeito, evidencia a atomização e o isolamento desses profissionais da luta coletiva por valorização e carreira. Não houve na série histórica de 2018-2024 concurso público para o cargo de SPTs na rede estadual pública catarinense, portanto, constatamos a ausência de carreira docente na modalidade da educação especial nesta rede de ensino. Conclui-se que a política de Estado e da educação especial catarinense, para além do discurso inclusivo, precisam reconhecer e valorizar o trabalho docente dos SPTs, garantindo-lhes estabilidade, carreira docente e condições adequadas para promover a educação na perspectiva inclusiva nas classes regulares.
Abstract: The research analyzed the career of Second Teachers of the Class (SPT) in Santa Catarina, created to support the inclusion of students with disabilities in mainstream education. It was found that these professionals face precarious working conditions, atomization, and isolation from the class struggle, being mobilized as agents of the inclusive consensus. The study investigated public policies related to the teaching career of SPTs, focusing on their working conditions and the processes of fragilization they experienced between 2018 and 2024. The specific objectives were to: a) investigate the categories of atomization and the effect of isolation in Nicos Poulantzas; b) analyze national inclusive public policy and special education policy in Santa Catarina; c) examine which state public policy was in motion for the teaching career of second teachers in SC; d) analyze the relationship between inclusive public policies and the capitalist state in the category of second teachers; e) investigate the reality of second teachers in the state school system in Joinville, SC, regarding their objective working conditions, atomization, and class isolation, their role in creating inclusive consensus in the network, and their teaching career as second teachers in the Santa Catarina state public school system. Previous studies revealed instability and turnover among these teachers in the Santa Catarina network. The theoretical framework is anchored in the work of Nicos Poulantzas (1968), 2019 edition, in the categories of atomization and the effect of isolation, and in the contributions of his interlocutors. The research problem examined the reality experienced by SPTs in the Santa Catarina state school system, positioned as workers in the teaching profession, based on their objective working conditions and teaching career. The methodological approach included bibliographic, documentary, and bibliometric analyses, the latter using the IRaMuTeQ software to analyze studies addressing SPTs. Research questionnaires were applied to SPTs in the Joinville region, to a coordinator of SINTE/SC, and to a state deputy of Santa Catarina in office, adopted to investigate the dynamics and contradictions of public policy surrounding this teaching function. The results indicate a scenario of precarization and instability, marked mainly by temporary contracts, lack of job regulation, and loss of rights. Consequently, they highlight the atomization and isolation of these professionals from the collective struggle for appreciation and career advancement. Between 2018 and 2024, there were no public examinations for the SPT position in the Santa Catarina state public school system; thus, we verified the absence of a teaching career in the modality of special education within this school network. We conclude that state policy and special education policy in Santa Catarina, beyond the inclusive discourse, need to recognize and value the teaching work of SPTs, guaranteeing them stability, a teaching career, and adequate conditions to promote education from an inclusive perspective in mainstream classrooms.
La investigación analizó la carrera de los Segundos Profesores de Clase (SPT) en Santa Catarina, creados para apoyar la inclusión de estudiantes con discapacidad en la enseñanza regular. Se constató que estos profesionales enfrentan precarización, atomización y aislamiento de la lucha de clases, siendo movilizados como agentes del consenso inclusivo. El estudio investigó las políticas públicas dirigidas a la carrera docente de los SPT, con énfasis en sus condiciones de trabajo y en los procesos de fragilización que enfrentaron entre 2018 y 2024. Los objetivos específicos contribuyeron a: a) investigar las categorías de atomización y efecto de aislamiento en Nicos Poulantzas; b) analizar la política pública inclusiva nacional y la política pública para la educación especial en Santa Catarina; c) examinar qué política pública estatal estaba en movimiento para la carrera docente del segundo profesor en SC; d) analizar la relación de las políticas inclusivas con el Estado capitalista en la categoría del segundo profesor; e) investigar la realidad del segundo profesor de la red estatal de enseñanza en Joinville-SC, en relación con sus condiciones objetivas de trabajo, atomización y aislamiento de clase, su protagonismo en la creación del consenso inclusivo en la red y la carrera docente como segundo profesor en el magisterio público estatal catarinense. Investigaciones anteriores revelaron inestabilidad y rotación de este profesional en la red catarinense. El marco teórico se fundamenta en la obra de Nicos Poulantzas (1968), edición 2019, en las categorías de atomización y efecto de aislamiento, y en las contribuciones de sus interlocutores. La problemática de la investigación analizó la realidad vivida por los SPT en la red estatal catarinense, insertos como trabajadores en el magisterio, a partir de sus condiciones objetivas de trabajo y carrera docente. El enfoque metodológico de la investigación incluyó análisis bibliográficos, documentales y bibliométricos, este último con el uso del software IRaMuTeQ para el examen de estudios que abordaran los SPT. Se realizaron cuestionarios de investigación con SPT de la regional de Joinville, con un coordinador del SINTE/SC y con una diputada estatal catarinense en ejercicio, con el fin de investigar el movimiento y las contradicciones de la política pública en torno a esta función docente. Los resultados indican un escenario de precarización e inestabilidad, marcado mayoritariamente por contrataciones temporales, ausencia de reglamentación del cargo y pérdida de derechos. En consecuencia, se evidencia la atomización y el aislamiento de estos profesionales de la lucha colectiva por valorización y carrera. En la serie histórica de 2018-2024 no hubo concurso público para el cargo de SPT en la red estatal pública catarinense, constatándose así la ausencia de carrera docente en la modalidad de educación especial en esta red de enseñanza. Se concluye que la política estatal y la política de educación especial catarinense, más allá del discurso inclusivo, necesitan reconocer y valorar el trabajo docente de los SPT, garantizándoles estabilidad, carrera docente y condiciones adecuadas para promover la educación desde una perspectiva inclusiva en las clases regulares.
Keywords: Nicos Poulantzas
Atomização e efeito de isolamento de classe
Carreira docente
Segundo professor
Educação especial
Política de educação especial
Estado capitalista
Joinville - Santa Catarina
Nicos Poulantzas
Atomization and class isolation effect
Teaching career
Second professor
Special education
Special education policy
Capitalist state
Joinville - Santa Catarina
Nicos Poulantzas
Efecto de atomización y aislamiento de clases
Carrera docente
Profesor Segundo
Educación especial
Política de educación especial
Estado capitalista
Joinville - Santa Catarina
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Schmitz, Iara Helena Voos. Políticas de Santa Catarina para o segundo professor de turma (2018-2024): precarização, atomização e efeito de isolamento. 2025. 380 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2107
Issue Date: 25-Jul-2025
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE SANTA CATARINA.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.